Operação Inverno: mais de 50 pessoas foram acolhidas no Ginásio do Demhab
Mais de 50 pessoas em situação de rua passaram pelo acolhimento emergencial na quinta, 18, e sexta-feira, 19, no ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que a prefeitura abriu para esses dias de frio intenso. Por sua vez, os três albergues noturnos da rede municipal receberam 188 pessoas, e na modalidade pousada foram acolhidas 265, somando 503 atendimentos. O objetivo da ação especial da Operação Inverno foi garantir proteção social e encaminhamentos a abrigos institucionais e à rede de saúde.
O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), André Coronel, comemora o sucesso na operação. “Agora estamos desmobilizando a estrutura, em razão de que essas pessoas podem ser acolhidas na nossa rede municipal, em albergues, pousada e abrigos, onde permanecem algum tempo até reorganizarem as suas vidas”.
Cerca de 80% das pessoas em situação de rua são homens ente 25 e 45 anos de idade. O jovem Maicon Dias, de 19 anos, busca retomar a vida longe das ruas, mas apoiando outras pessoas. Órfão de pai e mãe, é ex-egresso de abrigo institucional. Estudante de Educação Social, ficou desempregado e precisou trancar a faculdade. Sem parentes próximos, está há três meses nas ruas. “Eu fiquei sabendo que teria acolhimento aqui, eu vim para não passar frio e buscar pessoas com rede de contato. Espero que daqui pra frente eu possa retomar a vida”. Maicon foi encaminhado à modalidade pousada, onde pode permanecer mais tempo até se organizar.
Parceiros - A operação coordenada, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fasc, teve apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Demhab, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Consultório na Rua, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Gabinete da Causa Animal. A Associação Solidária Cozinhar e Servir ofereceu o jantar.
Central de Abordagem - Para auxiliar as 12 equipes de abordagem social, que percorrem todas as regiões de Porto Alegre, diariamente, acione a Central de Abordagem disque 156 opção 7.
Rede de atendimento noturno
Albergue Dias da Cruz: albergue 12h - Avenida Azenha, 366 - Azenha
Albergue Acolher 1 - albergue 12h - Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim
Albergue Acolher 2 - albergue 12h - Rua 7 de Abril, 315 – Floresta
Rede de atendimento diurno
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
Centro POP 1 - Santana - Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha
Centro POP 2 - Floresta - Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta
Centro POP 3 - Navegantes - Avenida França, 496, Navegantes
Restaurantes Populares - almoço
Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)
Gilmar Martins