Previsão de pautas: quarta-feira, 19 de abril
BRASÍLIA - O prefeito Sebastião Melo embarca para Brasília a fim de avançar na busca por financiamentos para mobilidade urbana, regulação fundiária e investimento em obras de infraestrutura e revitalização do Centro Histórico da Capital. Nesta quarta-feira, 19, Melo que é vice-presidente de mobilidade urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), vai participar de debate na Fundação Ulysses Guimarães sobre o tema. O roteiro também inclui encontro com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, na manhã de quarta, 19. Na oportunidade, o prefeito vai solicitar ao ministro a garantia da continuidade de programas de habitações populares e regularização fundiária em Porto Alegre, como o Pró-Moradia e o Casa Verde Amarela.
VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 19, com a vacinação contra a Covid-19 e a gripe (Influenza). O público apto a receber a vacina bivalente contra o coronavírus inclui pessoas com comorbidades a partir de 30 anos, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde. São 33 locais aplicando o imunizante. A abertura de faixas etárias está sendo escalonada para evitar aglomerações nos pontos de vacinação. Saiba mais.
GRIPE - Profissionais de saúde, indígenas e idosos com 60 anos ou mais podem receber a vacina contra a gripe em Porto Alegre nesta quarta-feira, 19. A meta é atingir 90% de cada grupo até o fim da campanha nacional de imunização, previsto para 31 de maio. Na Capital, esses grupos somam 717.025 pessoas. À medida que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receber maior quantitativo de doses, haverá ampliação para outros grupos prioritários. Todas as unidades de saúde municipais terão oferta de doses. O horário de funcionamento varia de acordo com a unidade Veja aqui os endereços.
DENGUE - A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado operações de pulverização de inseticida para diminuir a população adulta de Aedes aegypti em regiões com alto risco de transmissão viral. Há previsão de nova operação nesta quarta-feira, 19, na Vila São José, a partir das 8h30. Serão percorridas as ruas Primeiro de Março, Santo Alfredo e Primeiro de Setembro, com saída da rua Primeiro de Setembro, 410. A equipe é coordenada pela DVS, acompanhada por funcionários da empresa contratada para a pulverização e agentes de combate a endemias devidamente identificados com crachás e coletes.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Humaitá nesta quarta-feira, 19. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.
ÁGUA - Os bairros Cristo Redentor e Jardim São Pedro poderão ter desabastecimento a partir das 8h desta quarta-feira, 19, devido à desativação da rede antiga na esquina das avenidas Assis Brasil e Carneiro da Fontoura. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também irá instalar um expurgo na rede nova em polietileno de alta densidade (Pead) de 225mm de diâmetro. Se faltar água, o retorno deverá ocorrer à noite, podendo ultrapassar esse prazo nas partes altas da região.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Chácara do Primeiro (Partenon), Santana 1 e 2 (Mário Quintana), João Goulart (Mário Quintana) e Chácara da Fumaça (Mário Quintana) nesta quarta-feira, 19, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.
PROCEMPA - A presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela, estará presente no CSC GovTech, que ocorrerá em São Paulo, nesta quarta-feira, 19. Organizado pela Connected Smart Cities, o evento reunirá profissionais do universo das govtechs para discutir soluções digitais para o setor público. Ela participará do painel Parceria Anciti: Experiências e Expectativas das Cidades Inteligentes e Inovadoras da Anciti, no qual apresentará casos de sucesso implementados em Porto Alegre e trocará experiências com os outros painelistas sobre as principais tendências das Smart Cities.
ECONOMIA CRIATIVA - O 1º Seminário de Economia Criativa de Porto Alegre prossegue até esta quarta-feira, 19. O terceiro e último dia de seminário será realizado presencialmente no Tecnopuc (av. Ipiranga, 6681), no Auditório Global. Às 14h, o painel inicial, com mediação do secretário de Inovação da Capital, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, irá abordar o monitoramento e a geração de dados na Economia Criativa. Já às 16h, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, será mediadora na palestra sobre acesso ao mercado criativo. O evento é organizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Administração e Patrimônio (Smap). O Comitê Municipal de Economia Criativa e o Gabinete de Inovação também estão na realização.
JOVENS NEGROS - Estão abertas até segunda-feira, 24, as inscrições para jovens negros residentes do bairro Rubem Berta, Zona Norte, que tenham entre 18 e 35 anos, para a primeira turma do projeto Porto + Criativa. Os encontros ocorrerão presencialmente de 24 e 28 de abril, das 19h às 22h, no Quintal do Cooler, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 3868. Serão 35 vagas destinadas a quem busca conhecimento, renda e inserção no mercado de trabalho. O curso é gratuito. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pelo Grupo Carrefour Brasil, em parceria com a Besouro de Fomento Social. A iniciativa é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade com o objetivo de desenvolver suas habilidades a partir de ferramentas de gestão para que possam abrir seus próprios negócios de forma organizada e orientada.
CONCURSO PARA SAÚDE - A prefeitura publicou em edição do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), edital sobre abertura de concursos públicos para área da saúde do município. As inscrições estarão abertas até 16 de maio pelo site www.fundatec.org.br. Entre as vagas estão cargos para enfermeiro, médico especialista em medicina do trabalho, técnico em laboratório e análises clínicas, técnico em radiologia e técnico em segurança do trabalho.
DOAÇÃO DE SANGUE - A doação de sangue a pacientes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) pode ser feita novamente nas instalações da instituição. A reabertura do banco de sangue ocorreu no final de março e pretende facilitar o acesso dos doadores, já que o hospital fica localizado na região central da cidade. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.
SAÚDE NA ESCOLA - Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra do Programa Saúde na Escola em Porto Alegre. Podem participar profissionais das redes municipal e estadual de saúde e educação. A inscrição de trabalhos está disponível até 23 de abril. Já os participantes têm até 15 de maio para garantir uma vaga. Os trabalhos devem conter experiências a partir de 2021. As inscrições devem ser feitas no site do evento, onde podem ser obtidas outras informações e o edital. A programação prevê palestras, oficinas e apresentação de trabalhos das redes de saúde e de educação que se relacionam com os eixos do programa. O evento ocorre nos dias 22 de maio – com ênfase nas ações desenvolvidas em escolas de educação infantil, e 12 de junho – apresentando atividades realizadas em escolas de ensino fundamental e médio.
Andrea Brasil