Agendamento on-line do Cadastro Único esgota datas em agosto
Já na primeira semana, o serviço de agendamento on-line para o atendimento do Sistema do Cadastro Único teve os horários disponíveis preenchidos até o dia 31 de agosto. Inicialmente, são 48 agendas por semana. Atualmente, o agendamento está disponível para os atendimentos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
A ideia é estender a modalidade para todas as unidades de atendimento, em Porto Alegre, até setembro. Na manhã de quarta-feira (17), além dos 16 atendimentos oriundos do agendamento on-line, a equipe da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) disponibilizou 100 senhas na SMDS.
O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, reforça que ainda é possível ampliar o serviço através do agendamento via 156 e outros canais de atendimento ao cidadão. “A proposta é terminar com as filas e garantir ao cidadão um atendimento facilitado, otimizando tempo e processos”, salientou Roratto.
Patricia Costa, moradora do bairro Restinga, no Extremo Sul da Capital, elogiou a iniciativa. Ela considerou fácil o agendamento via celular. “Foi ótimo. Às vezes não temos disponibilidade de ficar na fila, é longe de casa para tentar senha”, ressalta.
Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações deve-se acessar cadunico.dataprev.gov.br.
Agendamento on-line - pode ser realizado via Central do Cidadão, por meio do site 156web.
Locais de atendimento presencial
Das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105. A previsão de atendimento é de 160 famílias, diariamente, por ordem de chegada e organizado por entrega de fichas.
- Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi. A previsão de atendimento é de 120 fichas diárias.
- Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico. A previsão de 100 fichas por dia.
Atendimentos descentralizados nas subprefeituras
Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h3
Região Cristal - avenida Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Região Extremo Sul - avenida Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Região Restinga - rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.
Região Partenon - avenida Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Região Leste - rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.
Região Norte - rua Afonso Paulo Feijó, 220, Sarandi.
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
O atendimento para Sistema do Cadastro Único, do Governo Federal, no CRAS - de cada região de Porto Alegre - é prioritário para Atualização Cadastral de famílias acompanhadas em outros serviços e acontece por meio de agendamento da equipe técnica e/ou conforme a demanda de grupos prioritários como: gestantes, idosos, PCDs. Atenção: famílias acompanhadas pelas equipes e que precisam atualizar dados, informe-se no CRAS.
Cristiano Vieira