Prefeitura reforça diálogo com protetores de animais em reunião

01/09/2025 17:26

O Gabinete da Causa Animal (GCA) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 1º, no Hub Cultural, o 1º Encontro de Protetores Credenciados de 2025, reunindo voluntários cadastrados junto à prefeitura. O evento abordou melhorias nos serviços, revisão de procedimentos e ações de sensibilização nas comunidades.

A vice-prefeita, Betina Worn, participou da reunião e reforçou o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar dos animais. “Aproximação e diálogo com os protetores são essenciais nesta política, assim como alinhar prioridades e áreas mais carentes de nossos serviços. Conseguimos enxergar a ponta da linha e melhorar o atendimento onde mais precisa”, afirma.

A secretária-executiva do GCA, Tatiana Guerra, apresentou as ações realizadas nos nove meses de gestão, destacando a atuação integrada com serviços públicos em benefício dos protetores e da causa animal. “O diálogo aberto com os protetores é fundamental para identificarmos as necessidades reais da população e aprimorarmos a qualidade dos serviços oferecidos. Suas experiências e desafios nos ajudam a orientar políticas públicas mais eficazes, estratégias de prevenção ao abandono e medidas de cuidado na proteção animal”, ressalta.

A protetora Leodi Maria Pellegrin Vieira, com oito anos de atuação nas regiões Jardim Carvalho, Ipê, Cefer, Beco Souza Costa e parte do Morro Santana, destacou a importância do diálogo, da educação e do cumprimento da legislação. “A construção de políticas se faz com o debate das mais diversas vivências”, observa.

Atualmente, a prefeitura conta com 112 protetoras credenciadas. Por meio do cadastro, elas podem participar de serviços como atendimento na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), castrações e do Brechocão. O próximo período de inscrições será aberto em maio de 2026.

 

Evelize Fabricio

Lissandra Mendonça