Idosos participam de oficina sobre Educação Ambiental

30/01/2019 17:28

Um grupo de idosos atendidos no Centro Dia do Idoso (CDI) Nascer do Sol, unidade da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), participou nesta quarta-feira, 30, de uma oficina promovida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), sobre saneamento básico, esgoto doméstico, ciclo urbano da água. O objetivo foi mostrar que o saneamento tem ligação direta com a saúde e a qualidade de vida. "No CDI, os idosos ressignificam a vida, socializam e trocam experiências”, afirma o assistente social do CDI, Sérgio Luis de Mattia.

Com atividades como a produção caseira de sabão a partir de óleo de cozinha e colagem o grupo conseguiu na prática, discutir, trocar conhecimento e compartilhar experiências em relação ao tema. “Desenvolvemos um trabalho socioambiental com diferentes dinâmicas, sempre vinculadas a questões do meio ambiente e saneamento”, explica a bióloga Samantha Berwanger Enriquez, que desenvolveu as atividades no CDI.

A integrante do grupo, Dona Ilda dos Santos, 69 anos, afirma que se sente muito bem, pois o Centro Dia do Idoso é a  sua família. “Aprendo muito aqui e fico contando os dias quando chega o final de semana para poder voltar na segunda-feira”, conclui.

O Centro Dia do Idoso atende 25 idosos, disponibilizando serviço especializado, com equipe multidisciplinar e espaço de convivência para pessoas idosas em situação de risco e/ou violação de direitos. Oferece oficinas de cultura, lazer, educação física e alimentação balanceada, promovendo assim, a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. 

Mariana Caldieraro

Denise Righi