Fasc ampliará atendimento do Cadastro Único

15/07/2022 17:42
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Reunião entre Fasc e Governança definiu o apoio das subprefeituras para o atendimento descentralizado

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) vai ampliar o horário de atendimento na Unidade do Cadastro Único, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa, 1105  A partir desta segunda-feira, 18, irá  funcionar das 8h às 19h30, sem fechar ao meio-dia. Essa é uma das estratégias da prefeitura para qualificar o serviço em Porto Alegre. Também serão realizados mais mutirões regionais a partir de quinta-feira, 21, e abertas novas unidades de atendimento. Nesta semana, mais de 1.500 pessoas realizaram a atualização e consultas cadastrais.

De acordo com o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, a ideia é ampliar os locais de atendimento para sete, totalizando dez postos descentralizados. Além das três unidades de atendimento descentralizado, a prefeitura disponibilizou espaços em subprefeituras. Segundo o diretor de Participação Cidadão da Secretaria Municipal de Governança (SMGOV), Lucas Vasconcellos, o trabalho nesses espaços terá prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. O prazo foi estabelecido em reunião na tarde de quinta-feira, com o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, e o vice-presidente de Fasc, Cristiano Roratto.

O calendário de mutirões com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e os locais das novas unidades de atendimento serão informados nos próximos dias.

Prazos - De acordo com a Normativa Nº3 do Governo Federal, as famílias com a última atualização entre 2016 e 2017 devem regularizar a situação cadastral até 12 de agosto de 2022. Para quem não possui alteração de dados e precisa, apenas confirmar informações, pode efetuar a operação pelo aplicativo do Cadastro Único. Para consultar a situação, basta acessar o site do Ministério da Cidadania: cadunico.dataprev.gov.br.

Horários de atendimento:

De segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia:

• Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): avenida João Pessoa, 1105 - Das 8h às 19h30

• Vida Centro Humanístico: avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656, área 6 - Sarandi. Das 8h às 17h

• Sine Municipal: avenida Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico. Das 8h às 17h

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes