Prefeitura cria filme para aniversário de Porto Alegre

26/03/2020 10:51

Imagina fazer aniversário e não poder comemorar... Esta é a situação de Porto Alegre, que celebra 248 anos nesta quinta-feira, 26. Para marcar a data mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, o prefeito Nelson Marchezan Júnior pediu uma solução criativa à equipe de Comunicação.

Entre as várias propostas que surgiram, duas foram levadas adiante. A primeira: produzir um vídeo em homenagem à cidade e aos porto-alegrenses. A ideia veio da agência Morya, após provocação do secretário de Comunicação, Orestes de Andrade Jr. “A mensagem tinha de ser cirúrgica: tinha de emocionar e motivar os porto-alegrenses a enfrentar esta crise passageira”, conta Orestes Jr.

Ele conta que o diretor de criação da Morya, Fábio Bernardi, propôs uma ideia ousada. “Cenas da cidade vazia e uma mensagem de agradecimento a todos por não visitarem a aniversariante”, disse Bernardi. “Não precisamos nem abrir câmera, vamos usar as imagens da equipe de fotografia da prefeitura”, completou.

Alex Rocha/Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
Orestes de Andrade Jr e Fábio Bernardi avaliam produção de vídeo em homenagem à cidade


A solução - criativa e econômica - foi aprovada e colocada em produção. Assim nasceu o filme de 30 segundos que emociona os porto-alegrenses desde esta quarta-feira. “Ficou tão bom que ampliamos o plano inicial, que era só distribuir nas redes sociais, para veicular nas principais TVs que cobrem a cidade”, diz Orestes Jr.

A segunda ideia veio da primeira-dama Tainá Vidal. Já que mais de 400 eventos foram cancelados na Semana de Aniversário de Porto Alegre, Tainá sugeriu marcar um horário, às 20h desta quinta-feira, para todos os porto-alegrenses cantarem parabéns a Porto Alegre de suas casas, mantendo o isolamento social.

Ficha técnica: Aniversário Porto Alegre
Cliente: Prefeitura de Porto Alegre
Secretário: Orestes de Andrade Jr.
Coordenador de Publicidade: Ricardo Gomes
Direção de Criação: Fábio Bernardi e Gregório Leal
Criação: Fábio Bernardi
Fotos: Jefferson Bernardes, Alex Rocha, Joel Vargas e Luciano Lanes
Produção Eletrônica: Ernani Furtado
Mídia: Denise Marusiak e Clarissa Dornelles
Atendimento: Giana Oliveira e Marília Jung
Produtora de Filme: Mythago Produções
Diretor do Filme: Mocita Fagundes
Produtora de Áudio: Radioativa


Leia mais:
Açoes de solidariedade marcam os 248 anos de Porto Alegre

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes