Previsão de pautas: quarta-feira, 5 de outubro

05/10/2022 08:35

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira, 5, para crianças e adultos, em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades de saúde. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais. A quarta dose está disponível para todas as pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Saiba mais.

TECNOLOGIA - A prefeitura e a Scala Data Centers anunciam nesta quarta-feira, 5, a instalação de um centro de dados em Porto Alegre. A empresa de tecnologia apresentará também seus planos de expansão na Capital e uma metodologia proprietária e inovadora de data centers modulares, o FastDeploy. O evento ocorre no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes), às 11h, com as presenças do prefeito Sebastião Melo, vice-prefeito Ricardo Gomes e o CEO da Scala Data Centers, Marcos Peigo.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - A prefeitura lança nesta quarta-feira, 5, às 15h, a Campanha do Brinquedo 2022, no Paço Municipal. O evento contará com a presença de crianças de cinco a 12 anos e a primeira-dama do município, Valéria Leopoldino.Organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, a iniciativa busca arrecadar brinquedos durante o mês de outubro. As doações serão direcionadas às ações do gabinete que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Os pontos de coleta estarão disponibilizados no Paço Municipal, na Praça Montevidéu, 10, e no Centro Administrativo Municipal de Porto Alegre, na rua João Manoel, 157.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em quatro bairros durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra a Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta quarta-feira, 5, o ônibus estaciona na comunidade Chácara das Pêras (rua Beco do Davi, 3511, Lomba do Pinheiro), das 9h às 15h30. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

ÁGUA 1 - Nesta quarta-feira, 5, a partir das 9h, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) faz a substituição de duas válvulas borboleta, sendo uma na sucção e a outra no recalque da Estação de Bombeamento Cascatinha, localizada na avenida Osvaldo Rolla,135, no bairro Medianeira. Será necessário interromper o abastecimento para seguintes áreas: Partenon (parte), Belém Velho,  Azenha (p), Cavalhada (p), Nonoai, Santa Tereza, Vila Nova, Ipanema (p), Cristal (p), Cel. Aparício Borges (p), Santo Antonio, Campo Novo (p), Cascata (p), Medianeira, Teresópolis e Glória. A normalização deve ocorrer na noite de quarta-feira, 5, podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas desabastecidas.

ÁGUA 2 - Também nesta quarta-feira, 5, a partir das 8h, será implantado um novo trecho de rede, no diâmetro 225mm, na avenida Francisco Massena Viera, 222, Santa Tereza. O serviço impactará o abastecimento do bairro, com expectativa de retorno da água na noite do mesmo dia. A programação de serviços do Dmae poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

FARMÁCIA - A Farmácia Distrital Modelo, localizada na avenida Jerônimo de Ornelas, 55, não atenderá o público nesta quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6. O motivo é a realização do inventário de medicamentos, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias distritais e dispensários de unidades de saúde do município.

LEISHMANIOSE - Até o final de novembro, os agentes de combate a endemias percorrerão bairros da cidade onde houve confirmação de casos de leishmaniose visceral em humanos para cadastrar cães para castração. Eles vão orientar moradores sobre a doença e divulgar o serviço de castração, que será realizado por profissionais do Gabinete da Causa Animal até o mês de dezembro. Nesta semana, agentes do Eixo Leste da cidade estarão no Morro Santana. Nesta quarta-feira, 5, o cadastro dos cães deverá ser realizado pelos tutores dos animais na sede da ACM Morro Santana (rua Beco da Continental, 55), nos turnos manhã e tarde. O cronograma de outubro será divulgado até o final desta semana. 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - O Fórum Regional de Serviços da Região Extremo Sul será realizado nesta quarta-feira, 5, no Colosso da Lagoa (rua Emílio Dimari, 560 - bairro Ponta Grossa), com início às 19h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

ESPORTE E LAZER - Nesta quarta-feira, 5, ocorrerão duas pré-conferências preparatórias para a Conferência Municipal de Esporte e Lazer. Os encontros desta semana serã realizados nos bairros Sarandi (Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha - rua Xavier de Carvalho, 274) e Rubem Berta (Cesmar - Centro Social Marista de Porto Alegre) - estrada Antônio Severino, 1493), a partir das 19h. Nas pré-conferências, a comunidade é convidada a apresentar suas demandas, ajudando a construir o plano estratégico do esporte em Porto Alegre.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Terra Nova (Jardim Itu), Alto da Lagoa (Jardim Itu) e Beco dos Coqueiros (Jardim Itu) nesta quarta-feira, 5, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

DANÇA - O projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença no dia 5, às 20h, com o espetáculo “Macho Homem Frágil". Em cena, o premiado bailarino Eduardo Severino. A entrada é franca. A distribuição de senhas será a partir das 19h, na bilheteria do Teatro. O espetáculo parte dos temas de violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre este homem, macho brasileiro/latino-americano/gauchesco, o sentido animal ferido e suas reações, transitando entre linguagens diversas e borrando limites estilísticos, dialogando com facetas diversas de masculinidade. 

POLIOMIELITE - O Rio Grande do Sul prorrogou a campanha de vacinação de crianças de um a cinco anos incompletos contra poliomielite até 22 de outubro. A decisão considera a baixa adesão à imunização no Estado. Em Porto Alegre, as vacinas contra a pólio (ou paralisia infantil) estão disponíveis em todas as unidades de saúde. O tipo de vacina depende da faixa etária da criança. Acesse neste link os locais de vacinação.

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

PRÊMIO INOVAÇÃO - A prefeitura está com inscrições abertas até 31 de outubro para o Prêmio Inovação Porto Alegre 2022. No ano em que a Capital completa 250 anos, a premiação tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições - públicas e privadas - que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. Também busca destacar ações que promovam avanços na agenda de inovação e melhorias na articulação do ecossistema da cidade. .As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do formulário on-line. As premiações serão entregues no mês de dezembro, em Porto Alegre.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes