Postos Descentralizados

 ATENDIMENTO CADASTRO ÚNICO

Os postos descentralizados atendem o Cidadão para inscrição, averiguação e atualização de dados cadastrais no Sistema Cadastro Único.

As equipes realizam o cadastramento de famílias no Sistema para acesso aos Programas Sociais do Governo Federal. O Cadastro Único é requisito para diferentes Programas Sociais: Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros.

Público: A Prefeitura Municipal de Porto Alegre atende famílias e/ou pessoas residentes na Capital.

Importante: Comparecer com documentos originais com foto.

Confira os locais de atendimento especializado do CADÚnico em Porto Alegre:

    Requisitos / Documentos obrigatórios:

    Importante apresentar documentos originais.

    Documentos necessários/obrigatórios para realização de cadastros novos e atualização cadastral:
      
        • Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor, além de um documento oficial com foto e comprovante de residência, ou Termos de declaração de residência. 

        • Para as demais pessoas da família: 
        • CPF, de preferência; ou
        • Certidão de Nascimento; ou
        • Certidão de Casamento; ou
        • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
        • Carteira de Identidade - Registro Geral de Identificação (RG); ou
        •  Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
        • Título de Eleitor.

    Posto de Atendimento:SMDS

    Posto Descentralizado para atendimento do Cadastro Único

    SMDS

    Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)

    Endereço: Av. João Pessoa, nº1105 - Sala 102 - Térreo.

    De segunda a sexta-feira

    Horário: das 8h às 16h – sem fechar ao meio dia

    Posto de Atendimento: CENTRO VIDA

    Centro Vida

    Local: Vida - Centro Humanístico

    Endereço: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Sala 656 - Área 6

    De segunda a sexta-feira

    Horário: das 8h às 16h - sem fechar ao meio dia

    Posto de Atendimento: SINE - Centro Histórico

    Sine - Centro Histórico

    Local: Sine Municipal

    Endereço: av. Sepúlveda esquina com Mauá - Centro Histórico

    De segunda a sexta-feira

    Horário: das 8h às 16h – sem fechar ao meio dia.

    Posto de Atendimento: PRACINHA DA CULTURA - Lomba do Pinheiro

    Estação Cidadania

    Local: Estação Cidadania

    Endereço: Estrada João de Oliveira Remião, 5250, parada 12/13 - Lomba do Pinheiro

    SOMENTE segunda, terça e quarta-feira

    Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h

     

    Posto de Atendimento: SEDE FASC

    Sede FASC

    Local: Fundação de Assistencia Social e Cidadania

    Endereço: Avenida Ipiranga, nr 310- Terreo- Praia de Belas.

    De segunda a Sexta-Feira

    Horario: 8h às 11h30 e das 13h as 16h

     

    Posto de Atendimento: DEMHAB

    Posto de Atendimento do Cadastro Único - Agendamento Online

    DEMHAB

    Local: Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária

    Endereço: Av. Princesa Isabel, 1115, Azenha

    De segunda a sexta-feira

    Horário: 9h às 11h30 e das 13h às 16h30

    Posto de Atendimento: TERMINAL TRIÂNGULO

    Posto de Atendimento do Cadastro Único - Agendamento Online

    EPTC-Terminal TRIÂNGULO 

    Endereço: Av. Assis Brasil, 4320

    Atendimentos: terças e sextas-feiras das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30

    Posto de Atendimento: SUBPREFEITURAS

    Confira os Postos Descentralizados em parceria com as Subprefeituras

    Unidade Cristal – Sub Cristal

    Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

    Horário: 8h30min às 11h30 e das 13h30 às 16h30


    Unidade Extremo Sul – Sub Belém Novo

    Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

    Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30


    Unidade Restinga – Sub Restinga

    Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 - 2ª Unidade Restinga Nova.

    Horário: 8h às 12h e das 13h às 16h


    Unidade PartenonSub Partenon

    Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

    Das 8h às 12h e das 13h às 16h


    Unidade Região LesteSub Bom Jesus

    Rua São Felipe, 144 - Bom Jesus.

    Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

     

    AGENDAMENTO ONLINE

    Confira as Unidades onde o atendimento pode ser agendado online:

    • Sede da FASC (Av. Ipiranga 310)
    • Demhab (Av. Princesa Isabel, 1115)
    • Sine (Av. Sepulveda esquina com a Mauá)
    • Subprefeitura Cristal (Av. Copacabana, 1096 - Tristeza)
    • Subprefeitura Belém Novo (Av. Jorge Mello Guimarães, 12)
    • CRAS Hípica (Rua Francisca Prezzi Bolognesi, 352) 
    • CRAS Leste II (Rua Emilio Keidann, 50) 
    • CRAS Lomba do Pinheiro (Rua Cel. Jaime Rolemberg de Lima, 108)
    • CRAS Partenon (Rua Barão do Amazonas, 1959)

    Para agendar o atendimento em uma das Unidades disponíveis acesse 156WEB

    MUTIRÕES E AÇÕES DESCENTRALIZADAS 

    As Ações Itinerantes e Mutirões de Atendimento do Cadastro Único são realizadas, exclusivamente, para atender as famílias da região que necessitam atualizar dados cadastrais. 

    Fique atento. Abaixo a previsão de ações para atualização cadastral para famílias de cada região. Em breve, informaremos os locais e horários:

    19 de Março de 2024

    Local: Cras Santa Rosa

    Endereço: Rua Abelino Nicolau de Almeida, 330 Sta. Rosa

    Horário: 9h às 15h

     

    26 de Março de 2024

    Local: Cras Timbaúva 

    Endereço: Rua Irmão Faustino João, 89 - Rubem Berta 

    Horário: 9h às 16h

     

     

    CRAS

    Atendimento: destinado às famílias e indivíduos em acompanhamento pelas equipes técnicas e para BPC. Grupos prioritários: gestantes, idosos, PCDs.

     

    Acompanhe a prefeitura nas redes