15ª Conferência Municipal de Assistência Social retoma plenárias

06/07/2023 15:38
Talles Kunzler/FASC/PMPA
Desenvolvimento Social
Presidente da Fasc participou da abertura

A 15ª Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS) de Porto Alegre, que ocorreu entre 3 e 5 de julho, foi marcada pela retomada das plenárias presenciais. Mais de 400 participantes representando os usuários, sociedade civil, gestão e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) homologaram as moções que serão apresentadas na Conferência Estadual de Assistência Social, em outubro, e escolheram. 12 delegados estaduais titulares e 12 suplentes. O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Tiago Simon, participou da abertura do evento.

Durante as plenárias foi debatido o tema A Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos em cinco eixos: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, benefícios e transferência de renda. Para a presidente do CMAS, Larusha Krás Borges, o espaço foi de muita escuta e construção. “A política de assistência social se constrói por meio da participação popular e do compromisso do Estado”, diz.

Porto Alegre é reconhecida como referência para o Suas no país, como Plano de Abordagem Social. O vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, avalia o encontro como momento de revisão. “É a oportunidade de repensar propostas, rediscutir os serviços ofertados, resgatar ações não implementadas e reafirmar ofertas bem sucedidas. Agradecemos ao CMAS e todos os operadores do Suas pelo debate de altíssimo nível’’, completa.

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça