Grupos de idosos da Fasc realizam atividade no Acampamento Farroupilha
Os grupos de pessoas idosas que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculo (SCFVI) da rede municipal, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), marcaram presença no Acampamento Farroupilha. As rodas de conversas receberam um cenário diferente na terça-feira, 13, quando o Grupo União apresentou um repertório musical no piquete Desgarrados do Partenon. O grupo, composto por 32 integrantes entre 60 e 93 anos de idade, é frequente à s quartas-feiras no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Eixo-Baltazar.
A confraternização contou com a presença do presidente da Fasc, André Coronel, e do vice-presidente, Cristiano Roratto. “Precisamos falar mais dos espaços de prevenção como os SCFV e não apenas dos espaços de proteção como a rede de acolhimento. As atividades de prevenção são fundamentais, por isso buscamos fortalecer e ofertar melhorias no atendimento das necessidades básicas para segurança, bem estar e convivência social de nossos idosos.“ afirmou Coronel.
De acordo com a assistente social, referência no SCFV no Cras Eixo Baltazar, Daniela Freitas, as oficinas, danças, cantos e rodas de conversa são ações preventivas e protetivas à s pessoas idosas, promovendo a escuta, o debate e a conscientização de seus direitos. “O conhecimento de novos espaços vai ajudá-los a enfrentar diversas situaçõesâ€.
Atualmente, a Prefeitura de Porto Alegre atende mais de 1.400 idosos. Em 22 Cras são 32 grupos beneficiando mais de 800 idosos. E 12 grupos na rede parceira com mais de 500 participantes.
Saiba mais sobre o Acampamento Farroupilha aqui.
Â
Gilmar Martins