Prefeitura começa fase piloto de projeto que amplia abordagem noturna a pessoas em situação de rua
O Projeto-Piloto com equipe de Travessia das Ruas, que opera como apoio especÃfico ao sistema ordinário de abordagem social, inicia nesta semana com ação na Região Centro para busca noturna sistemática, até as 23h, de pessoas em situação de rua. Os profissionais orientam essa população, com o objetivo de sensibilizar para que aceitem os serviços de assistência social, que incluem acompanhamento técnico, acolhimento institucional e de saúde. Na segunda-feira, 4, e quarta-feira, 6, o grupo atendeu 55 pessoas que estavam no Centro Histórico e nas margens do Arroio Dilúvio, sendo dez encaminhadas para albergues.
A iniciativa do governo municipal ocorre até o final de outubro. Após, o projeto deverá ser implantado em outras regiões da cidade, com ações diárias. A equipe Travessia será composta por profissionais de assistência social, saúde, causa animal e outros serviços municipais, com suporte de retaguarda de psiquiatra, Casa de Passagem e Rede de acolhimento socioassistencial e em saúde.
A coordenação técnica do projeto é multidisciplinar e envolve representantes do Gabinete do Prefeito, secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), Segurança, Saúde e Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), o que reforça a importância da ação estendida para possibilitar mais condições de acesso às ofertas de acompanhamento em espaços especializados.
Rede Socioassistencial - A prefeitura possui uma rede de serviços, unidades e mais de dez modalidades de acolhimento destinadas ao atendimento à s pessoas em situação de rua, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos Pop Rua, Centros POPs, albergues, abrigos, pousadas e uma casa de passagem em implantação. Atualmente, o serviço de abordagem é realizado em ações sistemáticas até as 21h na Região Centro e até as 19h em outras áreas da cidade. Após o horário, a busca ocorre quando as equipes são acionadas pela Central de Abordagem, que recebe as demandas da população encaminhadas pelo telefone 156.
Conheça a rede de proteção:
Central de Abordagem
A Central de Abordagem, localizada no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), possui equipes trabalhando 24 horas, todos os dias da semana. As solicitações são realizadas por meio do telefone 156, opção 7, ou App 156+POA. Nos feriados e finais de semana, a equipe de abordagem social realiza plantão das 9h às 19h.
Rede de atendimento com acesso espontâneo
Albergues - atendimento das 19h às 7h
Dias da Cruz: (12h) - avenida Azenha, 366 – Azenha
Acolher 1: (12h) - rua Dr. João SimplÃcio, 38 - Vila Jardim
Acolher 2 (12h) - rua 7 de Abril, 315 – Floresta
Centros POP - das 8h às 17h
Equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famÃlias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefÃcios.
Centro POP 1 - Santana - avenida João Pessoa, 2384 - Farroupilha
Centro POP 2 - Floresta - rua Gaspar Martins, 114/120 - Floresta
Centro POP 3 - Navegantes - avenida França, 496 – Navegantes
Restaurantes Populares – ao meio-dia
Centro - rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
Vila Cruzeiro - rua Dona OtÃlia, 210 (segunda a sexta-feira)
Lomba do Pinheiro - rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
Restinga - Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
Zona Norte - rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira).
Fabiana Kloeckner