Previsão de pautas: quinta-feira, 22 de setembro

22/09/2022 08:32

COVID-19 - A partir desta quinta-feira, 22, a prefeitura amplia o público apto à segunda dose de reforço contra a Covid-19. A quarta dose estará disponível para pessoas com 22 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) analisa diariamente o movimento nos serviços para a ampliação das faixas etárias, garantindo estoque suficiente de doses para atendimento. A quarta dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 22 anos vacinadas com a terceira há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente. Saiba mais

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe vacina adultos. Também haverá imunização contra gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade) e contra poliomielite para menores de cinco anos. Nesta quinta-feira, 22, o ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (av. Dique, 855, Anchieta), das 9h às 16h. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.

RUAS COMPLETAS - Porto Alegre é uma das sete cidades brasileiras que participa da 22ª Conferência Internacional Walk21, em Dublin, na Irlanda. A capital gaúcha foi selecionada para apresentar o projeto para requalificação da rua João Alfredo: o Ruas Completas, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU). A apresentação da Capital será feita nesta quinta-feira, 22, às 5h (horário de Brasília), pela arquiteta e urbanista da SMMU, Ana Paula Hoppe Bonini.

VICENTE MONTEGGIA - Nesta quinta-feira, 22, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciam o asfaltamento de mais um trecho da avenida Vicente Monteggia,  na Zona Sul. O serviço será realizado  em dois pontos entre a rua Amapá e a avenida Otto Niemeyer nas faixas adicionais, resultantes do alargamento. O serviço inicia-se a partir das 8h e a circulação de veículos ficará em meia pista de forma alternada. Caso chova, as intervenções começam na sexta-feira, 23.

PRÊMIO EPTC - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulga os destaques do 15º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. A divulgação do primeiro, segundo e terceiro lugares ocorre em cerimônia no Auditório Araújo Vianna, nesta quinta-feira, 22, a partir das 14h. O tema que norteou os mais de 490 trabalhos inscritos neste ano foi Juntos Salvamos Vidas e teve como objetivo promover comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. A premiação faz parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito de Porto Alegre.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Santa Clara (Partenon), União (Mário Quintana), Unidos (Rubem Berta), Batista Flores (Mário Quintana), Jardim Allegra (Mário Quintana) e Sapolândia (Lami) nesta quarta-feira, 21, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - O Fórum Regional de Serviços da Região Ilhas será realizado nesta quinta-feira, 22, na Colônia de Pescadores Z5 (rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada), com início às 19h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

MÚSICA - A sexta apresentação deste ano da série Música no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, ocorrerá nesta quinta-feira, 22, às 18h. O recital será do Trio Scherzo, formado pelo violinista Giovani dos Santos, o violoncelista Rafael Honório e o pianista Patrick Menuzzi. A abertura da apresentação será feita pelo aluno de piano Ricardo Molina. O evento tem entrada gratuita. 

SEMANA DA PRIMAVERA - A 30ª edição da Semana da Primavera prossegue até o dia 27. Promovido pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o evento contará com seminários, trilhas, oficinas de observação de aves, feira de troca de livros, contação de histórias e palestras. Todas as atividades são gratuitas. Veja aqui a programação

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

POLIOMIELITE - A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização. A aplicação das doses está disponível em 123 unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre. O horário de atendimento varia de acordo com o local. Acesse neste link os locais de vacinação.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil