Passeio de barco pelo Delta do Jacuí comemora Semana da Criança

11/10/2019 17:17
Luis Adriano Madruga/FASC PMPA
FASC
Atividade foi organizada pela Escola Municipal de Ensino Infantil Ilha da Pintada

Um passeio de barco pelas águas do Delta do Jacuí encantou crianças e jovens na tarde ensolarada dessa quinta-feira, 10. A Colônia de Pescadores  Z-5, na Ilha da Pintada, ganhou cores e movimento, com filas de interessados em participar da atividade, organizada em comemoração à Semana da Criança pela Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Ilha da Pintada, que estendeu a participação a integrantes do programa Projovem Adolescente. Para muitos, foi a primeira oportunidade de ver o Guaíba e o rio Jacuí por um novo ângulo. 

Foi o caso de Caroline França, 16 anos, do Projovem Adolescente Centro/Ilhas/Farrapos - serviço oferecido pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). “Foi a primeira vez que fiz um passeio de  barco e foi muito educativo. A guia falou das histórias e lendas das ilhas, curiosidades e sobre como a região se desenvolveu. Ver espaço verde tão pertinho da gente foi muito legal”, disse ela. “Gostei de andar de barco, ver os bichos, como a garça, biguá e pato. Gostei muito do passeio no rio”, contou a aluna Lara Araújo de Freitas, 5 anos.

“Conhecer este bairro de Porto Alegre é muito gratificante e diferente. Uma experiência nova para os jovens. No passeio, eles aprenderam sobre a história daqui, e isso faz com que troquem experiências e mostra que eles pertencem a Porto Alegre”, enfatiza Danielle Rosa, facilitadora cultural do Projovem Centro/Ilhas/Farrapos. “As crianças das Ilhas moram ao lado do rio e muitas vezes não têm a oportunidade de fazer um passeio náutico como este para conhecer o lugar onde elas moram”, relata a diretora da Emei, Luciana Scolari.

Incentivadas pela revitalização da Orla do Guaíba, muitas pessoas têm aproveitado para redescobrir o lago. “Eu, nascida, moradora e incentivadora do turismo ecológico na região, me sinto feliz e gratificada com a possibilidade de levar essas crianças e adolescentes para uma passeio turístico, como um presente de Dia das Crianças", comemora a empresária Isabel Maciel Oliveira, da Porto Alegre 10, empresa que proporcionou o passeio.

Projovem - Coordenado pela Proteção Social Básica da Fasc, o Projovem Adolescente é um programa do governo federal destinado a jovens de 14 a 17 anos de idade - a maioria oriundos de famílias vinculadas ao benefício Bolsa Família. É executado em parceria com entidades de excelência em serviços de assistência social e tradicionais parceiras da Fundação. Integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e promove oficinas culturais e socioeducativas em turno inverso ao escolar, além de passeios e atividades que estimulam escolhas profissionais futuras e o exercício da cidadania.

 

 

 

Luis Adriano Madruga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes