Previsão de pautas: quarta-feira, 28 de agosto

28/08/2019 08:28

INTER X FLAMENGO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou esquema de trânsito e transporte para Inter e Flamengo, nesta quarta-feira, 28, no Estádio Beira-Rio, válido pela Copa Libertadores da América. O jogo começa às 21h30, com abertura dos portões às 19h30. A previsão é de aproximadamente 50 mil torcedores. A partir das 19h30, dez ônibus Especial Futebol sairão do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público) até o estádio. A avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) terá fluxo liberado para circulação dos veículos. A travessia da avenida Padre Cacique, para quem trafegar pela rua Otávio Dutra em direção ao estádio, poderá ficar bloqueada em razão de uma maior proteção dos pedestres e pelo intenso fluxo de veículos naquela área. O horário do bloqueio será definido de acordo com monitoramento dos agentes no local.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA -  22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência termina nesta quarta-feira, 28, com a palestra Como Empoderar Pessoas com Deficiência, ministrada por Alex Duarte, diretor do filme Cromossomo 21. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) ocorre a partir das 15h, no Auditório da Procuradoria Regional da 4ª Região, na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Sympla. O evento é destinado para educadores, estudantes, instituições governamentais, ONGs e empresas que promovam na inclusão.

EMPREGOS - Para quem está à procura de emprego, 400 postos de trabalho estão disponíveis no Sine Municipal, a partir desta quarta-feira, 28, até que as vagas sejam preenchidas. Entre as oportunidades oferecidas, a maior demanda é para etiquetador, com 100 vagas, seguida por servente de obras, com 32 vagas abertas. O interessado deve retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download no Google Play, ou diretamente em qualquer unidade Sine. O número de cartas é limitado. A sede do Sine Municipal funciona entre 8h e 17h, na avenida Sepúlveda esquina com a Mauá, Centro Histórico. Para concorrer à vaga, o candidato precisa comparecer com Carteira de Trabalho e comprovante de residência. O candidato pode efetuar a sua inscrição pessoalmente na unidade do Sine ou entrando em contato pelo telefone (51) 3289-4796.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quarta-feira, 28, a ação será realizada nas comunidades Cooperativa dos Pinheiros (bairro Restinga), Dutra Jardim (bairro Rubem Berta), Fraternidade (bairro Rubem Berta) Rio Branco (bairro Santa Tereza).

ENFERMEIRO - A Coordenação de Seleção e Ingresso da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) informa que o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso público para Enfermeiro (CP 597) foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. Foram homologadas 1.593 inscrições neste concurso, cuja prova ocorreu domingo, 25, no prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do RS. O índice de abstenção nas provas foi de 29,06%. O prazo legal para apresentação de recursos sobre o gabarito preliminar será das 0h desta quarta-feira, 28, às 17h de sexta-feira, 30. Os recursos deverão ser encaminhados em formulário específico disponibilizado no endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos.

BOCHA - Seis jogos de bocha da Categoria Sênior Piso Sintético movimentam a rodada do Campeonato Municipal de Bocha, nesta quarta-feira, 28, a partir das 14h. Pela Série Ouro, na Chave C, AABB enfrenta Teresópolis e Intercap B enfrenta Amvep A. Na Chave D, Amvep B desafia Chácara das Pedras A, enquanto Riograndense A encara Piratini A, fechando a rodada. Na Série Prata, Chácara das Pedras B e Sogipa se enfrentam pela Chave E. Na Chave F, as equipes ASTTI e Intercap A fecham a rodada. Os jogos de ida e volta da fase final das Séries Ouro e Prata estão previstos para os dias 16 e 23 de outubro. O Campeonato de Bocha está na sua 28ª edição e é promovido pela Diretoria-Geral de Esportes, Recreação e Lazer (DGERL), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

DANÇA - O Grupo de Danças da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Vianna, em parceria com o Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Educação, abre nesta quarta-feira, 28, as inscrições para bailarinos interessados em participar a 1ª Mostra de Dança Inclusiva. Os interessados devem preencher e enviar a ficha de inscrição online até o dia 24 de setembro. As coreografias devem ter no máximo cinco minutos. A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não adequação às exigências do evento implicam na automática eliminação da seleção. As coreografias selecionadas serão divulgadas no dia 27 de setembro no blog do Centro de Dança. 

TRÂNSITO - Em razão de uma nova etapa de obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Arroio Areia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa desviosna região do IAPI, no bairro Passo d’Areia, que terá alterações no trânsito partir das próximas semanas. A principal mudança ocorre na avenida Plínio Brasil Milano, no trecho entre o Viaduto Obirici e o nº 2402,  sentido bairro-Centro, que foi bloqueado e teve seu trânsito direcionado para duas faixas no contra fluxo do sentido oposto, através de acessos implantados no canteiro central. As ruas Cacequi, Sobradinho e Gustavo Moritz estão liberadas apenas para o acesso local, com passagem protegida para pedestres.

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura prorrogou até 20 de setembro o prazo do chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A ampliação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) – página 31. Foi necessário um prazo mais longo para o protocolo das empresas, em razão das especificações técnicas e homologações necessárias aos testes. O edital poderá ser adquirido na Coordenação de Compras e Licitações da EPTC, situada na rua João Neves da Fontoura, número 7, ou gratuitamente no site www.eptc.com.br. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: licit@eptc.prefpoa.com.br.

PLANO DIRETOR - A primeira Consulta Pública sobre o Plano Diretor já está aberta e ficará disponível na plataforma do OP Digital até o dia 9 de setembro (clique aqui para acessar). O objetivo é identificar algumas necessidades da população, vinculadas à cidade e ao bairro de residência. Com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a prefeitura e a ONU Habitat, com o apoio do Pacto Alegre, em 8 de agosto, foi oficialmente aberto o processo externo de revisão do Plano Diretor, um dos mais importantes instrumentos para o desenvolvimento sustentável do município. 

ORLA DO GUAÍBA - A prefeitura lançou consulta pública para concessão por 35 anos do trecho 2 da Orla do Guaíba, onde deverá ser instalada uma roda-gigante de no mínimo 80 metros de altura. A área compreende 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, mais faixa de água, que vai da Rótula das Cuias até o Anfiteatro Pôr do Sol. Eventuais comentários, contribuições e sugestões dos interessados devem ser encaminhados até 11 de setembro, em correspondência dirigida ao endereço eletrônico consultaorla@portoalegre.rs.gov.br. O edital do trecho 2, elaborado com apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), tem previsão de lançamento. O critério de julgamento será a maior oferta de outorga fixa. De acordo com a equipe da SMPE, o investimento estimado é de R$ 70,5 milhões. 

ESTAÇÃO RESTINGA - As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Progredir estão abertas e devem ser feitas somente na Estação Cidadania Restinga (rua Arno Horn, 221). Podem participar das capacitações pessoas inseridas no Cadastro Único (CAD Único) ou beneficiários do Bolsa Família.. Coordenadas pelo Sine Municipal de Porto Alegre, as inscrições seguem até o fim de agosto. Os cursos começam em setembro e serão realizados na Estação Cidadania, às quartas e sextas-feiras à tarde e nos sábados pela manhã, com acompanhamento da equipe de qualificação do Sine. Confira aqui a lista dos cursos.

CONCURSO PARA AUDITOR - As inscrições para o Concurso Público 602 para o cargo de auditor de controle interno da prefeitura estão abertas até as 17h do dia 9 de setembro. O certame será executado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.  As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço eletrônico da Fundatec. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200,50. São requisitos previstos no Edital de abertura 86/2019 que o candidato tenha curso superior completo em Contabilidade e registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade. O concurso será composto por uma prova objetiva, prevista para o dia 20 de outubro, que terá duração total de quatro horas. O local será informado futuramente.

EM CENA - A pré-venda de ingressos para algumas das atrações do Porto Alegre Em Cena já está aberta. As entradas poderão ser adquiridas pelo site uhuu.com/poa-em-cena e também na bilheteria oficial instalada no Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545, 2º piso, em frente à escada rolante), com valores de R$ 5 a R$ 80. A 26ª edição do evento será realizada entre os dias 10 e 23 de setembro e receberá atrações em diversos espaços culturais da Capital. O espetáculo de abertura, Dakh Daughters Band (Ucrânia), no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), é uma das atrações contempladas na primeira fase de vendas, com ingressos de R$10 a R$80. Também estarão disponíveis as entradas para as montagens nacionais P.I - Panorâmica Insana e o Destaque Panvel em Cena Todo Mundo tem um Sonho. As dez peças que concorrem ao Prêmio Braskem Em Cena também já terão ingressos à venda, entre R$15 e R$ 30. A venda de ingressos para os demais espetáculos do festival começa no próximo dia 30.

VACINA BCG - Para proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está expandindo para as maternidades de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG. O hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) está imunizando os recém-nascidos desde o fim de julho, e o Conceição, desde o mês de junho. A implantação da BCG nas maternidades é uma das ações previstas no Plano de Enfrentamento à Tuberculose, lançado em fevereiro pela SMS. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento – administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido -, podendo ser feita até os 5 anos incompletos. 

AV. EDGAR PIRES DE CASTRO - Para melhorar o fluxo de veículos na avenida Edgar Pires de Castro, no bairro Campo Novo, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) trabalha no alargamento de pelo menos 270 metros da pista. Com a criação da terceira faixa, a via passará a contar com 4,3 metros de largura. A intervenção começou próxima ao número 3.470 da Edgar Pires de Castro e seguirá até a Estrada Costa Gama (sentido bairro-Centro). Além disso, o pavimento de toda a via também receberá recapeamento.Toda a ação inclui obras de infraestrutura, com execução de base, colocação de meio fio e rede de escoamento pluvial. Os trabalhos começaram ainda no mês de julho e a previsão é que se estendam por mais 45 dias, pois dependem de condições climáticas favoráveis. O investimento estimado é de R$ 485 mil em recursos próprios. A prefeitura salienta que qualquer intervenção, até sua finalização, pode causar transtornos no trânsito. 

FÓRUM DO TRABALHO - Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Fórum Municipal do Trabalho que será realizado dia 15 de outubro, das 13h 30 às 17h30, no Teatro do Sesc (av. Alberto Bins, 665). As inscrições são limitadas a 300 lugares e podem ser feitas neste link. Os participantes recebem certificados com carga horária de 4h. O evento é promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pela Comissão Municipal de Emprego, com apoio do Sesc-RS, do Sindilojas Porto Alegre e da Milano Assessoria. O tema de 2019 é a importância do empreendedorismo para o crescimento do país e geração de emprego e renda.

XICO STOCKINGER - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) preparou uma programação especial alusiva ao Xico Stockinger para comemorar o centenário de nascimento do artista. Está aberta a exposição Infinito Stockinger, no Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307, Menino Deus). A mostra reúne nove gravuras originalmente executadas e impressas de 1956 a 1960, que foram reeditadas entre 2008 e 2009. As obras foram realizadas na técnica da xilogravura, que utiliza a madeira como matriz, possibilitando sucessivas impressões (como um carimbo) sobre o papel. Estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli desde 2012, a partir de uma doação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). A exposição segue até 28 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

RUA DR. TIMÓTEO - A rua Dr. Timóteo está bloqueada em meia pista, na altura do número 595, no bairro Floresta, para o conserto da rede pluvial. A obra é realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb). Pelo menos 26 metros de tubulações, que foram danificadas por raízes de árvores de grande porte, serão substituídas. Além disso, haverá reforço na estrutura do Conduto Forçado Álvaro Chaves, que passa pelo local. O prazo de conclusão da obra, iniciada em 30 de julho, é de 25 dias e o custo é estimado em mais de R$ 50 mil.

PROTÁSIO ALVES - A construtora Gripeng Ltda. iniciou as obras para instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da avenida Protásio Alves. Seis estações com uma média de 250 metros cada, totalizando 1.635 metros de extensão, receberão 814 barreiras do tipo new jersey no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês. A primeira estação será a que fica próxima ao hospital.  A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação nas seis estações. Durante a execução, os terminais em obras não funcionarão. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os desvios de trânsito vão ocorrer das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h aos sábados e domingos.

PINACOTECA ALDO LOCATELLI - As exposições da Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e BIO-I, do artista David Ceccon, estão abertas para visitação na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10) . A entrada é gratuita. Visitação até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. (fotos) A Mostra Coletiva do 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea reúne obras de dez artistas selecionados por um júri brasileiro e um júri francês do Centre Intermondes. Já a exposição BIO-I, individual do artista visual David Ceccon, vencedor da segunda edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, está sendo apresentada na Sala da Fonte, também na Pinacoteca Aldo Locatelli. A exposição reúne os trabalhos desenvolvidos durante a residência no Centre Intermondes (La Rochelle, França) em 2018, na qual o artista voltou sua pesquisa para as temáticas de gênero, identidades, autorrepresentação e ficção no espaço digital.

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno ampliou o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

ISS E IPTU - Os prazos de parcelamento de dívidas judicializadas de ISS e IPTU sofreram alterações. Decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) prevê prazo máximo de pagamento em 60 parcelas mensais. Os valores mínimos das parcelas permanecem R$ 30 para pessoas físicas e R$ 80 para pessoas jurídicas. O contribuinte que quiser quitar ou parcelar dívidas judicializadas deve procurar o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município (PGM), que funciona no prédio do Foro Central de Porto Alegre. O atendimento é feito presencialmente, por ordem de chegada, ou de forma remota, para contribuintes que não residem em Porto Alegre. Clique aqui para ver o passo a passo para o pagamento.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

PRÊMIO EPTC - A Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito foram prorrogadas até o dia 30 de agosto. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

AÇORIANOS DE DANÇA - Estão abertas, até o dia 15 de dezembro, as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2019. Podem se inscrever espetáculos, performances, produções e projetos que estrearam em Porto Alegre no ano de 2019, produzidos por artistas locais ou aqui radicados (veja o cronograma completo abaixo). O edital estará à disposição dos participantes junto ao Centro de Dança, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Verissimo, nº 307. O documento também pode ser acessado na página da Secretaria Municipal da Cultura, no Diário Oficial de Porto Alegre e no blog do Centro de Dança

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes