Postos Descentralizados
ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO
Os postos descentralizados atendem o Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único.
As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.
Público: A Prefeitura Municipal de Porto Alegre atende famílias e/ou pessoas residentes na Capital.
Importante: Comparecer com documentos originais com foto.
Confira os locais de atendimento especializado do CADÚnico em Porto Alegre:
- Requisitos / Documentos obrigatórios:
-
Importante apresentar documentos originais.
Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
• Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência.• Para as demais pessoas da família:
• CPF, de preferência; ou
• Certidão de Nascimento; ou
• Certidão de Casamento; ou
• Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
• Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
• Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
• Título de Eleitor. - Sede FASC
-
Há um Posto de Atendimento do CadÚnico na sede FASC:
Local: Fundação de Assistencia Social e Cidadania
(são entregues, em média 40 senhas por dia)
Endereço: Rua Baronesa do Gravataí, 700
De segunda a Sexta-Feira
Horario: 8h às 11h30 e das 13h as 16h
- SMDS - Suspenso até o dia 20/12/2014
-
O Posto Descentralizado para atendimento do Cadastro Único, na SMDS está suspenso até o dia 20 de dezembro de 2024. Confira demais locais de atendimento deste serviço.
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)
(são entregues, em média 150 senhas por dia)
Endereço: Av. João Pessoa, nº1105 - Sala 102 - Térreo.
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h – sem fechar ao meio dia
- Centro Vida
-
O Posto de Atendimento no Centro Vida funciona na área 6 do Complexo Centro Vida:
Local: Vida - Centro Humanístico
(são entregues, em média 140 senhas por dia)
Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia
- Procon Municipal
-
O Posto de Atendimento no Centro está localizado no Procon Municipal:
Endereço: Rua 7 de setembro, 723 - Centro Histórico
De segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 16h – sem fechar ao meio dia.
- Estação Cidadania - Lomba do Pinheiro
-
O Posto de Atendimento na região Lomba do Pinheiro funciona no Complexo Estação Cidadania
Local: Estação Cidadania (são entregues, em média 80 senhas por dia)
Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h
- DEMHAB
-
Há um Posto de Atendimento do Cadastro Único no Departamento Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (DEMHAB) - Agendamento Online
Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária
(são entregues, em média 60 senhas por dia)
Endereço: Av. Princesa Isabel, 1115, Azenha
De segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Novo Posto - EMEF - Morro da Cruz
-
Novo Posto - EMEF - Morro da Cruz
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz - EMEF
Endereço: Rua Santa Tereza, VI - Av. Comunitária - Morro da Cruz.
Apenas às terças-feiras
Horário: 9h às 16h
(média 40 senhas por dia)
- Posto de Atendimento: Subprefeituras
-
Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras
Unidade Cristal – Sub Cristal ) (são entregues, em média 40 senhas por dia)
Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Unidade Extremo Sul – Sub Belém Novo (são entregues, em média 40 senhas por dia)Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
Unidade Restinga – Sub Restinga (são entregues, em média 50 senhas por dia)Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Partenon – Sub Partenon (são entregues, em média 50 senhas por dia)Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Das 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Região Leste – Sub Bom Jesus (são entregues, em média 40 senhas por dia)Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h
- Consulte on-line seus dados cadastrais
-
Aplicativo Cadastro Único: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.
Aplicativo Caixa Tem: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play. Faça o download do Aplicativo do Caixa Tem e verifique como está o seu cadastro.
Telefones: 111 e 121
- Agendamento Online
-
O Agendamento Online para atendimento nos Postos Descentralizados do Cadastro Único será retomado na segunda quinzena de novembro.
Confira as Unidades onde o atendimento pode ser agendado de forma online:
- Sede da FASC (Rua Baronesa do Gravataí, 700)
- Procon Municipal (Rua 7 de setembro, 723 - Centro Histórico)
- Subprefeitura Cristal (Av. Copacabana, 1096 - Tristeza)
Para agendar o atendimento em uma das Unidades disponíveis acesse 156WEB
- Mutirões e Ações Descentralizadas
-
As Ações Descentralizadas de Atendimento do CadÚnico são realizadas, exclusivamente, para atender as famílias da região.
Postos Avançados – Calamidade SARANDI
AMVEP – Associação de Moradores da Vila Elizabeth Sarandi
Av. 21 de Abril, 792 – Vila Elizabeth
Horário: 9:00 às 17:30
Posto Avançado – Calamidade HUMAITÁ
Paróquia São Miguel Arcanjo
Rua Dona Teodora, 1409 – Humaitá
Horário: 9:00 às 17:30
Ação Descentralizada 22 de novembro de 2024
Instituto Ascendendo Mentes
Horário: 09h às 12h - das 13h às 16h
Local: Rua Intendente Alfredo Azevedo, 1165 - Glória - CRAS
-
Atendimento: destinado às famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC. Grupos prioritários, que são: Pessoa Com Deficiência , Idosos, Gestantes, em domicílio pessoas acamados, bem como famílias acompanhadas pelas equipes de CRAS e CREAS. A forma de atendimento é por agendamento.