A gente faz: prefeitura investe R$ 60 milhões na recuperação de 17 ruas e avenidas

03/11/2023 14:02
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviços estão em andamento em ruas e avenidas de intenso tráfego

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), investe R$ 60 milhões em trechos de 17 ruas e avenidas que apresentam desgaste na pavimentação. Os recursos do Programa Mais Asfalto são oriundos de financiamento junto ao Banco do Brasil.

Os serviços estão em andamento em vias de intenso tráfego, como Assis Brasil, Cristóvão Colombo, Manoel Elias, Anita Garibaldi, Plínio Brasil Milano, Princesa Isabel e Santana, entre outras.

Na recuperação estrutural, os trechos que já passaram por análise da estrutura recebem intervenções como a remoção do asfalto antigo (fresagem), que pode ocorrer nos dias de chuvas, e recuperação da base da pista antes da aplicação do asfalto novo. Já na recuperação funcional serão executados serviços menos abrangentes, em pontos onde não é necessária manutenção em camada tão profunda da estrutura.

Veja outras entregas da prefeitura:

Educação inclusiva – Escolas municipais de Porto Alegre contam com óculos com inteligência intuitiva, para que todos os alunos e professores com algum tipo de deficiência visual tenham acesso à leitura e ao reconhecimento de objetos em sala de aula. O equipamento possui uma câmera acoplada à armação dos óculos, que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produtos.

Mercado Público – Desde agosto, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, o Mercado Público, passou abrir também aos domingos. Com isso, os frequentadores ganharam mais um dia a mais de lazer e de compras nas bancas do prédio histórico, gerando renda também para quem trabalha no local.

Praça sustentável - As parcerias com o setor privado resultam em importantes entregas para a cidade. Exemplo disso é a Praça Maurício Cardoso, a primeira praça sustentável de Porto Alegre. O local recebeu melhorias e um projeto específico por meio de seus adotantes, o Instituto Unimed Porto Alegre e a Associação Amigos da Praça Maurício Cardoso.

Habitação - De janeiro de 2021 até outubro deste ano, a prefeitura entregou 2.277 títulos de propriedades, garantindo mais segurança para o dono do imóvel e toda a família. Comunidades que quiserem ter acesso ao processo de regularização fundiária devem se organizar com as associações, centros comunitários ou pequenos grupos e entrar em contato por este e-mail.

Arroio Dilúvio - Desde março de 2022, foram retirados mais de 145 mil metros cúbicos de terra, lodo e lixo do Arroio Dilúvio. Até outubro, 80% do Arroio foi dragado. O material fica depositado na margem até secar para ser transportado para uma área licenciada, no Lami. Os mais de cinco mil pneus removidos tiveram como destino a reciclagem.

Feirão Digital - Em duas edições do evento, foram impactados positivamente mais de mil empreendedores na Restinga e na Unisinos. O Feirão Digital capacita micro e pequenos empresários a impulsionar os seus negócios na internet.  

Leia mais:
A gente faz: ações da prefeitura atendem mais de 50 mil animais

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes