Pista de skate da Orla oportuniza inclusão e diversão a jovens e adultos com síndrome raras

21/03/2023 15:18
Talles Kunzler / FASC/ PMPA
Desenvolvimento Social
Atividade dá início à Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down

No Dia Internacional da Síndrome de Down, 30 crianças e adultos entre 5 e 46 anos participaram de atividades na pista de skate da Orla do Guaíba nesta terça-feira, 21. Vinte e dois jovens são atendidos nos serviços do Educandário São João Batista, rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que cuida de pessoas em situação de vulnerabilidade social com síndromes raras, síndrome de dow, deficiência múltipla e paralisia cerebral. A instituição conta com Centro de Reabilitação e Escola de Educação Especial de ensino fundamental incompleto. Para o presidente da Fasc, Tiago Simon, oportunizar a inclusão social por meio de atividades educativas e de esporte é fundamental para o desenvolvimento desses jovens e adultos.  

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social, e pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), teve como objetivo oferecer momentos de diversão e inclusão. Os jovens estavam acompanhadas pelos familiares e cuidadores.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Paulo Brum, ressalta que as atividades dão início à Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. "Temos essa data no calendário oficial de eventos do município para conscientizar a população sobre as diferenças e garantir a aceitação e o respeito entre todos", destacou Brum. A Lei Municipal 12.344/17, que institui a data, é de autoria do secretário adjunto da SMDS, então vereador.

A coordenadora do Paradesporto da Smelj, Liza Cenci, chama a atenção para a necessidade de mobilizar a população no dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down. “Vemos a necessidade de respeitar e fazer valer todas as formas de inclusão”.

De acordo com os dirigentes do Educandário, a ação é importante para a inclusão destas crianças, adolescentes e adultos. “Quem tem um filho com cadeira de rodas, às vezes fica com medo de sair de casa. Onde vou ir? Onde não vou encontrar um degrau? E eles sabem hoje que aqui (na Orla) não vão encontrar um degrau, que vai ter um acesso, uma rampa e um banheiro próximo.”

O aluno do Educandário e influencer Gustavo Telles, de 14 anos, falou sobre o evento: “É muito bom participar, fazer a galera sair de casa um pouquinho, é estimulante para todos que estão aqui". 

 

Evelize Fabricio e Natielle Veiga

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes