Ação integrada de prevenção à saúde atende pessoas em situação de rua

28/11/2022 14:52
Hellen Borges/FASC/PMPA
Desenvolvimento Social
Cerca de 20 pessoas foram atendidas na última semana

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP II, em parceria com o Consultório na Rua, realizou ação integrada de cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Foram oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, Covid-19, tuberculose, vacinas da gripe, campanhas de conscientização sobre câncer de mama e próstata e exames médicos. Mais de 20 pessoas acompanhadas no serviço da rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) foram atendidas na última semana.

O presidente da Fasc, André Coronel, afirma que o fortalecimento e ampliação de serviços da rede socioassistencial, garantindo o acesso de forma adequada e humanizada, são prioridade da gestão. “O acesso a acompanhamentos especializados da assistência e saúde são indispensáveis para que essas pessoas superem a condição e retomem a autonomia", diz ele.

Porto Alegre conta com três Centros POP, com acesso espontâneo para pessoas em situação de rua, disponibilizando alimentação, atenção, higiene pessoal e oficinas. Cerca de 300 atendimentos são realizados diariamente.

Consultório na Rua - O atendimento às pessoas em situação de rua acontece quinzenalmente nos Centros Pops I, II e III, por meio de demanda espontânea ou da ação Juntos na rua, que atua nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), aos serviços de urgência e emergência e a outros pontos de atenção da rede de saúde para assistência médica e social.

Próximo atendimento:
Centro Pop I – avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha
Data: 6 e 20 de dezembro, das 8h30 às 11h

Ingresso - O ingresso aos demais serviços da rede socioassistencial acontecem por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que têm por objetivo desenvolver ações de proteção e acompanhamento. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.

Para auxiliar pessoas em situação de rua acione as equipes de abordagens por meio da Central de Abordagem, disque 156 opção 7. 

 

Hellen Borges

Lissandra Mendonça