Previsão de pautas: quarta-feira, 7 de junho

07/06/2023 08:32

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta quarta-feira, 7, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (Influenza) em Porto Alegre. O público apto a receber a vacina bivalente inclui pessoas com 18 anos ou mais, pessoas com comorbidades que têm 12 anos ou mais, com deficiência permanente de 12 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos a partir dos 12 anos e profissionais de saúde, todos com esquema vacinal primário completo, ou seja, que tenham feito pelo menos duas doses anteriormente. São 33 locais aplicando o imunizante. Saiba mais.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina - programa lançado pela Prefeitura de Porto Alegre durante a pandemia - foi retomado pela prefeitura para ajudar na imunização das crianças e adolescentes contra gripe e Covid-19. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Nesta quarta-feira, 7, a ação será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Martim Aranha (bairro Santa Tereza) pela manhã e Emef Neusa Brizola (bairro Cavalhada) à tarde. Além dos estudantes, pais ou responsáveis também podem se vacinar.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará no bairro Humaitá nesta quarta-feira, 7. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

OBRAS DE ARTE - A Prefeitura de Porto Alegre receberá a doação de 114 obras de doadas por Rolf Zelmanowicz e sua esposa Elisabete de Medeiros Zelmanowicz. O material irá integrar o acervo do Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico). A assinatura do termo de entrega acontecerá na quarta-feira, 7, às 11h, no local. O conjunto, denominado Coleção Rolf Zelmanowicz, inclui pinturas, gravuras, desenhos e esculturas de artistas, em sua maioria, do Rio Grande do Sul. Os trabalhos são datados, principalmente, a partir da segunda metade do século XX. 

HABITAÇÃO - Equipes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realizam nesta quarta-feira, 7, no Terminal Antônio de Carvalho, o segundo mutirão para atualização do cadastro habitacional do Minha Casa Minha Vida. A ação ocorrerá das 6h às 12h. O objetivo do recadastramento é identificar todas as famílias interessadas em atendimento habitacional. Desde o dia 1º de maio, o cadastro está aberto e pode ser realizado de forma on-line através do site do sistema de atualização do Demhab. Essa será a primeira ação em terminais de ônibus, uma parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU). No dia 14 de junho, o mutirão acontecerá no Terminal Triângulo, na Zona Norte. Já no Terminal Azenha o recadastramento será em 21 de junho e, por fim, no dia 28 de junho ocorrerá na Restinga, no Terminal Nilo Wulff.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que poderá faltar água em alguns bairros da Zona Sul nesta quarta-feira, 7, devido ao desligamento programado de energia para a CEEE Equatorial realizar melhorias na rede elétrica, das 11h às 17h. Para execução do serviço, será necessário desligar a Estação de Bombeamento de Água Tratada Cristiano Kraemer I. Se ocorrer desabastecimento nesta quarta, a previsão é de normalização durante a noite em partes dos bairros Vila Nova, Aberta Morros e Campo Novo. 

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS - O Gabinete da Causa Animal prossegue com as inscrições abertas para o mutirão de castração gratuita de animais até esta quarta-feira, 7. O cadastro é para os bairros Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, Três Figueiras e Vila Jardim. Os tutores interessados para as vagas restantes podem se inscrever na EMEF José Mariano Beck (rua Joaquim Porto Vilanova, 135) das 9h às 16h. As inscrições devem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos. Devem ser apresentados comprovante de residência e documento de identidade com foto. Os animais não podem ser levados na inscrição.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Flor da Restinga (Restinga) nesta quarta-feira, 7, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.

DMLU - Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está promovendo uma visita técnica orientada ao aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão. A visita acontece nesta quarta-feira, 7, das 8h às 14h, e é destinada aos servidores do departamento que ainda não conhecem o local. 

VAGAS TEMPORÁRIAS - A nova edição da Pesquisa de Origem e Destino de Porto Alegre (Edom) tem 40 vagas abertas para pesquisadores e supervisores de campo. A contratação fica a cargo do consórcio formado pelas empresas Concremat, GPO e Certare, vencedor da licitação. A vaga é temporária, com duração de seis meses, e tem início de trabalho previsto para o dia 20 de junho. Todos os pesquisadores passarão pela etapa de treinamento - os interessados devem enviar currículo para o e-mail rh@certare.com.br até dia 9 de junho. Os pesquisadores devem ter perfil comunicativo e possuir habilidade com smartphones e tablets. Será considerado como diferencial já ter participado de pesquisa de campo na área de mobilidade urbana.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2023 no Parque Harmonia devem realizar suas inscrições até o dia 13 de junho. É necessário apresentar o alvará 2022, a ata da eleição da patronagem atual e uma cópia impressa do projeto cultural com o tema revolução de 1923, no Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Veríssimo, 307, bairro Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Neste ano, a programação será entre os dias 1º a 20 de setembro - a construção dos piquetes inicia-se no mês anterior, em agosto. O Acampamento Farroupilha 2023 será realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks.  

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza a Campanha do Agasalho e do Alimento 2023. A iniciativa, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama (GPD), pretende incentivar doações para auxiliar famílias em vulnerabilidade social da Capital na época mais fria do ano. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, funcionam postos de coleta no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico). Em dias úteis e também nos finais de semana, há pontos de coleta no Zaffari Otto (avenida Otto Niemeyer, 601 – Tristeza), Zaffari Hípica (avenida Juca Batista, 4255 – Hípica), Zaffari Centerlar (avenida Sertório, 8000 – Sarandi) e Zaffari Fernando Machado (rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico).

BANCO DE SANGUE - O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) precisa de doações de sangue para reabilitação de pacientes, que podem ser feitas novamente nas instalações da instituição. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. 

PORTO + CRIATIVA - Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Porto + Criativa, que acontecerá no bairro Restinga no período de 19 a 23 de junho. Serão cinco dias de aulas presenciais, das 19h às 22h, na Escola de Samba Estado Mario da Restinga (Estrada João Antônio Silveira, s/nº). Podem participar jovens negros a partir de 18 anos, residentes na Restinga. O curso visa contribuir com a inclusão, autonomia financeira, geração de renda e fortalecimento da autoestima de cada um através do empreendedorismo.

CONSELHO TUTELAR - Estão abertas até 14 de junho as inscrições de candidatos às eleições do Conselho Tutelar de Porto Alegre. Os interessados devem cumprir com os requisitos previstos na Lei 628/2009. As inscrições podem ser feitas neste link. A homologação das candidaturas será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) em 3 de julho, com realização da prova em 23 de julho. As eleições vão ocorrer no dia 1º de outubro. Neste ano, o processo será digital, com um ambiente eletrônico desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O edital pode ser conferido aqui.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes