Adolescentes da Rede Socioassistencial apresentam trabalhos em Mostra Municipal

02/11/2024 14:34
Julio Ferreira / PMPA
Serviço Social
Apresentações culturais e mostra de trabalhos destacaram projetos desenvolvidos durante o ano

A Mostra Municipal de Trabalho Educativo reuniu adolescentes de 38 Organizações da Sociedade Civil (OSC) da rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na quinta-feira, 31, no ginásio do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no bairro Menino Deus. As apresentações culturais e mostra de trabalhos foram realizadas por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de 15 a 17 anos, e Projovem, destacando projetos desenvolvidos durante o ano.

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, fala importância da atividade no desenvolvimento dos adolescentes. "Acompanhamos em média dois mil adolescentes. O serviço de convivência, trabalho educativo e Projovem são ações essenciais para a autonomia desses adolescentes. Desde a criação das tarefas, eles têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido. É incentivada a inclusão e o pertencimento junto ao grupo, família e cidade."

A Mostra é promovida anualmente pelo Fórum Temático do Trabalho Educativo (Forte). Neste ano, o Projovem Adolescente foi incluído na promoção das atividades realizadas pelos diversos serviços distribuídos por todas as regiões de Porto Alegre. Para a coordenadora do Forte, Juliana Borba, a tarde de exposições e apresentações culturais celebra a parceria que as instituições têm com a Fasc. "É importante, principalmente, honrar a trajetória dos adolescentes vinculados a essa política pública tão importante dentro dos territórios. O Forte, como chamamos nosso Fórum Temático, tem muito orgulho deste evento. Apesar dos desafios que atravessamos em 2024, temos a certeza de que esse foi um dia de muita alegria, trocas, construção e fortalecimento de vínculos."

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fasc, apoiadoras da atividade, atendem 2 mil adolescentes entre 15 e 17 anos em SCFV e Projovem, e nove mil crianças e adolescentes em SCFV, entre 6 e 14 anos

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil