Rede socioassistencial oferece atividades na Semana da Pessoa com Deficiência

22/08/2023 13:50
Eder Duarte/GPD/PMPA
Desenvolvimento Social
Ideia foi possibilitar que as pessoas sem deficiência vivenciem como é a rotina de uma PCD

Em ação alusiva à 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, 20 famílias participaram de atividades nesta terça-feira, 22, destacando a importância do combate ao capacitismo. Elas são acompanhadas no Educandário São João Batista, rede parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A ideia foi possibilitar que as pessoas sem deficiência vivenciem como é a rotina de uma PCD, conforme explicou a coordenadora clínica e psicóloga do Educandário, Carla Neves. 

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, ressaltou a importância de atividades comunitárias e mais políticas públicas de inclusão e acessibilidade. “Ações como esta oportunizam a superação de barreiras sociais a partir de espaços de convivência e condições iguais”.

Na oportunidade, a equipe do Gabinete da Primeira-Dama alinhou ações permanentes envolvendo a comunidade. “É importante abrir mais espaço de escuta na prefeitura e pensar em políticas públicas para cuidar dos mais vulneráveis”, destacou a primeira-dama Valéria Leopoldino. 

Elisandra, de 38 anos, mãe do Natanael de 11 anos que é paciente do Educandário, participou de diversas atividades. “Achei uma experiência muito legal e ao mesmo tempo tive bastante dificuldade, dessa forma nós podemos ter noção do que uma pessoa com deficiência passa no seu dia a dia.” 

A programação da 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue até segunda-feira, 28, nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras, com palestras sobre a proteção jurídica das pessoas com autismo e a inclusão no mercado de trabalho para PCDs. Também está prevista a realização do Dia D Municipal, quando empresas com oportunidades exclusivas para PCDs e reabilitados pelo INSS estarão presentes no Sine Porto Alegre. A programação ainda oferece espaço para clubes de música, aulas de jiu-jitsu, dança, laboratório experimental, práticas esportivas e apresentações teatrais.

Atualmente, a Fasc possui mais de 2.450 vagas para PCDs nas 21 OSCs parceiras. Destas, 102 vagas são em parceria com o Educandário São João Batista.

 

Natielle Veiga (estagiária) / Supervisão de Evelize Fabrício

Lissandra Mendonça