Cartilha ensina direitos dos animais a alunos da rede municipal

01/06/2022 14:42
Cesar Lopes / PMPA
Causa Animal
Lançamento ocorreu na Escola Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, Zona Leste, foi o local escolhido na manhã desta quarta-feira, 1º, para o lançamento da cartilha infantil sobre cuidados e bem-estar animal. O material didático, produzido pelo Gabinete da Causa Animal e a Secretaria Municipal de Educação, na forma digital e impressa, vai ser utilizado pelos 1.500 estudantes desta escola e também pela comunidade escolar das demais instituições de ensino público do município, de 1ª a 5ª séries.

Sob o olhar atento de uma centena de alunos, a secretária da Causa Animal, Catiane Mainardi, explicou que a cartilha traz dicas e informações às crianças sobre o trato com os animais e a importância de cuidá-los bem. “O poder público acredita que vocês são a nossa esperança. Dedicar carinho e amor aos animais é um aprendizado e queremos que passem esse sentimento às futuras gerações”.

A cartilha Vet Mirim apresenta, de forma simples e lúdica, conteúdo a respeito dos direitos dos animais e os princípios da adoção e guarda responsável, entre outros. O material ilustrado é apresentado em forma de jogos: memória, código secreto, letras embaralhadas, caça-palavras, labirinto, jogo dos 7 erros, quebra-cabeças e organize a frase. No final da cartilha, os leitores recebem um diploma de veterinário mirim.

Fernanda de oito anos, que estuda na 3ª série, gostou dos jogos de caça-palavras. “Tenho três gatinhos, o Tom, o Gunter e um que não tem nome ainda, e acho que este livrinho vai me ajudar muito a cuidar melhor deles”. A secretária-adjunta de Educação, Claudia Gewehr, parabenizou os estudantes pela nova experiência. “A educação é feita de desafios. Precisamos saber enfrentar sem medo tanto as novas tecnologias, assim como também precisamos ensinar a criançada a cuidar de todos, animais e das pessoas, cada vez melhor”, concluiu. A cartilha já está disponível neste link.

Ivani Schutz

Gilmar Martins