Ações itinerantes conscientizam sobre trabalho infantil

09/06/2022 17:33
Evelize Fabricio/FASC/PMPA
desenvolvimento social
Oficinas abordaram tema com os jovens

As equipes de abordagens sociais, que integram a rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), intensificam as ações Itinerantes e trabalhos educativos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) na Semana de Conscientização e Combate à Erradicação do Trabalho Infantil em Porto Alegre. O objetivo é esclarecer sobre o tema e identificar novas situações.

Em 2021, mais de 423 crianças e 260 adolescentes foram abordados pelas equipes exercendo algum tipo de trabalho na Capital. Já no primeiro trimestre de 2022, cerca de 290 novas foram identificadas, destes 210 crianças e 80 adolescentes.

Para representante da Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) e assistente social da Proteção Social Especial (PSE) da Fasc, Juliana Bragato, o dia 12 de junho marca a luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. “A desnaturalização do trabalho precoce é um desafio coletivo e exige um olhar, que não finde no mês de junho. Ele precisa ser assumido pelo poder público, sociedade civil e empreendedor de forma permanente", diz.

Vivências - Nesta quinta-feira, 9, o Instituto São Benedito e a equipe Ação Rua Amparo Santa Cruz reuniram mais de 100 crianças e adolescentes. A atividade contou com palestras, trabalhos e vivências em grupo. A coordenadora do Instituto São Benedito, Priscila Barros, falou da importância das parcerias entre os serviços em ações como esta. 

“Trabalhamos na perspectiva da garantia de direitos. A proposta para os adolescentes é refletir sobre o seu cotidiano, o que sentem e também o que acham que não é tão positivo. A ideia é trazermos esse pequeno desconforto, mas que é uma realidade assustadora. Trabalhar o diálogo e a prevenção”, completa a educadora social do Instituto Amparo Santa Cruz, Jessica Somenski.

As ações itinerantes continuam nos semáforos e praças. No domingo, 12, a equipe do Amparo Santa Cruz estará na Orla do Guaíba em mais uma Campanha de Conscientização do Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil.

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes