Acolhimento emergencial à população de rua segue nesta sexta no ginásio do Demhab

19/08/2022 11:09
Pedro Piegas/PMPA
Desenvolvimento Social
As pessoas que acessam o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã

O ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, está pronto para a segunda noite de acolhimento emergencial da Operação Inverno. Nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h, será retomada a recepção de pessoas em situação de rua. Aqueles que acessam o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã.

Na noite de quinta-feira, 18, os três albergues noturnos receberam 188 pessoas, e o ginásio do Demhab abrigou outras 26. Também foram ocupadas 263 vagas das 13 pousadas, onde as pessoas em situação de rua podem permanecer por mais tempo, durante 24h. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) ainda acolhe cerca de 400 pessoas em mais 17 abrigos institucionais e espaços de proteção, somando um total de 870 abrigados na Rede Municipal.

O presidente da Fasc, André Flores Coronel, destacou a importância da ronda noturna para que mais pessoas acessem os espaços de proteção social nos dias de frio intenso. “A ronda extra percorre principalmente pontos onde percebemos o aumento da população de rua, entorno da rodoviária e Centro Histórico.”

Um dos acolhidos no ginásio, Felipe Miranda, agradeceu o auxílio. “É a primeira vez que busco ajuda. Preciso desse apoio para ficar bem comigo mesmo”. Felipe vive nas ruas há muitos anos em função de desajustes familiares, é guardador de carro e está com ferimentos. Na manhã desta sexta, depois de avaliação da Proteção Social Especial da Fasc, foi acompanhado pela Equipe de Abordagem Social da Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social ao Abrigo Bom Jesus, onde permanecerá até a segunda-feira, 22, quando será encaminhado a tratamentos de saúde.

Horário estendido - A Fasc estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem e encaminhamento aos equipamentos da rede ou às vagas oferecidas pela sociedade civil organizada. A operação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fasc, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Demhab, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Consultório na Rua, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Gabinete da Causa Animal. A Associação Solidária Cozinhar e Servir ofereceu o jantar da noite de quinta-feira.

Rede de atendimento noturno:
Albergue Dias da Cruz: albergue 12h
Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h
Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h
Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7

Rede de atendimento diurno:
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana
Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 - Navegantes
Avenida França, 496, Navegantes

SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

Evelize Fabricio

Andrea Brasil