Postos Descentralizados

 ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO

Os postos descentralizados atendem o Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único.

As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.

Público: A Prefeitura Municipal de Porto Alegre atende famílias e/ou pessoas residentes na Capital.

Importante: Comparecer com documentos originais com foto.

Confira os locais de atendimento especializado do CADÚnico em Porto Alegre:

    Requisitos / Documentos obrigatórios:

    Importante apresentar documentos originais.

    Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
      
        • Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência. 

        • Para as demais pessoas da família: 
        • CPF, de preferência; ou
        • Certidão de Nascimento; ou
        • Certidão de Casamento; ou
        • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
        • Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
        •  Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
        • Título de Eleitor.

    Sede FASC

    Há um Posto de Atendimento do CadÚnico na sede FASC:

    Local: Fundação de Assistencia Social e Cidadania

    (são entregues, em média 40 senhas por dia)

    Endereço: Rua Baronesa do Gravataí, 700

    De segunda a Sexta-Feira

    Horario: 8h às 11h30 e das  13h as 16h

    SMDS - Suspenso até o dia 20/12/2014

    O Posto Descentralizado para atendimento do Cadastro Único, na SMDS está suspenso até o dia 20 de dezembro de 2024. Confira demais locais de atendimento deste serviço.

    SMDS

    Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)

    (são entregues, em média 150 senhas por dia)

    Endereço: Av. João Pessoa, nº1105 - Sala 102 - Térreo.

    De segunda a sexta-feira

    Horário: das 8h às 16h – sem fechar ao meio dia

    Centro Vida

    O Posto de Atendimento no Centro Vida funciona na área 6 do Complexo Centro Vida:

    Local: Vida - Centro Humanístico 

    (são entregues, em média 140 senhas por dia)

    Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6

    De segunda a sexta-feira

    Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia

    Procon Municipal

    O Posto de Atendimento no Centro está localizado no Procon Municipal:

    Endereço: Rua 7 de setembro, 723 - Centro Histórico

     De segunda a sexta-feira 

     Horário: das 9h às 16h – sem fechar ao meio dia.

    Estação Cidadania - Lomba do Pinheiro 

    O Posto de Atendimento na região Lomba do Pinheiro funciona no Complexo Estação Cidadania

      Local: Estação Cidadania  (são entregues, em média 80 senhas por dia)

      Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro

      De segunda a sexta-feira 

      Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h

    DEMHAB 

    Há um Posto de Atendimento do Cadastro Único no Departamento Municipal de Habitação  e Regularização Fundiária (DEMHAB) - Agendamento Online

    DEMHAB

    Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária

    (são entregues, em média 60 senhas por dia)

    Endereço: Av. Princesa Isabel, 1115,  Azenha

    De segunda a sexta-feira

    Horário: 9h às 11h30 e das 13h às 16h30

    Novo PostoEMEF - Morro da Cruz

    Novo Posto - EMEF - Morro da Cruz

    Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz - EMEF 

    Endereço: Rua Santa Tereza, VI - Av. Comunitária - Morro da Cruz.

    Apenas às terças-feiras

    Horário: 9h às 16h

    (média 40 senhas por dia)

    Posto de Atendimento: Subprefeituras

    Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras

    Unidade Cristal – Sub Cristal ) (são entregues, em média 40 senhas por dia)

    Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

    Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30


    Unidade Extremo Sul – Sub Belém Novo (são entregues, em média 40 senhas por dia)

    Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

    Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30


    Unidade Restinga – Sub Restinga (são entregues, em média 50 senhas por dia)

    Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.

    Horário:  8h às 12h e das 13h às 16h


    Unidade PartenonSub Partenon  (são entregues, em média 50 senhas por dia)

    Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

    Das 8h às 12h e das 13h às 16h


    Unidade Região LesteSub Bom Jesus (são entregues, em média 40 senhas por dia)

    Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.

    Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

     

    Consulte on-line seus dados cadastrais  

    Aplicativo Cadastro Único: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.

    Aplicativo Caixa Tem: O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play. Faça o download do Aplicativo do Caixa Tem e verifique como está o seu cadastro.

    Telefones: 111 e 121

    Agendamento Online 

    O Agendamento Online para atendimento nos Postos Descentralizados do Cadastro Único será retomado na segunda quinzena de novembro. 

    Confira as Unidades onde o atendimento pode ser agendado de forma online:

    • Sede da FASC (Rua Baronesa do Gravataí, 700)
    • Procon Municipal (Rua 7 de setembro, 723 - Centro Histórico)
    • Subprefeitura Cristal (Av. Copacabana, 1096 - Tristeza)

    Para agendar o atendimento em uma das Unidades disponíveis acesse 156WEB

    Mutirões e Ações Descentralizadas 

    As Ações Descentralizadas de Atendimento do CadÚnico são realizadas, exclusivamente, para atender as famílias da região.

    Postos Avançados – Calamidade SARANDI

    AMVEP – Associação de Moradores da Vila Elizabeth Sarandi

    Av. 21 de Abril, 792 – Vila Elizabeth

    Horário: 9:00 às 17:30

     

    Posto Avançado – Calamidade HUMAITÁ

    Paróquia São Miguel Arcanjo

    Rua Dona Teodora, 1409 – Humaitá

    Horário: 9:00 às 17:30

     

    Ação Descentralizada 22 de novembro de 2024

    Instituto Ascendendo Mentes

    Horário: 09h às 12h - das 13h às 16h
    Local: Rua Intendente Alfredo Azevedo, 1165 - Glória

    CRAS

    Atendimento: destinado às famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC. Grupos prioritários, que são: Pessoa Com Deficiência , Idosos, Gestantes, em domicílio pessoas acamados, bem como famílias acompanhadas pelas equipes de CRAS e CREAS. A forma de atendimento é por agendamento.