Conselho do Idoso mobiliza participantes em pré-conferências
A prefeitura promoveu, desde segunda-feira, 17 até esta quarta-feira, 19, Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa. Os encontros reuniram mais de 500 pessoas das Regiões Sul, Centro Sul, Norte, Noroeste e Nordeste da Capital. A iniciativa é do Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Coordenadoria do Idoso. As secretarias municipais de Relações Institucionais (SMRI) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esportes e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) também integram a ação.
Na tarde desta quarta-feira, a pré-conferência foi realizada na Região Nordeste e reuniu idosos e representantes da comunidade no Centro Social Marista (Cesmar/Timbaúva). No encontro, foram abordados os temas "Os desafios de Envelhecer no Século 21" e o "Papel das Políticas Públicas” voltadas a esse segmento. Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Timbaúva, Alana Jardim, "os encontros são uma forma de propor novas diretrizes voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa”, concluiu Alana.
A próxima região a discutir a temática será a Região das Ilhas, o encontro está marcado para o dia 27 de setembro.
As propostas resultantes das pré-conferências serão votadas na 5ª Conferência Municipal, prevista para ocorrer em dezembro deste ano, na Assembleia Legislativa do Estado, e posteriormente avaliadas para propor a construção e execução das políticas públicas, divididas em três eixos fundamentais:
Eixo 1 - Direitos Fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas
Subeixo 1 – Assistência Social, Previdência e Saúde
Subeixo 2 – Moradia e Transporte
Subeixo 3 – Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Eixo 2 - Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
Eixo 3 - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação e controle social na geração e implementação das políticas públicas
Denise Righi