Previsão de pautas: quarta-feira, 18 de janeiro

17/01/2023 16:21

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 18, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. As doses estarão disponíveis em nove unidades de saúde, das quais sete para primeira aplicação – Álvaro Difini, IAPI, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio (apenas 2ª dose) e São Carlos (apenas 2ª dose). Em função do baixo estoque, não será possível ampliar o público-alvo. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades de saúde. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais. A Secretaria Municipal de Saúde liberou a aplicação da dose de reforço para crianças de cinco a 11 anos. A Pfizer pediátrica estará disponível nessas 19 unidades de saúde enquanto durarem os estoques. Para receber a dose de reforço, a criança deve ter recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais.

UNIDADE MÓVEL A unidade móvel de saúde estará no bairro Coronel Aparício Borges nesta quarta-feira, 18. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19 para crianças a partir de quatro anos, a equipe imuniza adultos. Nesta quarta, o ônibus estaciona na rua São Miguel 487, em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental Jeronimo de Ornelas (Coronel Aparício Borges), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de quatro a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

ÁGUA 1 - Os bairros Bom Jesus e Jardim do Salso terão o abastecimento interrompido nesta quarta-feira, 18, a partir das 7h, em função das melhorias que estão sendo realizadas na rede distribuidora da rua 8 da Vila Mato Sampaio. Redes serão interligadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em dois pontos da rua Santa Izabel: na esquina da rua Ângelo Crivelaro e na esquina da Pedro Santa Helena. A previsão é de que a água retorne durante a noite de quarta-feira, 18, e a madrugada de quinta-feira, 19.

ÁGUA 2 - O Centro Histórico terá interrupção no abastecimento nesta quarta, 18, a partir das 6h, para obras no Viaduto Otávio Rocha. Será interligada a nova adutora, de 315 milímetros de diâmetro, à adutora existente. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é de normalizar o abastecimento a partir da noite de quarta.

EMPREGOS - Nesta semana, serão realizadas uma série de entrevistas de emprego no Sine. A empresas contratantes estarão no local para facilitar o contato e evitar mais um deslocamento dos candidatos. Nesta quarta-feira, 18, às 8h30, haverá entrevistas para os candidatos a vendedor porta a porta (16 vagas). Para participar, é preciso pegar a carta de recomendação para a vaga de interesse.

DMAE - A pesquisa de perfil dos consumidores e o recadastramento dos clientes pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) chegam ao bairro Partenon nesta quarta-feira, 18. O objetivo é conhecer o perfil de utilização de água pelo consumidor, priorizando o conhecimento para futuras atuações, como melhorias na distribuição, reservação e atendimento. Além disso, hidrômetros que não apresentam um funcionamento regular serão trocados. Os cadastradores estão uniformizados com a identificação da empresa Acquatec Sul e do departamento.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Chapéu do Sol (Chapéu do Sol), Mapa 1 (Lomba do Pinheiro), Esperança (Humaitá), Beco X (Humaitá) e Tio Zeca e Areia (Humaitá) nesta quarta-feira, 18, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

CASTRAÇÃO DE CÃES - O Gabinete da Causa Animal vai abrir cadastro para interessados em solicitar a castração gratuita de cães (machos e fêmeas) na Restinga. Os pedidos ocorrem até sexta-feira, 20, e devem ser feitos na Associação Amigos da Restinga (rua Dr. Arno Horn, 250). O cadastramento tem limite de 620 vagas, preenchidas por ordem de chegada. O horário é das 9h até as 15h. As inscrições permanecerão abertas até esgotar o número de pedidos. Tutores do bairro Restinga, interessados em castrar o seu cão, devem levar comprovante de residência e realizar a inscrição no local indicado.

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger (av. Érico Veríssimo, 307 - Menino Deus) promove, nos dias 17 e 18 de janeiro, uma edição da Pachamama. Com uma abordagem técnica e conceitual, esta vivência de dois dias é um mergulho na cultura ancestral pré-colombiana. Através do desenho, da pintura e escultura, os participantes terão uma experiência única neste universo. Serão abordadas a expressividade através de desenho e pintura com a artista plástica e professora Deja Rosa e a técnica escultórica e confecção de instrumento sonoro com a ceramista e professora Mônica Kabregu. Os encontros serão realizados das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.   

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias já disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento.

SUBPREFEITURAS - As 17 subprefeituras regionais de Porto Alegre vão auxiliar os cidadãos que têm dificuldades com informática ou falta de acesso à internet, para realizar o seu cadastro de e-mail e receber a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou obter a impressão do documento. As subprefeituras abrem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Veja aqui os endereços. Os contribuintes também poderão receber orientações no Tudo Fácil Zona Norte (Bourbon Shopping Wallig - avenida Assis Brasil, 2611 - de segunda a sexta das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h).

PISCINAS PÚBLICAS - As cinco piscinas públicas que fazem parte do Projeto Verão da prefeitura - Cecores, Cecoflor, Ceprima, Cevi e Cecopam - já estão abertas gratuitamente à população, das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo. Para acessá-las é preciso fazer a carteirinha. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.

EXPOSIÇÕES - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa) prorrogou as exposições Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre e Porto Alegre Toponímica. As mostras permanecem em cartaz por tempo indeterminado. A visitação é gratuita, de segunda-feira, das 13h30 às 17h30 e de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Saiba mais

BANCO DE LEITE - O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) precisa de doações para bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. Em razão do período de férias, muitas mães viajam, deixando de fazer as doações e, consequentemente, impactando na redução dos estoques. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes