Gin√°sio do Demhab abre para acolhimento emergencial nesta quinta

18/08/2022 11:47
Cindy Vitali / SMHARF / PMPA
HABITA√á√ÉO E REGULARIZA√á√ÉO FUNDI√ĀRIA
Local começa a receber pessoas em situação de rua a partir das 19h

Mais 50 vagas de acolhimento estarão disponíveis em apoio à rede municipal nesta quinta-feira, 18, e na sexta, 19, a partir das 19h, no ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana.

O espaço será reaberto para o acolhimento de pessoas em situação de rua e ocorre devido à previsão de declínio acentuado da temperatura na Capital.

De acordo com o presidente da Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc), Andr√© Flores Coronel, a a√ß√£o conta com o apoio de parceiros e integra a fase extraordin√°ria da Opera√ß√£o Inverno. ‚Äú√Č a possibilidade de mais um espa√ßo de prote√ß√£o e v√≠nculo entre equipes e as pessoas que precisam de encaminhamento na rede municipal‚ÄĚ, explica.

A ação emergencial é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fasc, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Departamento Municipal e Habitação (Demhab), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Consultório na Rua, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Gabinete da Causa Animal.

O acesso ao espa√ßo do gin√°sio √© por demanda espont√Ęnea, ou seja, as pessoas em situa√ß√£o de rua podem buscar o acolhimento ou aguardar as equipes do A√ß√£o Rua¬†solicitadas via Central de Abordagem. As pessoas que acessarem o local recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e caf√© da manh√£. A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos.

Horário estendido - A Fasc estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem social e encaminhamento aos equipamentos da rede socioassistencial.

Espaço Pet - As pessoas acolhidas que não quiserem separar-se dos seus bichinhos contarão com o espaço pet que terá vagas para animais. O Gabinete da Causa Animal, em parceria com Fasc e SMDS, irá disponibilizar atendimento veterinário, encoleiramento, vermifugação, roupas e alimentação para os cães.

Contatos - Para acionar a Central de Abordagem a fim de auxiliar pessoas em situa√ß√£o de rua e risco social, ligue 156 op√ß√£o 7. Para d√ļvidas e emerg√™ncias ligue para a Defesa Civil 199 e Corpo de Bombeiros 193.

Rede de atendimento noturno:

Albergue Dias da Cruz:  Albergue 12h
Avenida Azenha, 366 - bairro Azenha