Cras promovem proteção social a mais de 2 mil famílias por mês em Porto Alegre

31/01/2024 06:15
Evelize Fabrício / Fasc / PMPA
Cras promovem proteção social a mais de 2 mil famílias por mês em Porto Alegre
Centros de Referência são coordenados pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc)

Os 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Alegre acompanham, em média, 2 mil famílias em ações continuadas mensalmente e realizam mais de 160 mil atendimentos por ano. As unidades são coordenadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com objetivo de promover a proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Buscam prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio de atendimentos, visitas domiciliares, acompanhamentos e ações coletivas e individuais.

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, reforça a importância do serviço porta aberta à população que dela precise. “A prevenção é a melhor estratégia. Nos Cras há orientação adequada para estimular a autonomia e potencialidades individuais e familiares”.

Os principais serviços dos Cras são a Proteção e Acompanhamento Integral Famíliar (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), disponíveis para adultos, crianças, adolescentes e idosos.

O Cras Eixo Baltazar realizou 1.297 atendimentos no ano passado e acompanha mais de 110 famílias mensalmente. A coordenadora do Cras, Joelma Paolazzi, explica que a partir do Paif é possível garantir o apoio na prevenção de situação de vulnerabilidade e no direito à acesso aos demais serviços da rede. “A política de assistência social contempla a quem dela precisa. O serviço do Cras e as equipes são a mola propulsora nessa garantia de direitos. Atuamos com a oferta de oportunidade e possibilidades de recomeço diário a essas pessoas”.

Débora Mombach, 37 anos, mãe de duas meninas autistas, de 2 e 6 anos, é acompanhada no Cras Eixo Baltazar desde o nascimento da última bebê, ao buscar orientações quanto a benefícios e acompanhamentos da rede de saúde, educação e segurança alimentar. “Com o histórico familiar e cadastro único fica mais fácil o atendimento no posto de saúde e ter os benefícios do INSS”.

Márcia Lumertz, que trabalha como assistente social há 36 anos, acompanhou a implantação do Suas na cidade. Ela destaca as visitas domiciliares como fundamentais para os encaminhamentos. "O contato direto na comunidade é onde realmente percebemos as necessidades. Fazer a busca ativa, conversar e conhecer a realidade faz toda a diferença para saber como intervir e orientar as famílias”.

Clique no link e saiba onde fica o Cras mais próximo.

Proteção e Atendimento Integral à FamíliaO Paif é o principal serviço de Proteção Social Básica. Tem por finalidade fortalecer a vida em comunidade, a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de VínculosOfertado para crianças de 6 à 14 anos e suas famílias, é complementar ao Paif. O serviço tem um caráter preventivo e proativo, objetivando prevenir situações de risco e promovendo a capacidade protetiva das famílias.

 

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira