Atendimento descentralizado do Cadastro Único tem inÃcio nesta quinta-feira
O atendimento descentralizado do Cadastro Único em Porto Alegre têm inÃcio nesta quinta-feira, 30. beneficiando mais de mil pessoas para atualização cadastral ou novos registros. Atualmente, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), por meio dos 22 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), atende a média de 40 mil pessoas mensalmente.
Além do acesso aos centros de referência nas suas regiões de moradia, agora o cidadão também poderá procurar atendimento em qualquer um dos dois novos pontos de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h sem fechar ao meio-dia. Conheça as novas unidades:
A partir de quinta-feira, 30
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS - Sala 102 (av. João Pessoa, 1105)
A partir de segunda-feira, 3
Vida Centro HumanÃstico – Sala 656 área 6 (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sarandi).
A ampliação do quadro de entrevistadores e a descentralização vão facilitar o acesso da população, buscando atualizar a base cadastral e o número de famÃlias cadastradas, assim garantindo melhor acesso aos serviços e benefÃcios. De acordo com dados da Vigilância Socioassistencial da Fasc, mais de 110 mil famÃlias possuem registro no Cadastro Único. Destas, cerca de 45mil famÃlias precisam atualizar o seu cadastro.
Cadastro Único - O Cadastro Único é o registro de famÃlias, requisito para programas sociais do Governo Federal, porém a inscrição não garante a seleção. Portanto é preciso ficar atento à atualização de dados pessoais e comparecer à s entrevistas sociais.
Requisitos/Documentos necessários
O Responsável Familiar - RF (aquele que presta as informações sobre a famÃlia) deve ter no mÃnimo 16 anos.
Para o Responsável Familiar, devem ser apresentados, ao menos, o CPF ou o TÃtulo de Eleitor. Para os demais membros do grupo familiar, é necessário apresentar, no mÃnimo, um dos documentos:  RG, CPF, TÃtulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento.
Andrea Brasil