Visita do prefeito à rede assistencial do 4⁰ Distrito avalia desafios na região
O prefeito Sebastião Melo visitou, na tarde desta sexta-feira, 28, os principais serviços da rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no 4º Distrito. Acompanhada por secretários, vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a vistoria teve o objetivo de avaliar os serviços e a interação com o entorno.
Foram visitados dois Centros POP e um albergue para a população de rua na região que abrange os bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes. “Ouvimos os dois lados, as pessoas de rua e os moradores para que possamos, juntos, construir soluções de acolhimento e melhorias do uso do espaço público da cidade. Sempre acolhendo as pessoas”, avaliou o prefeito.
De acordo com as equipes da Fasc, mais de 300 pessoas em situação de rua são atendidas diariamente nos dois Centros POP e no albergue noturno. A equipe de abordagem social Fé e Alegria realiza ações sistemáticas na região. "São mais de 800 abordagens mensais no entorno e encaminhamentos à rede municipal. Provocar o debate entre o poder publico e representantes dos moradores é fundamental para pensar estratégias e soluções" disse o presidente da Fasc,Tiago Simon,
A região é reconhecida como cenário de uso substâncias psicoativas, recebendo atenção dos profissionais do núcleo Ação Rua. Eles articulam atendimentos intersetoriais, envolvendo Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial 4 – Céu Aberto, o único no Brasil a atuar diretamente nos locais de uso de drogas. "Conciliar a existência de serviços com o entorno do território é uma tarefa difícil e que avançamos muito aqui no 4º Distrito", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.
A Fasc, responsável pela proteção social de indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, possui 12 equipes de abordagens. Na região do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) Humaitá/Navegantes são mais de 230 pessoas atendidas, entre 19 e 49 anos. Mais de 120 pessoas recebem benefícios do Cadastro Único. Os serviços da assistência social como acolhimento institucional e acompanhamentos pelas equipes dos Creas são ofertados semanalmente.
Para solicitar a abordagem social, disque 156 opção 7
Gilmar Martins