Fasc abre chamamento público para acolher pessoas com deficiência
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) passará a contar, a partir de fevereiro de 2019, com serviço inédito na Capital de acolhimento a jovens ou adultos com deficiência, em Residência Inclusiva. Em um primeiro momento, serão atendidas até dez pessoas, a partir dos 18 anos. A Fasc publicou, no Diário Oficial do município desta terça-feira, 11, o Chamamento Público para organizações da sociedade civil interessadas em prestar o serviço.
O acolhimento será realizado em residência adaptada, localizada em áreas residenciais na comunidade, composta por equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas. Poderão participar do chamamento público organizações da sociedade civil incluídas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas CNPJ/MF há pelo menos um ano.
Serão atendidas prioritariamente pessoas inseridas no acolhimento institucional de Porto Alegre ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com o presidente da Fasc, Joel Lovatto, esse tipo de acolhimento busca garantir a proteção, cuidado e desenvolvimento das capacidades para a vida diária de pessoas com deficiência. “Hoje temos diversas parcerias firmadas com organizações da sociedade civil para a prestação do serviço de acolhimento institucional, porém o serviço de acolhimento para jovens e adultos com deficiência na modalidade Residências Inclusivas será executado pela primeira vez na rede municipal”, explica Joel.
Comissão de seleção do edital de chamamento público número 01/2018
Andrea Brasil