Previsão de pautas: domingo, 18 de setembro

17/09/2022 18:57

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza uma operação de limpeza neste domingo, 18, em toda extensão da avenida Severo Dullius, bairro Anchieta, Zona Norte. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por dez garis do DMLU, com o auxílio de sete caminhões e duas retroescavadeiras, fará a limpeza dos focos de lixo, a partir das 8h.

FUTEBOL- A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Corinthians, que acontece neste domingo, 18, às 11h, no Estádio Beira-Rio. A abertura dos portões para a partida da final do Campeonato Brasileiro feminino está marcada para as 10h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotações começam a circular a partir das 9h. Para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio, a partir das 9h, a área de lazer da av. Edvaldo Pereira Paiva, junto ao trecho 3 da Orla do Guaíba, se necessário, poderá ser desbloqueado, no sentido Centro/Zona Sul. Ao final do jogo, haverá inversão de sentido na av. Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

BRECHOCÃO - O Parque Farroupilha recebe, neste domingo, 18, nova edição do Brechocão, entre o parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna. O brechó, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Causa Animal, comercializa diversos artigos, roupas, sapatos e objetos de decoração. Vinte e sete protetoras independentes e entidades de animais participam do Brechocão que funciona das 9h às 16h. Desde o último mês de agosto, o brechó passou a ter duas edições por mês, sempre no segundo e no terceiro domingo de cada mês.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 1 - A rica história gaúcha ganhará destaque no Acampamento Farroupilha. Neste sábado, 17, e no domingo, 18, às 19h, o Piquete 250 Anos da Prefeitura de Porto Alegre no Parque Harmonia será a sede do espetáculo teatral Quatro Tentos de Uma Raça - do Cipreste ao Piratini, dirigido por Rinaldo Souto. As duas sessões terão entrada franca. Com mais de 90 artistas em performance, a história conta a origem do povo que forma o gaúcho. 

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2 - O Acampamento Farroupilha está aberto ao público. No ano em que comemora 40 anos de história, o evento retorna ao Parque Harmonia em Porto Alegre após dois anos de pandemia. Nesta edição, em especial, conta com mais de 70 atrações culturais gratuitas entre os dias 7 e 20 de setembro. O evento é realizado pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3 Parks. A programação e mais informações estão disponíveis em www.acampamentofarroupilhapoa.com.br.

LGBTINGA - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com o Orçamento Participativo (OP), promove neste domingo, 18, a partir das 14h, a terceira edição do LGBTinga. As atividades ocorrem inicialmente na Esplanada da Restinga. Após, um trio Elétrico irá percorrer o bairro. O evento terá debate sobre o fim da discriminação, além de oferecer atividades sociais e culturais da ONG Emancipa Restinga, onde se originou o acolhimento às LGBTs da comunidade. Conta com a participação da União da Tinga.

SEMANA DE TRÂNSITO - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), divulga a programação especial para marcar a Semana Nacional do Trânsito (SNT), que tem como tema deste ano Juntos Salvamos Vidas. Entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas atividades serão realizadas com objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para incentivar um trânsito mais seguro. As atividades ocorrem em escolas, Centros de Formação de Condutores (CFC), blitze educativas e em ações de fiscalização de trânsito e transporte nas vias públicas. Saiba mais

CONSULTA PÚBLICA - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

EXPOSIÇÃO - O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove, no Goethe Institut Porto Alegre, a exposição Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX. O trabalho conta a história de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção dessa arte na Capital. A exposição faz parte da programação cultural da prefeitura alusiva aos 250 anos da Capital. A exposição fica aberta até 29 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 13h. A entrada é
franca.

AÇORIANOS DE LITERATURA - A Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) abriu inscrições para a 28ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura, que tem por finalidade destacar a produção literária de Porto Alegre,. O período de inscrições segue até 26 de outubro de 2022. Para as obras enviadas pelo correio, será considerada válida a data da postagem até o último dia do prazo. A cerimônia de premiação está marcada para 21 de março de 2023, e os vencedores receberão troféu criado pelo artista plástico Xico Stockinger. Saiba mais.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes