Previsão de pautas: quarta-feira, 11 de maio

11/05/2022 08:31

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. A vacinação para crianças de 5 a 11 anos irá ocorrer em 26 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza). A unidade móvel estará na Escola Estadual Jerônimo de Ornelas. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Saiba mais

ROLÊ INFANTIL - O rolê de vacinação infantil contra Covid-19 na unidade móvel de saúde estará em três diferentes bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Nesta quarta-feira, 11, o ônibus estaciona na Escola Estadual Jerônimo de Ornelas (rua São Miguel, 487, bairro Aparício Borges). A ideia do rolê é facilitar o acesso à vacina e aumentar o percentual de imunizados. Serão utilizados os imunizantes Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos e Coronavac em crianças de 6 a 11 anos, exceto imunocomprometidas, além da segunda dose de Coronavac e de Pfizer para vacinados há 28 dias e oito semanas, respectivamente.

DENGUE - Um mutirão para controle da dengue e combate a focos do mosquito Aedes aegypti será realizado na quarta-feira, 11, no bairro Vila Nova. Atuarão profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS), da subprefeitura da região e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Os trabalhos começam às 9h, com o ponto de encontro na avenida Monte Cristo, nas proximidades da rua Jasmin. Estão previstas ações de orientação à comunidade, controle e remoção de criadouros do mosquito, recolhimento de resíduos pelo DMLU e atendimento a demandas da população encaminhadas ao Serviço 156.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) agendou serviço nesta quarta-feira, 11, na Zona Sul da cidade. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Seguem as obras da avenida Tronco, com a interligação da rede nova na rede existente e a desativação da rede antiga na avenida Divisa, 2420. O fornecimento de água será interrompido a partir das 9h, devendo retornar à noite em parte dos bairros Cristal e Santa Tereza.

EMPREGOS - Nesta quarta-feira, 11, a unidade municipal do Sine faz a intermediação para 200 vagas de operador de telemarketing receptivo. A carta de encaminhamento pode ser retirada a partir das 8h, no Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). As entrevistas ocorrem a partir das 14h. As vagas são para moradores em Porto Alegre e Região Metropolitana. A carta de encaminhamento também pode ser retirada pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download no Google Play. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e um ano de experiência comprovada na área.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Morro dos Ventos (Cascata), Canudos (Cascata), Renascença (Cascata) e Recanto do Gaúderio (Belém Velho) nesta quarta-feira, 11. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

GRIPE - A nova fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) prossegue nesta quarta-feira, 11. Na Capital, a imunização ocorrerá em 124 unidades de saúde, conforme o horário de atendimento de cada local (confira no link). Nesta etapa, a imunização será destinada a gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. Também recebem as doses os públicos da fase anterior: idosos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos. Essa etapa da campanha segue até 3 de junho. 

EMPREENDEDORISMO - Estão abertas as inscrições para 35 vagas gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda,  em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET). As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. Totalmente gratuito, o curso será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). 

SANEAMENTO - O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebe até sexta-feira, 13, na capital gaúcha, o maior fórum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento público nacional há 50 edições. O encontro ocorre nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30. Responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgotos de Porto Alegre, o Dmae participa do Congresso Nacional de Saneamento da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) com apresentações de trabalhos técnicos, benchmarking para empresas e departamentos de saneamento de todo o país e ainda com um estande institucional na Feira de Saneamento. Confira a programação completa aqui.

SOCIAL CLUBE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com vagas abertas para prática de esporte em diversas modalidades. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre seis e 17 anos, e bolsista (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. São oferecidas às modalidades de atletismo, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, hipismo, voleibol, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo, basquetebol, natação, esgrima, equitação, remo, entre outras. Mais informações pelos fones (51) 3289-4854 e (51) 3289-4852.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes