Parceria promove qualificação na área de beleza para mulheres acolhidas pelo município

08/03/2023 18:07

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), firmou termo de colaboração com o Instituto Embelleze para qualificar mulheres que vivem na rede municipal de assistência social para profissões na área de beleza. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 8.

As primeiras beneficiadas vivem na Casa Lilás, mantida pela prefeitura. “Juntos, oferecemos um horizonte para essas mulheres. O instituto traz a visão do empreendedorismo. Isso é muito importante e potencializa todas as capacidades que o ser humano tem. A Fasc é parceira nessa construção e tenho certeza que tem um caminho muito lindo pela frente”, afirmou Tiago Simon, presidente da Fasc.

A jovem I. Oliveira, de 21 anos, que chegou na Casa Lilás em fevereiro, sonha em ter uma profissão e seguir adiante com sua vida – por isso inicia o curso de designer de sobrancelhas em 18 de março. “É a melhor coisa, porque estou precisando muito para me reerguer. A expectativa é a melhor, pretendo me esforçar bastante, para poder me formar e ser alguma coisa na vida”, destacou.

A coordenadora da Casa Lilás, Raquel Vilche, fala da importância da formação profissional para mulheres acolhidas, muitas vítimas de violência e/ou sem trabalho e renda. “Ofertar a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes fortalece o empoderamento para a retomada da independência financeira dessas mulheres”, ponderou.

“Saber que a mulher vai sair do curso cheia de motivação e ser dona da própria vida é muito gratificante”, explicou a diretora do Instituto Embelleze, Eliana Ferri, citando que a escola já auxiliou mais de 20 mil mulheres com cursos na área da beleza.

Aulas - Os cursos de manicure, designer de sobrancelhas ou depilação são ofertados por madrinhas, mulheres da sociedade civil que escolhem a formação e destinam às mulheres, por meio do termo de colaboração entre a Fasc e o Instituto Embelleze. A Fasc encaminha mulheres acompanhas na Rede de Proteção Social de Porto Alegre.

Casa Lilás - O acolhimento institucional no abrigo Casa Lilás Ilê Mulher visa potencializar a autonomia das acolhidas, sendo uma alternativa relevante para mulheres em situações de vulnerabilidade e risco social. São 40 vagas para mulheres e seus filhos.

Evelize Fabricio

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes