Previsão de pautas: quinta-feira, 25 de agosto

25/08/2022 08:30

COVID-19 - A vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a Covid-19 ficará suspensa temporariamente a partir desta quinta-feira, 25, na Capital. O motivo é a falta do envio de novas doses de Coronavac/Butantan pelo Ministério da Saúde ao Estado. Aquelas crianças que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde, das 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta. Cerca de 5 mil crianças estão aptas a receber a segunda dose na Capital. A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer pediátrica está mantida em 20 unidades de saúde e no Lindoia Shopping. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta quinta-feira. 

PESSOA COM DEFICIÊNCIA - O Dia D da 25ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será nesta quinta-feira, 25, e oferece 66 vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação será das 9h às 13h, na agência do Sine Municipal, localizada na avenida Sepúlveda, esquina com avenida Mauá, no Centro Histórico. A ação conta com oito empresas parceiras. Em destaque, são oferecidas 30 vagas para atendente e 15 para agente de locação multifuncional. Os interessados devem comparecer à unidade municipal do Sine com a carteira de trabalho, comprovante de residência e laudo da Classificação Internacional de Doenças (CID). Saiba mais

FARMÁCIA - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam fechar por dois dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quinta-feira, 25, o ajuste será realizado na Farmácia Distrital Sarandi, localizada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, e não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais farmácias distritais e dispensários de unidades de saúde do município. 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades Pitinga (Lomba do Pinheiro), Protásio Alves 2 (Mário Quintana), Parque das Orquídeas (Mário Quintana), Mimo de Vênus (Mário Quintana) e Esperança e Paz (Restinga) nesta quinta-feira, 25, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - O Fórum Regional de Serviços da Região Eixo Baltazar será realizado nesta quinta-feira, 25, no Centro Vida (av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - Rubem Berta), com início às 19h. Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo por meio dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo.

TRI ESCOLAR - Devido à baixa procura pela atualização do Cartão TRI Escolar, a prefeitura está ampliando o chamamento. Os estudantes que ainda não atualizaram o cartão na sede da Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 686) e no Posto de Atendimento do Terminal Triângulo (Assis Brasil, s/n) podem se dirigir aos dois locais para realizar o procedimento. O atendimento é das 8h às 17h30. A atualização ocorre nos dois locais até o dia 15 de setembro. O procedimento é necessário para que os estudantes possam receber os descontos de 25%, 50%, 75% ou 100%, conforme a lei de isenções tarifárias. No início da força-tarefa, a prefeitura montou um calendário dividido pelas datas de nascimento dos estudantes, que agora foi revogado. Para realizar o procedimento o aluno, pai ou responsável precisa apresentar apenas o cartão TRI Escolar. Não é necessário nenhum outro documento. 

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

MULTIVACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 9 de setembro com a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, em 123 unidades de saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Também é realizada campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde, no Shopping João Pessoa e no Shopping Lindoia. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

 

Andrea Brasil