Ação auxilia pessoas em situação de rua a ingressarem no mercado de trabalho

14/11/2024 10:15
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mais de 60 pessoas participaram de roda de conversa, orientações de autocuidado, oficinas e painel sobre currículo profissional

O Centro Especializado para População de Rua Santana (Centro POP I) da Fundação de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Sine Municipal, realizou ação intersetorial na quarta-feira, 13, para inserção desse público no mercado de trabalho. Mais de 60 pessoas participaram de roda de conversa, orientações de autocuidado coletivo e individual, oficinas e painel sobre currículo profissional, com o objetivo de promover o acesso a oportunidades de trabalho. Sete pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego.

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, reforça a ideia de ampliação de Centros POP em todas as regiões socioassistenciais como estratégia para combater a situação de rua. “Além de orientação e apoio, inserção produtiva no mercado de trabalho, os Centros e as equipes de abordagem garantem o mapeamento preciso de quem está na rua e tornam os encaminhamentos mais eficientes em toda a cidade."

A coordenadora do Centro POP I, Patrícia Dias, destaca que as ações estimulam a organização pessoal, busca e/ou reinserção no mercado de trabalho. “Realizamos mensalmente essa parceria, promovendo a Roda de Conversa e um diálogo sobre as situações e barreiras encontradas na busca por um emprego."

O gerente operacional do Sine, Ricardo Abadie, avaliou a ação. “A média mensal é de 20 currículos encaminhados para entrevistas de emprego, em busca de vagas como auxiliar de cozinha e de serviços gerais. É uma porta de entrada, garantindo a autoestima e valorização do indivíduo."

Centro POP - Porto Alegre possui três Centros POP, com média de 80 atendimentos por dia, das 8h às 17h, onde o acesso é espontâneo. No espaço, as pessoas em situação de rua podem realizar a higiene pessoal, recebem lanche, oficinas diárias gratuitas e encaminhamentos aos serviços da Rede Socioassistencial.

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil