Exposição integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre
Em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), realiza a exposição “Artinclusão no AR7!”. A mostra pode ser visitada entre esta segunda-feira, 7, e 1º de abril no Espaço Evelyn Berg Ioschpe, no 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 - Centro Histórico). A abertura com a presença do artista visual Aloizio Pedersen acontece na segunda-feira, 7, às 17h.
A mostra “Artinclusão no AR7!” reúne trabalhos de crianças e adolescentes entre três e 17 anos, que participaram de oficinas de pintura no abrigo emergência AR7, local de passagem e acolhimento temporário. O projeto desenvolvido por Aloizio Pedersen se propõe a investigar de que forma a qualidade de vida de crianças e adolescentes é influenciada positivamente por meio da arte. Diante do cotidiano complexo dos jovens afastados das famílias, a criação artística atua como um modo de lidar com a enorme carga emocional a que são submetidos e como ruptura com o cotidiano de sentimentos negativos, audiências judiciais e entrevistas técnicas.
Aloizio Pedersen recebeu diversos prêmios na Área dos Direitos Humanos com projetos semelhantes. Dentre eles, distinções conferidas pela Secretaria de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), em 2013, o Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), em 2016, e a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), em 2017. O artista visual já expôs trabalhos e pintou ao vivo na Pont des Arts, em Paris.
A Exposição conta, ainda, com o apoio do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituições vinculadas a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) .
Andrea Brasil