Prefeitura mantém serviços essenciais no ponto facultativo do Dia do Servidor

27/10/2025 08:48
Pedro Piegas / PMPA
executivo
Limpeza urbana mantém operação, assim como os demais serviços essenciais

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuam em regime de plantão nesta segunda-feira, 27, ponto facultativo do Dia do Servidor. Confira abaixo:

Limpeza Urbana - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Água, esgoto e drenagem - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) atende demandas de vazamento de água, extravasamento de esgoto cloacal e pluvial e outros serviços operacionais por meio do Sistema 156, na opção 2. As equipes trabalharão em regime de plantão. Os postos de atendimento permanecerão fechados na segunda-feira, 27, retomando o atendimento presencial à população na terça, 28.

Iluminação pública - O plantão técnico da IPSul, responsável pela PPP de iluminação pública, atende solicitações pelo aplicativo 156, através do aplicativo Ilumina POA e, também, pelo site da concessionária: ipsulpoa.com.br

Conservação de vias - Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) trabalham em regime de plantão atendendo solicitações de urgência pelo aplicativo 156+POA e pelo telefone 156.

Manejo arbóreo - As equipes terceirizadas de manejo arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) atendem as demandas de emergências  pelo aplicativo 156+POA e pelo telefone 156.

Trânsito e transporte - O transporte coletivo irá operar com tabela de dia útil. Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, por meio dos aplicativos do Cartão TRI, Cittamobi, Moovit, e Lá vem o Ônibus, além de consultar as tabelas horárias atualizadas no site da EPTC https://linhas.eptc.com.br/. Para informações ou demandas de trânsito e transporte, os interessados podem acionar a Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou número 118, e a plataforma 156+POA. O atendimento e a fiscalização atuam 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados.

Saúde - Estarão abertos 24h os prontos atendimentos (confira abaixo), os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), os Serviços de Residenciais Terapêuticos (SRTs) e serviços de urgência e emergência, como os hospitais no município. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando. As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam na segunda, 27, retomando o atendimento na terça-feira, 28.

- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil)

Assistência Social - Central de Abordagem: 156 opção 7 (24h). 
Serviços abertos com acesso espontâneo. Albergues das 19h às 7h:
- Albergue Acolher 2 - rua Morretes, 345 - Santa Maria Goretti
- Albergue Dias da Cruz - avenida Azenha, 366 – Azenha
- Albergue da rua Comendador Azevedo, 246 - Floresta

Conselho Tutelar - Plantão Centralizado - 24h. Rua Fernando Machado, 657 - Centro Histórico. Telefone: (51) 3289-2018.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24h no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Ceic-POA - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) opera 24h. O videomonitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência. 

Guarda Civil Metropolitana - As equipes estarão em parques, praças, orla e demais áreas públicas. As vigilâncias fixas e motorizada atendem postos de saúde, secretarias, prédios municipais e eventos em áreas públicas. A Central de Operações da Guarda Civil Metropolitana atende 24h pelo telefone 153.

Central do Cidadão 156 - Atendimento 24h, todos os dias da semana e feriados, para solicitações de serviços como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, trânsito, água, esgoto sanitário, denúncias de vandalismo, entre outros. Mais informações por meio do telefone 156 e dos canais digitais: aplicativo 156 +POA e WhatsApp (51) 3433-0156.

Mercado Público - Funcionamento normal, das 7h30 às 19h.

 

Andrea Brasil