Operação Inverno: mais de 50 pessoas foram acolhidas no Ginásio do Demhab

20/08/2022 09:24
Evelize Fabricio/FASC PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Mobilização especial da prefeitura foi acionada para esses dias de frio intenso

Mais de 50 pessoas em situação de rua passaram pelo acolhimento emergencial na quinta, 18, e sexta-feira, 19, no ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que a prefeitura abriu para esses dias de frio intenso. Por sua vez, os três albergues noturnos da rede municipal receberam 188 pessoas, e na modalidade pousada foram acolhidas 265, somando 503 atendimentos. O objetivo da ação especial da Operação Inverno foi garantir proteção social e encaminhamentos a abrigos institucionais e à rede de saúde.

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), André Coronel, comemora o sucesso na operação. “Agora estamos desmobilizando a estrutura, em razão de que essas pessoas podem ser acolhidas na nossa rede municipal, em albergues, pousada e abrigos, onde permanecem algum tempo até reorganizarem as suas vidas”.

Cerca de 80% das pessoas em situação de rua são homens ente 25 e 45 anos de idade. O jovem Maicon Dias, de 19 anos, busca retomar a vida longe das ruas, mas apoiando outras pessoas. Órfão de pai e mãe, é ex-egresso de abrigo institucional. Estudante de Educação Social, ficou desempregado e precisou trancar a faculdade. Sem parentes próximos, está há três meses nas ruas. “Eu fiquei sabendo que teria acolhimento aqui, eu vim para não passar frio e buscar pessoas com rede de contato. Espero que daqui pra frente eu possa retomar a vida”. Maicon foi encaminhado à modalidade pousada, onde pode permanecer mais tempo até se organizar. 

Parceiros - A operação coordenada, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fasc, teve apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Demhab, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Consultório na Rua, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Gabinete da Causa Animal. A Associação Solidária Cozinhar e Servir ofereceu o jantar.

Central de Abordagem - Para auxiliar as 12 equipes de abordagem social, que percorrem todas as regiões de Porto Alegre, diariamente, acione a Central de Abordagem disque 156 opção 7.

Rede de atendimento noturno

Albergue Dias da Cruz: albergue 12h - Avenida Azenha, 366 - Azenha

Albergue Acolher 1 - albergue 12h - Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim

Albergue Acolher 2 - albergue 12h - Rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Rede de atendimento diurno

Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 - Santana - Avenida João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 - Floresta - Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta

Centro POP 3 - Navegantes - Avenida França, 496, Navegantes

Restaurantes Populares - almoço

Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)

 

Evelize Fabricio

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes