Previsão de pautas: quarta-feira, 28 de setembro

28/09/2022 08:32

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira, 27, para crianças e adultos, em diferentes locais. A vacinação para crianças a partir de 5 anos poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 está suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. Aquelas crianças que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais. A quarta dose está disponível para todas as pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta quarta-feira, 28, o ônibus estaciona na comunidade Chácara das Pêras (rua Beco do Davi, 3511, Lomba do Pinheiro), das 9h às 15h30. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

MOBILIDADE URBANA - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) realiza nesta quarta-feira, 28, às 19h, audiência pública para apresentar o diagnóstico e plano de ação do estudo de mobilidade urbana do Centro Histórico. A audiência será virtual através da plataforma Webex. O estudo tem como objetivo traçar as melhores estratégias para a administração municipal promover o equilíbrio da mobilidade, a valorização e sustentabilidade da região e também integrar o Centro Histórico à Orla, Cidade Baixa e 4º Distrito. 

AEDES - A Secretaria de Saúde de Porto Alegre realizará nesta semana vistorias no entorno de escolas com grande fluxo de eleitores. A intenção é identificar e eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho começou na Zona Leste da cidade, com vistorias em escolas do eixo da avenida Bento Gonçalves e Lomba do Pinheiro. A partir desta quarta-feira, 28, haverá equipes em campo também nas regiões Sul, Norte e Oeste. 

FARMÁCIA - A Farmácia Distrital IAPI, localizada na rua Três de Abril, 90, não atenderá o público nesta quarta-feira, 28, e quinta-feira, 29. O motivo é a realização do inventário de medicamentos, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. O processo é realizado nas dez farmácias distritais administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em função disso, os serviços precisam fechar por dois dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Bragantino, que acontece nesta quarta-feira, 28, às 21h45, no Estádio Beira-Rio, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 19h45. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 19h45. Ao final do jogo haverá inversão de sentido na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

ÁGUA 1 - Poderá faltar água em parte dos bairros Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Jardim Itu, Jardim Europa, Passo D´Areia, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim, a partir das 8h. A Estação de Bombeamento (EBat) Ipiranga 2 (Praça Engº Paulo de Aragão Bozzano, 50) será desligada para a reinstalação de uma bomba que havia sido retirada para reforma. O retorno da água é esperado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) a partir da tarde de quarta-feira. 

ÁGUA 2 - Parte dos bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes poderão ficar desabastecidos, a partir das 8h30, devido à interligação de redes de água na Travessa São José esquina da rua Frederico Mentz. A normalização deverá ocorrer durante a noite. 

ÁGUA 3 - O abastecimento será interrompido para os bairros Jardim Europa (p), Jardim Sabará (p), Vila Ipiranga (p) e Vila Jardim, a partir das 8 horas, devido à substituição de ventosas na avenida Saturnino de Brito, 1145. O retorno da água é esperado durante a noite de quarta. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Safira (Mario Quintana) e Jardim do Verde (Mario Quintana) nesta quarta-feira, 28, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

SEMINÁRIO DE CUSTOS - A Contadoria-Geral do Município (CTGM), por meio da Diretoria de Contabilidade Geral, realizará nesta quarta-feira, 28, às 14h, o 2º Seminário de Custos do Município de Porto Alegre. O objetivo é socializar os conceitos teóricos e práticos da contabilidade de custos e disseminar a cultura de custos no Município. O seminário será ministrado pela equipe da Diretoria de Contabilidade Geral para as secretarias e autarquias que estão em processo de implantação da modelagem de custos 2022. O encontro será no auditório da Siqueira Campos, 1300, 14º andar.

BANDA MUNICIPAL - Nesta quarta-feira, 28, às 20h, a Banda Municipal faz mais um concerto no Teatro Renascença, localizado no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Veríssimo, 307 - Menino Deus). A entrada é franca. Será a segunda apresentação da Série Renascença Ano 1, sob a regência do maestro André Munnari. A banda executará hinos cívicos - ainda em comemoração ao Bicentenário da Independência, e temas musicais marcantes no Sul do Brasil e na Capital, em comemoração ao Dia do Gaúcho. No repertório, estarão os hinos Nacional, da Independência, da Proclamação da República, à Bandeira Nacional, do Rio Grande do Sul e a Canção de Porto Alegre.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes