Postos Descentralizados
ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO
Os postos descentralizados atendem o Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único.
As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.
Público: A Prefeitura Municipal de Porto Alegre atende famílias e/ou pessoas residentes na Capital.
Importante: Comparecer com documentos originais com foto.
Confira os locais de atendimento especializado do CADÚnico em Porto Alegre:
- Requisitos / Documentos obrigatórios:
-
Importante apresentar documentos originais.
Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
• Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência.• Para as demais pessoas da família:
• CPF, de preferência; ou
• Certidão de Nascimento; ou
• Certidão de Casamento; ou
• Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
• Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
• Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
• Título de Eleitor. - Posto de Atendimento: SMDS
-
Posto Descentralizado para atendimento do Cadastro Único
Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)
Endereço: Av. João Pessoa, nº1105 - Sala 102 - Térreo.
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia
- Posto de Atendimento: CENTRO VIDA
-
Local: Vida - Centro Humanístico
Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia
- Posto de Atendimento: SINE - Centro Histórico - FECHADO
-
* O serviço está interrompido.
Local: Sine Municipal
Endereço: av. Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 16h – sem fechar ao meio dia.
- Posto de Atendimento: PRACINHA DA CULTURA - Lomba do Pinheiro
-
Local: Estação Cidadania
Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro
De segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h
- Posto de Atendimento: SEDE FASC
-
Sede FASC
Local: Fundação de Assistencia Social e Cidadania
Endereço: Avenida Ipiranga, nr 310- Terreo- Praia de Belas.
De segunda a Sexta-Feira
Horario: 8h às 11h30 e das 13h as 16h
- Posto de Atendimento: DEMHAB
-
Posto de Atendimento do Cadastro Único - Agendamento Online
Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária
Endereço: Av. Princesa Isabel, 1115, Azenha
De segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 11h30 e das 13h às 16h30
- Posto de Atendimento: TERMINAL TRIÂNGULO - FECHADO
-
Posto de Atendimento do Cadastro Único
Terminal TRIÂNGULO - EPTC
Endereço: Av. Assis Brasil, 4320
Atendimentos: terças e sextas-feiras das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
- Posto de Atendimento: SUBPREFEITURAS
-
Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras
Unidade Cristal – Subprefeitura Cristal
Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.
Horário: 8h30min às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Unidade Extremo Sul – Subprefeitura Extremo Sul - Belém NovoAv. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
Unidade Restinga – Subprefeitura RestingaRua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.
Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Partenon – Subprefeitura PartenonAv. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).
Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h
Unidade Região Leste – Subprefeitura LesteRua São Felipe, 144 - Bom Jesus.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h
- Consulte on-line seus dados cadastrais
-
Aplicativo Cadastro Único: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.
Aplicativo Caixa Tem: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play. Faça o download do Aplicativo do Caixa Tem e verifique como está o seu cadastro.
Telefones: 111 e 121
- Inativo - Agendamento Online para Atendimento do CADÚNICO
-
O Agendamento Online para atendimento em nove (09) dos 12 Postos Descentralizados do Cadastro Único está desativado, por tempo indeterminado. A equipe está atuando em Postos de Atendimento e em Alojamentos Provisórios/Abrigos.
Confira as Unidades onde o atendimento pode ser agendado de forma online:
- Sede da FASC (Av. Ipiranga 310)
- Demhab (Av. Princesa Isabel, 1115)
- Sine (Av. Sepulveda esquina com a Mauá)
- Subprefeitura Cristal (Av. Copacabana, 1096 - Tristeza)
- Subprefeitura Belém Novo (Av. Jorge Mello Guimarães, 12)
- CRAS Hípica (Rua Francisca Prezzi Bolognesi, 352)
- CRAS Leste II (Rua Emilio Keidann, 50)
- CRAS Lomba do Pinheiro (Rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, 108)
- CRAS Partenon (Rua Barão do Amazonas, 1959)
Para agendar o atendimento em uma das Unidades disponíveis acesse 156WEB
- MUTIRÕES E AÇÕES DESCENTRALIZADAS
-
As Ações Itinerantes e Mutirões de Atendimento do Cadastro Único são realizadas, exclusivamente, para atender as famílias da região que necessitam atualizar dados cadastrais:
Região Humaitá/Farrapos
De segunda a sexta-feira - das 9h às 16h
Local: Paróquia Santíssima Trindade (Rua Bambas da Orgia ao lado da Rua José Luiz Perez Garcia, 5)
- CRAS
-
Atendimento: destinado às famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC. Grupos prioritários: gestantes, idosos, PCDs.