Ventos de até 83 km/h atingem Porto Alegre e derrubam árvores

30/09/2018 10:40
Luciano Lanes/PMPA
Ventos de até 83 km/h atingem Porto Alegre e derrubam árvores
Equipes da EPTC trabalham para sinalizar vias com bloqueio

O vendaval que atingiu Porto Alegre às 22h desse sábado, 29, com rajadas de vento de até 83 km/h, causou estragos na cidade. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Adriano Krukoski, há registro de imóveis destelhados, falta de energia elétrica em alguns bairros e árvores caídas. O coronel destacou que os danos na cidade ainda não foram totalmente contabilizados, pois ocorrências ainda estão em atendimento. 

O relatório das 10h da Defesa Civil apontou que três casas foram destelhadas. Na rua 1, Cefer 1, há um poste de energia com rede em curto-circuito. Equipes da Guarda Municipal e CEEE estão no local. "A nossa equipe está na rua fazendo o levantamento de quantas casas, quantas propriedades foram atingidas para dar o respaldo e o levantamento econômico da situação", projeta o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Adriano Krukoski.

Pelo menos dez vias registram bloqueios, parciais ou totais, em razão do temporal. Dessas, três já foram liberadas. Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalham desde a madrugada desse sábado para sinalizar os trechos. 

Vias que seguem com bloqueio total:

Dr. Ronaguera da Cunha Corrêa, 150 – Árvore
Nilo Ruschel, 757 – Árvore
Veríssimo Rosa, 407 - Árvore

Vias que seguem com bloqueio parcial:

Av. Protásio Alves, 11000 – Árvore caiu sobre fiação da CEEE, postes c/ risco de cair.
R. Fernando Machado, 43 – Árvore 
Av. Caí, 33 - Árvore 
Edgar Pires de Castro C/B x Gedeom  Leite – Árvore
Rua da Gruta x Oscar Pereira - Árvore
Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2249 – Destelhamento

Semáforos fora de ação:

Lucas x Protásio - CEEE
Vicente x Protásio - EPTC trabalhando no local
Vicente da Fontoura x Santana - CEEE
Rua da Gruta x Oscar Pereira
Av. Farrapos, da Gaspar Martins até a Av. Brasil – CEEE

A Divisão de Espaços Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo manejo arbóreo, já atendeu cerca de 12 ocorrências envolvendo quedas de árvores ou galhos. Estão atuando com cinco equipes, com prioridade para casos com bloqueio de vias  e risco à vida. Há cerca de 30 chamados na fila de atendimentos. Muitos casos envolvem árvores de médio e grande porte, tornando complexos alguns atendimentos. Para a execução das demandas com mais velocidade e eliminação dos riscos, o recolhimento dos resíduos não está ocorrendo neste primeiro momento. Somam-se ainda as equipes de zeladoria urbana do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado.

Os acumulados de chuva em Porto Alegre, registrados na estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), variaram de 2,39 mm, no Partenon, e 10,24 mm, na Hípica. 

A Defefesa Civil de Porto Alegre informa os níveis do Lago Guaíba na Ilha da Pintada:
Manhã de sábado - 1,39 m
Tarde de sábado - 1,50 m
Domingo, às 10h - 1,20 m (situação de normalidade)

Ainda de acordo com a Defesa Civil e o Sistema Metroclima, o tempo permanece instável neste domingo, 30, mas, no decorrer do dia, ocorrem aberturas de sol e esquenta. Da tarde para a noite, há chance de pancadas isoladas de chuva de curta duração, que podem ser localmente fortes. 

 

  

 

Andrea Brasil