Atendidos pelo Centro Pop fazem tour por pontos culturais da cidade

23/11/2021 15:30
Evelize Fabricio/FASC PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Grupo conheceu mais sobre a cultura negra

Um grupo de pessoas em situação de rua que frequenta os Centros Pop 1, 2  e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Ile Mulher – rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) - fez um tour pelos principais pontos culturais que integram os territórios negros de Porto Alegre. O percurso, realizado nesta terça-feira, 23, integra as comemorações do Cinquentenário do Dia da Consciência Negra e a programação dos 250 anos da Capital.

A professora de Geografia, Daniele Vieira, acompanhou o passeio e falou sobre a história e papel do negro no desenvolvimento do Centro Histórico e da cidade. “Aproveitamos para conhecer a Porto Alegre do passado, não apenas na sua organização e estrutura, mas essa presença de homens e mulheres negros que desde o início da cidade tiveram grande importância nas mais diversas situações”, explica.

O roteiro, que é feito de ônibus, inclui a Praça Brigadeiro Sampaio, Praça da Alfândega, Mercado Público, Igreja do Rosário, Parque da Redenção, Largo Zumbi dos Palmares, entre outros. “Foi muito informativo, prendeu a atenção de todos. Eles aproveitaram muito”, disse o educador social do Centro POP, Elias Pavani.

No dia 1º de dezembro haverá outra turma realizando o mesmo passeio. "É muito bom ouvir e saber mais da nossa história”, afirma Diogo Silva, 22 anos, que caminha pela região quase todos os dias.

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça