Transporte: Quinta-feira registra redução no número de passageiros transportados

22/05/2020 11:44
Maria Ana Krack/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Na quinta-feira, 256 mil pessoas utilizaram ônibus, 9% a menos que na quarta-feira

Dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) apontam que a quinta-feira, 21, registrou redução no transporte público de passageiros em relação ao dia anterior, ficando abaixo da média transportada na semana. Na quinta-feira, 256 mil pessoas utilizaram ônibus em Porto Alegre, 9% a menos que na quarta-feira, 20, quando foram transportados 13 mil passageiros a mais que na terça-feira, 19. A quarta registrou a maior demanda de passageiros desde o início da pandemia.

Desde o início do isolamento social, na segunda quinzena de março, a EPTC analisa diariamente a demanda de passageiros que utilizam o transporte público da Capital. A empresa trabalha constantemente para manter a segurança dos usuários, verificar o cumprimento das medidas adotadas na cidade e, ao mesmo tempo, para a continuidade do serviço - que desde o início da pandemia teve uma oferta maior que a demanda. 

O secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, destaca a importância das análises antes de qualquer mudança ser efetivada. “Com demanda e ofertas reduzidas, os ajustes necessários são pontuais. Isso exige um trabalho minucioso das nossas equipes. Para ofertar mais horários e, de fato qualificar o serviço para a população, devemos adicionar viagens onde é realmente necessário. Ou podemos retirar horários e prejudicar uma população que usa o transporte”, explica Tortoriello. 

A EPTC enfatiza que também é de extrema importância a participação da população nesse momento. Além de seguir as medidas determinadas para a saúde de todos, se o passageiro notar que sua linha passou pela parada por já estar com a lotação limite, deve registrar pelo 118 ou 156, informar linha, horário e local. As ações da administração municipal serão baseadas em informações e dados. Uma medida aplicada sem análise pode prejudicar a população.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Gabriela Duarte

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes