Fasc institui o Núcleo de Educação Permanente da Assistência Social
A área social do município passa a contar com um Núcleo de Educação Permanente (NUEP). O decreto 21.086, que institui o serviço, foi publicado em 17 de junho no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O NUEP integra a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e busca oportunizar processos de formação aos trabalhadores e agentes. O objetivo é desenvolver competências para a melhoria da qualidade da gestão e do provimento dos serviços socioassistenciais.
A presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, reforça a importância da união de esforços entre o grupo na interlocução, diálogo e cooperação. “É fundamental que tenhamos um planejamento de ações e diagnóstico qualificado, visando à formação de gestores e trabalhadores, sempre buscando a melhoria dos serviços da rede pública”, afirma.
O NUEP envolve a participação de gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros da assistência social e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A coordenadora do NUEP, Marta Borba, chama a atenção para a importância das ações e união dos principais atores envolvidos na implantação do SUAS em Porto Alegre. A partir do núcleo serão realizados seminários, fóruns, cursos, podcast e outros eventos que abordarão temas diversos da proteção social básica e proteção social especial. O primeiro encontro do grupo ocorre no início de julho.
Lissandra Mendonça