Censo da assistência social começa nesta segunda-feira

23/10/2023 08:49

O monitoramento anual que coleta dados e registra os serviços da rede socioassistencial, gestão e controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) começa nesta segunda-feira, 23, em Porto Alegre. As informações do Censo Suas 2023 serão inseridas em sistema próprio do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS) até 4 de dezembro.

Segundo o presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, os registros são importantes para produção e implementação de políticas públicas, fortalecendo os serviços à população. “A partir dos dados conseguimos avaliar, identificar avanços e desafios da assistência. Isso possibilita melhor análise e acompanhamento da rede'', afirma ele.

As equipes da Fasc, com orientação da Assessoria de Vigilância Socioassistencial (ASSEVIS), são responsáveis pelo levantamento dos dados e preenchimento do censo dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros POP, Centros Dia, postos de Cadastro Único, rede de atendimento para PCDSs e da gestão e fundo municipal.  Os articuladores e supervisores regionais são responsáveis pelas orientações, auxílio no preenchimento e visitas aos centros de convivência e unidades de acolhimentos. O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também preenche o Censo Suas com questionário próprio.

 

 

Evelize Fabricio

Andrea Brasil