Previsão de pautas: quarta-feira, 12 de junho

12/06/2019 08:30

COPA AMÉRICA - Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 12, às 9h, o governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre vão detalhar ações conjuntas para a Copa América na Capital. A entrevista será concedida na Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP). O atendimento integrado entre os executivos estadual, municipal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem o objetivo de esclarecer sobre segurança, mobilidade e hospitalidade, além de informações de serviços prestados pela Conmebol.

OP DIGITAL - Em comemoração aos 30 anos do Orçamento Participativo, será lançado nesta quarta-feira, 12, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura, o OP Digital. Esta nova ferramenta on-line, desenvolvida para estimular maior envolvimento da população na votação de prioridades para investimentos do município, vai permitir que as pessoas participem sem precisar comparecer às assembleias do OP. O Orçamento Participativo de Porto Alegre já foi reconhecido pela ONU como uma das 40 melhores práticas de políticas públicas do mundo. Desde 2017, o atual governo municipal vem trabalhando para ampliar a transparência do processo e a participação popular.

TESTES RÁPIDOS - Testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis estarão disponíveis no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público Central de Porto Alegre. Nesta quarta e quinta-feiras, 12 e 13, seis espaços com exames gratuitos e sete consultórios de atendimento estão disponíveis à população, com resultados em apenas 30 minutos e orientações de profissionais da área da saúde. A ideia da campanha da Secretaria Municipal de Saúde é aproveitar o Dia dos Namorados para estimular o cuidado com a própria saúde e de quem se gosta. Das 9h às 17h, a programação inclui orientações de prevenção, distribuição de preservativos e atividades interativas. 

CONDUTORES DE TÁXI - A formatura dos 11 novos taxistas acontece nesta quarta-feira, às 10h, no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), rua João Neves da Fontoura nº 7. O 2º Curso de Formação de Condutores de Táxis de Porto Alegre, que envolveu aulas de Ponto Fixo e Turismo, está formando nove homens e duas mulheres. A programação, gratuita, foi promovida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), por meio da EPTC, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). 

MERCADO ENAMORADO - Em celebração ao Dia dos Namorados, o Mercado Público de Porto Alegre oferecerá cardápios especiais e atendimento das 20h às 23h nesta quarta-feira, 12, além de uma iluminação diferenciada e outras atrações. Batizado como Mercado Enamorado, o evento é uma parceria da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc) com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O objetivo é fazer da Capital, mais uma vez, o Porto dos Casais. Cinco restaurantes fazem parte da programação: Bar Essencial, Gambrinus, Naval, Taberna 32 e Bar Chopp 26. Cada estabelecimento deve preparar um menu especial que poderá ser degustado mediante reserva. 

INTER X BAHIA - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para o jogo Inter x Bahia, nesta quarta-feira, 12, no Estádio Beira-Rio, válido pelo Campeonato Brasileiro. A partida começa às 21h30, com abertura dos portões às 19h30. A previsão é de aproximadamente 20 mil torcedores. A partir das 19h30, oito ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. A avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) terá fluxo normal para circulação dos veículos, até a área do estádio. A travessia da av. Padre Cacique, para quem trafegar pela rua Otávio Dutra em direção ao estádio, poderá ficar bloqueada em razão de uma maior proteção dos pedestres e pelo intenso fluxo de veículos naquela área, com horário do bloqueio definido de acordo com monitoramento dos agentes no local.

TRABALHO INFANTIL - Organização parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), a Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social (Aicas) fará nesta quarta-feira, 12, a partir das 14h, ação de conscientização sobre o trabalho infantil na avenida Protásio Alves, 2700 - bairro Petrópolis. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Além de realizar o serviço de abordagem social, a Aicas faz também a busca ativa visando a identificar, nas diferentes regiões da cidade, as situações de rua de crianças, adolescentes, adultos e famílias.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quarta-feira, 12, a ação será realizada nas comunidades Mirim  (bairro Alto Petrópolis) e Monte Cristo  (bairro Vila Nova).

ARENA - A prefeitura, por meio da Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC), informa que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) liberou a alça de acesso da Voluntários da Pátria para a BR- 290, a Freeway. A medida qualifica a mobilidade na região da Arena do Grêmio. A partir da modificação, o sentido bairro-Centro, para quem sai do estádio, passa a contar com duas faixas de trânsito para se dirigir ao Centro. A alteração duplica a capacidade da via nesse sentido no trecho em obras da construção da Nova Ponte do Guaíba. O próximo evento na Arena será a partida válida pela Copa América entre Peru e Venezuela, às 16h, no sábado, 15. Para os condutores que trafegam no sentido contrário se torna necessário contornar a rótula da Dona Teodora para acessar a Freeway. Quem trafega pela Dona Teodora e deseja acessar a Freeway deve ingressar à esquerda na Voluntários da Pátria.

OPERAÇÃO INVERNO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), fará processo seletivo simplificado para a contratação de 17 funções temporárias de auxiliares de Farmácia e de 21 funções temporárias de enfermeiros para atuarem na Operação Inverno 2019. Os contratos têm prazo máximo de 120 dias, podendo ser prorrogados por igual período, em até, no máximo, uma vez. As inscrições estão abertas e vão até as 18h de quinta-feira, 13, e devem ser feitas somente pela internet. O formulário eletrônico está disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/concursos. Não há cobrança de taxa de inscrição no processo seletivo. 

ÁSPERA MELODIA - Aproveitando os últimos dias da exposição Áspera Melodia, que reúne trabalhos realizados por Carlos Asp desde os anos 70 até os dias atuais, a Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico) promove nesta quarta-feira, 12, às 16h, uma conversa abordando as múltiplas dimensões que envolvem a concepção e a produção de uma mostra de arte contemporânea. A coordenadora de Artes Plásticas da prefeitura, Adriana Boff, discorrerá sobre as diferentes etapas do projeto e os mecanismos utilizados para o financiamento da exposição Áspera Melodia. 

CAPITÓLIO - A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro 1085 – Centro Histórico) apresenta até 16 de junho a mostra O Fenômeno dos Novos Cinemas, com uma programação que apresenta obras de 14 cineastas que transformaram o cinema na década de 1960, como o brasileiro Glauber Rocha, o indiano Mrinal Sen, a norte-americana Barbara Rubin, o canadense Gilles Groulx e o alemão Alexander Kluge. O Fenômeno dos Novos Cinemas tem co-organização do Goethe-Institut Porto Alegre, da Cinemateca Chilena, da Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e Institut Français. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões. O valor do ingresso é R$ 10, com meia entrada para estudantes e idosos. Veja aqui a programação. Saiba mais.

PROCON - O Dia dos Namorados é considerado a terceira data de maior movimentação no comércio brasileiro. Em função da proximidade da comemoração, o Procon Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), está orientando os consumidores para as compras dos produtos e serviços mais comuns neste período. Saiba mais.

EMPREGO - O Sine Municipal disponibiliza 132 vagas de empregos até que sejam preenchidas. A maior oferta é para porteiro, com 23 postos, seguida de cozinheiro, com 13 vagas. Os interessados devem procurar a unidade localizada na esquina da avenida Sepúlveda com Mauá, no Centro Histórico, das 8h às 17h, com Carteira de Trabalho e comprovante de residência. As vagas têm limite de cartas de encaminhamento. Veja aqui as vagas.

CONSELHO TUTELAR - Está aberto o prazo até quarta-feira, 12, exclusivamente para a realização das inscrições dos habilitantes a um terceiro mandato a realizar-se diretamente no Escritório de Eleições dos Conselhos Tutelares das 9h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Cristovão Colombo, 167 - Floresta - Porto Alegre, portando os seguintes documentos (original e cópia). A recente Lei Federal  13.824, de 9 de maio de 2019, alterou a redação do art. 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fim de constar no referido dispositivo a recondução ilimitada dos membros do Conselho Tutelar, mediante novos processos de escolha. Com isso, os conselheiros não estão mais limitados a dois mandatos consecutivos. 

CONSELHO AMBIENTAL - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) abre inscrições até o dia 21 para chapa de conselheiros e delegados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) da Região de Gestão de Planejamento 8, representada pelos bairros Restinga, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami e Chapéu do Sol. A votação ocorre no dia 26, das 17h às 20h, na Associação Comunitária do Núcleo Esperança, estrada João Antônio da Silveira, 2500, bairro Restinga.  O edital e outras informações estão disponíveis clicando aqui

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2019 começou mais cedo em Porto Alegre. Desde 15 de abril, arrecada peças de roupas para aquecer quem mais precisa. O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Entre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. Veja aqui os pontos de coleta.

LINHA T4 - A Carris informa que a linha T4 teve seu itinerário estendido, aumentando a oferta do serviço à população. Na Zona Norte, em vez de finalizar a viagem na rua Dom Diogo, a linha seguirá até o Terminal Triângulo, na av. Assis Brasil. A linha T4 será instalada no box 23, onde hoje está a linha T10, e a linha T10 passará para o box 15 do terminal. Saiba mais.

TRÂNSITO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que a rua Victor Silva, no bairro Camaquã, passa a ter sentido único (Sul-Norte) da rua Dr. Pereira Neto em direção à av. Otto Niemeyer, para a melhor segurança dos alunos da Escola São Francisco Zona Sul e dos usuários da paróquia São Vicente Mártir.

VACINAÇÃO - As doses restantes da Campanha de Vacinação contra a gripe estão disponíveis em Porto Alegre para toda a população. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Puérperas, indígenas e professores superaram os 90% de imunização. Os grupos com menores percentuais são crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes. Em Porto Alegre, o atendimento é feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira. .

CONCERTOS DIDÁTICOS - Estão abertos os agendamentos de escolas para a edição de junho dos Concertos Didáticos da Banda Municipal de Porto Alegre. Para fazer o agendamento, os colégios devem entrar em contato pelos telefones (51) 3289-8298 ou (51)3289-6067. O agendamento também pode ser feito pelos e-mails breno@smc.prefpoa.com.br ou alibio@smc.prefpoa.com.br. O e-mail  deve informar o número de alunos por turno, horário desejado da apresentação e telefones para contato. O transporte fica por conta das instituições participantes.  A apresentação será no dia 25 de junho, uma terça-feira, em dois horários, às 10h e 15h, no Teatro Renascença, (Centro Municipal de Cultura - av. Erico Verissimo, 307- Menino Deus). O concerto terá duração de 50 minutos e a classificação indicativa é livre. O público será formado por alunos de escolas de Porto Alegre e também é aberto ao público em geral. 

GRAVURAS - Um painel com seis gravuras produzidas de 1953 a 1990 pelo artista plástico Danúbio Gonçalves está aberto no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307). A mostra segue até 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Recentemente falecido, Danúbio dirigiu o Atelier Livre da prefeitura de 1963 a 1978, instituição que formou artistas atuantes na capital gaúcha, tendo um papel decisivo na modernização do campo artístico local.

BERLIM - A exposição Techne está na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu,10). A mostra simulânea em Porto Alegre e em Berlim terá visitação gratuita de 29 de maio a 12 de julho na Capital, sob a curadoria de Sandra Becker e Elaine Tedesco. Na Alemanha, no Verein Berliner Künstler, a exposição permanece de  21 de junho a 24 de julho  As mostras apresentam obras de membros da associação de artistas berlinenses Verein Berliner Künstler, com sede em Berlim, e resultados parciais de pesquisas recentes desenvolvidas por professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, totalizando 26 participantes. 

ZORAVIA BETTIOL - A Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal - praça Montevidéu, 10) abriu a exposição A Xilogravura de Zoravia Bettiol: Restauração, Impressão e Visibilidade, que traz 40 obras em complementação de tiragem e reimpressões As gravuras, inspiradas na literatura, na mitologia e na história,  compõem um amplo painel do universo cultural, social, político, afetivo e intelectual vivenciado pela artista visual, que completa 84 anos em 2019. A mostra, que fica em cartaz no Paço Municipal até o dia 21 de junho, seguirá para a cidade de Bagé, onde será exibida no Espaço Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, com abertura no dia 3 de julho.

FOTOGRAFIA - A Galeria de Arte do Dmae abriu a exposição “Um País nas Cordilheiras”, de Eduardo Prauchner. Após uma jornada contemplativa no Peru em 2018, o fotógrafo apresenta uma seleção com 31 imagens significativas do cotidiano e de paisagens que refletem a essência vibrante e religiosa de locais como o Vale Sagrado, Vale do Colca, Lago Titicaca, Cuzco, Arequipa e Lima. A exposição pode ser visitada até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. A entrada é gratuita. Prauchner é porto-alegrense, acadêmico de Geografia e tem se dedicado a registrar o meio ambiente por meio da prática fotográfica há alguns anos.

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento, baseado no Decreto 19,701/17, têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

RESTAURANTE - A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do chamamento público que irá implantar os restaurantes gratuitos nas cinco regiões de Porto Alegre. A estrutura é oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha. O funcionamento inicia-se por um cadastramento, onde é comprovada a vulnerabilidade de cada um, que recebe uma ficha para acessar a sala em que o almoço está sendo serviço.

PRÊMIO EPTC - A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que já estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link até o dia 16 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ELEVADORES DO TRIÂNGULO - A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) ampliou o horário de funcionamento dos quatro elevadores instalados no Terminal Triângulo. Com a instalação de temporizadores, a operação ganhou mais sete horas de atividade, passando a ser das 7h até as 22h. A instalação dos equipamentos faz parte do cronograma de trabalho da empresa Alcer Ltda, de acordo com contrato assinado com a Smim e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).  A contratação da empresa ocorreu por meio de licitação e prevê a prestação de serviços de reparos imediatos, Além disso, contempla manutenção preventiva, corretiva e serviços eventuais do sistema de elevadores e escadas rolantes instalado em viadutos e terminais de ônibus da cidade.

COPA AMÉRICA - Porto Alegre dará as boas vindas à Copa América no dia 15 de junho. O apito inicial será no confronto entre Venezuela e Peru, que disputam o primeiro dos cinco jogos que acontecerão na Capital pela competição, na Arena. A Arena do Grêmio também receberá Uruguai e Japão, no dia 20; e Catar x Argentina, em 23 de junho. Caso passe em primeiro lugar, a Seleção Brasileira jogará as quartas-de-final na capital gaúcha, no dia 27. Por fim, a Arena será palco de um jogo das semifinais, no dia 3 de julho. Programe-se para desfrutar da cidade e de um dos torneios esportivos mais importantes do mundo. Os ingressos para os jogos estão disponíveis no site

AUDIOVISUAL - Estão abertas as inscrições para o 7º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa). Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras. Tradicionalmente,o festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site do Frapa. Vagas limitadas.

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado à Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, informa o cronograma de inscrições e entrevistas para cursos no primeiro semestre de 2019. Serão oferecidas mais de 30 turmas de cursos ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. As inscrições, rematrículas e matrículas para 2019 devem ser feitas através deste formulário on-line

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes