Previsão de pautas: quinta-feira, 4 de julho

04/07/2019 08:30

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - O Sine Municipal organiza mais uma edição do Dia D nesta quinta, 4, com vagas voltadas a Pessoas com Deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS. Entre 8h e 13h, na sede do Sine, 367 ofertas de emprego serão oferecidas em parceria com 14 empresas convidadas. As entrevistas são realizadas na própria sede, localizada na av. Sepúlveda, esquina com a av. Mauá. As demais vagas, também para PCDs, estão disponíveis para consulta em todas as agências Sine da região. As vagas disponíveis para reabilitados do INSS ficam a critério de cada empresa presente. Entre as ofertas, o destaque é para Técnico de Enfermagem, com 58 postos, seguido por Auxiliar de Limpeza e Operador de Loja, com 40 vagas cada. Veja aqui as vagas.

COLETA SELETIVA - No próximo domingo, 7, a Coleta Seletiva completa 29 anos em Porto Alegre. A cidade é uma das capitais pioneiras no país a implantar o serviço de coleta de resíduos recicláveis e vai comemorar a data com atividades que ocorrem a partir desta quinta-feira, 4, até terça-feira, 9. A iniciativa é do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). As ações, promovidas pela Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU têm início nesta quinta-feira, 4, com o lançamento do projeto “Lalá na Escola” às 11h, no auditório do DMLU. Veja aqui a programação completa.

ÁGUA - Na primeira semana de julho, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou alguns serviços de melhoria nas redes de água. Nesta quinta-feira, 4,  para abastecer o Loteamento Residencial Restinga, será feita a interligação de redes de água na Estrada João Antônio da Silveira, altura do número 980, esquina da rua Sete Mil e Oito. O abastecimento será interrompido a partir das 9h em uma parte da Restinga e a normalização deverá ocorrer durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. À noite, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) 1º de Maio (av. Oscar Pereira, 5405) será desligada às 22h para manutenção eletromecânica. A previsão é normalizar o abastecimento para os bairros Belém Velho, Cascata, Glória (parte), Nonoai (parte), Teresópolis e Vila Nova (parte) durante a tarde de sexta, 5, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. Em caso de chuva, os serviços serão transferidos para outra data. 

OPERAÇÃO INVERNO - A Operação Inverno segue ampliando o número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua e vai oferecer, até setembro, 60 acomodações a mais. A ação é coordenada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, situado na Praça Navegantes. Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal e o Albergue Dias da Cruz. Localizado na rua Comendador Azevedo, 270, no bairro Floresta, o Municipal oferece 120 vagas por noite. No Dias da Cruz, na avenida Azenha, 366, bairro Azenha, são atendidas 90 pessoas diariamente. Em todos eles, as pessoas acolhidas podem pernoitar e recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos albergues, também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.

PROCESSO SELETIVO - Auxiliares de Farmácia e enfermeiros selecionados através do Processo Seletivo Simplificado 02/2019 para atuar na Operação Inverno 2019 deverão comparecer nesta quinta-feira, 4, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. Serão realizadas reuniões às 9h30 e às 14h30, para tratar de forma de contratação, documentação, remuneração, carga horária, acúmulo de cargos e providenciado o encaminhamento aos exames admissionais. Os encontros ocorrerão no Edifício Intendente  Montaury (rua Siqueira Campos, 1300, 14º andar, Sala 1). A contratação terá vigência pelo prazo máximo de 120 dias, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, se comprovada necessidade. Todos os candidatos deverão comparecer munidos de documento de identificação oficial com foto.  

FESTIVAL DE MÚSICA - Os novos talentos da música da capital gaúcha já podem se inscrever, até o dia 26, no Festival de Música de Porto Alegre. Após nove anos, a prefeitura volta a realizar o evento que tem o objetivo valorizar a produção musical da cidade, incentivando o surgimento de novos talentos e promovendo a integração com o público. As inscrições podem ser realizadas na sede da Amrigs ou na Coordenação de Música (rua da República, 635 – Cidade Baixa), das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A ficha poderá ser acessada junto ao regulamento no site da Amrigs e na página do Facebook da Coordenação de Música. Além dos troféus, todos os 44 classificados para as eliminatórias receberão dois cursos, um de produção musical e outro de imersão instrumental, com a Banda Municipal de Porto Alegre. Os finalistas gravarão álbuns no Estúdio Geraldo Flach. Os vencedores das categorias tocarão na abertura do Réveillon de Porto Alegre. O Festival terá premiação em dinheiro -  R$ 10 mil para o vencedor - e oferecerá a gravação da produção musical aos primeiros colocados.

BOTA-FORA - O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro. Nesta quinta-feira. 4, a ação será realizada na comunidade Quilombo Silva (bairro Três Figueiras).

RECADASTRAMENTO DE IDOSOS - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que foi ampliado até sexta-feira, 5,  o prazo para recadastramento de usuários idosos, com aniversário em junho, idade entre 60 a 64 anos, com renda de até três salários mínimos regionais, e que já possuíam o benefício da isenção da tarifa de transporte coletivo do município até a data da publicação da Lei nº 12 503, de 18 de janeiro de 2019.  O motivo para esta ampliação no prazo se deu pelo fim de mês ter sido no sábado e domingo, o que pode ter prejudicado o usuário. De janeiro a junho deste ano, mais de 10 mil usuários que possuíam o beneficio já fizeram o recadastramento. Os beneficiários devem comparecer à loja do Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção (Cipei) da EPTC, na Rua Uruguai, 45 (Centro de Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

MULTIMEIOS RESTINGA - A prefeitura lançou o edital de chamamento para a gestão e operação do Centro Cultural Multimeios Restinga, direcionado a Organizações da Sociedade Civil (OSC) para parceria com a secretaria por meio de assinatura de Termo de Colaboração. A OSC deverá gerenciar, administrar, conservar, organizar e executar atividades culturais no espaço, situado na avenida Ricardo Leônidas Ribas, 75.  As propostas deverão ser apresentadas no dia 5 de agosto, das 9h às 17h, junto à Secretaria Municipal da Cultura (avenida Independência, nº 453).  As propostas deverão ser entregues em envelopes lacrados.  De 6 até 13 de agosto será realizado o julgamento preliminar das propostas, cuja divulgação ocorrerá no dia 15. A fase de recursos vai de 16 a 22 de agosto, como homologação do resultado final até o dia 29 e publicação até 3 de setembro. 

ESCOLA - Para promover o hábito da leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, bairro Sarandi, promove sua 19ª Feira do Livro a partir desta quinta-feira, 4. A programação segue até o dia 11 com espaços para aquisição de livros, contação de histórias e um encontro com o escritor Gustavo Borges, patrono da feira. A iniciativa é aberta para alunos e familiares. Durante todos os dias de evento, no auditório da escola, haverá bancas de diversas distribuidoras para a compra e venda de livros. Ao todo, sete participarão, são elas: Ática e Scipione; FTD; Cassol; Paulinas; Ama Livros; A Página; e Ciranda do Livro. As turmas visitarão o local durante as aulas, uma de cada vez, para poderem olhar os exemplares com mais atenção. O espaço também estará aberto para as famílias que desejarem adquirir os livros.

BOCHA - Três novas rodadas pelo returno do Municipal de Bocha acontecem até sábado, 6. As partidas são pela 11° rodada das categorias Sênior Piso Natural e Piso Sintético e pela 9° rodada da categoria Principal Piso Sintético. Ao todo somam-se 17 confrontos entre os 34 times que participam do campeonato. O Municipal de Bocha está na sua 28ª edição e é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria-Geral de Esportes, Recreação e Lazer. Veja aqui a tabela dos jogos.

PRAIA DE BELAS - O conserto da rede de esgoto na avenida Praia de Belas entra em nova etapa a partir desta semana e durante todo o mês de julho. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciará a recuperação da laje superior de concreto armado da galeria pluvial, que depende de clima seco para a execução e a cura do cimento. No sábado, 29, a equipe iniciou a limpeza e organização da Praça Isabel a Católica, impactada pela movimentação dos equipamentos necessários para o conserto. O Dmae já executou o reparo da canalização de esgoto cloacal e agora inicia a reconstrução do canal pluvial que passa sob a canalização de esgoto.

AUDIOVISUAL - Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o 7º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) prossegue até sexta-feira, 5, na Cinemateca Capitólio Petrobras e no Senac Porto Alegre. Tradicionalmente,o festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Inspirado em festivais do gênero consagrados nos Estados Unidos e na Europa, o FRAPA surgiu em 2013 para valorizar a importância do roteiro em qualquer obra audiovisual: filme, série, novela ou programa de TV. E por trás de cada roteiro, está o trabalho de um ou mais roteiristas que se dedicam exclusivamente a criar histórias. Durante quatro dias por ano, centenas destes profissionais de todo o continente se reúnem em Porto Alegre. Veja aqui a programação.

OBSERVAPOA - A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza à população mais um canal de informações sobre a Copa América. Desenvolvido pelo Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA e o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) pode ser acessado aqui. A plataforma traz dados sobre os serviços municipais, como segurança, saúde e mobilidade urbana, entre outros. 

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - Em função da Copa América, o Escritório de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) reforça a operação nos Centros de Informações Turísticas (CITs). O trabalho acontecerá até 4 de julho e, em alguns pontos, o atendimento será em conjunto com servidores das relações consulares e do Governo do Estado, além de voluntários e áreas de acessibilidade do Comitê Organizador da Conmebol. Visitantes e moradores poderão contar com auxílio para encontrar informações sobre hospedagem, alimentação, mobilidade, atrativos da cidade, telefones úteis e informações pertinentes aos jogos. Até o dia 4 de julho, todos os CITs manterão funcionamento em todos os dias da semana. Já o CIT Móvel Arena prestará atendimento nos dias de jogos, iniciando três horas antes de cada partida. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Campanha do Agasalho 2019 começou mais cedo em Porto Alegre. Desde 15 de abril, arrecada peças de roupas para aquecer quem mais precisa. O tema da campanha este ano é “Esquenta Porto Alegre” e o lema é “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). Entre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. Veja aqui os pontos de coleta.

VACINAÇÃO - As doses restantes da Campanha de Vacinação contra a gripe estão disponíveis em Porto Alegre para toda a população. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Puérperas, indígenas e professores superaram os 90% de imunização. Os grupos com menores percentuais são crianças, pessoas com doenças crônicas e gestantes. Em Porto Alegre, o atendimento é feito em dias úteis, de segunda a sexta-feira. 

FESTIVAL DE ARTE - O 33º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre ocorre até 5 de julho e de 6 a 8 de agosto. Durante 11 dias, serão realizadas atividades sobre artes visuais como oficinas, bate-papos, exposições, performances e ação no cinema. Os eventos serão realizados no Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta, Cinemateca Capitólio Petrobras e PUCRS. A abertura ocorre na sexta-feira, 28, com as mostras Artistas mulheres: territórios expandidos e Natalia Schul - Descaber, ambas na Pinacoteca Aldo Locatelli. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Coordenação de Artes Plásticas e Atelier Livre Xico Stockinger da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). O tema desta edição vem ao encontro da 12ª Bienal do Mercosul, que será realizada em 2020 e trata do universo feminino e das relações entre arte, feminismo e emancipação. Saiba mais.

LICENCIAMENTO - O Escritório de Licenciamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) passa a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial. Por meio do link agendamento.procempa.com.br, interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão agendar on-line. Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (51) 3289-7400.

LOTAÇÕES - A linha de lotação 30.3 - Santana passou a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. A alteração busca uma maior demanda para a linha. Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário da linha. A linha 20.1 Medianeira terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa, também que, em razão da baixa demanda, a Linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular a partir do dia 21 de junho. 

ESTAGIÁRIOS - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) mantém processo seletivo permanente para contratação de estagiários para as 99 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As vagas são para estudantes de nível médio, do curso Normal (Magistério), e superior, em diversas áreas do conhecimento, para apoio aos professores e alunos nas atividades pedagógicas da escola. A prioridade é para estagiários do curso de Pedagogia.  Para candidatar-se, o estudante deve preencher o cadastro no site do programa de estágios da prefeitura. É necessário estar matriculado e ter 16 anos completos até a data da inscrição. Saiba mais.

BERLIM - A exposição Techne está na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevidéu,10). A mostra simultânea em Porto Alegre e em Berlim terá visitação gratuita de 29 de maio a 12 de julho na Capital, sob a curadoria de Sandra Becker e Elaine Tedesco. Na Alemanha, no Verein Berliner Künstler, a exposição permanece de  21 de junho a 24 de julho  As mostras apresentam obras de membros da associação de artistas berlinenses Verein Berliner Künstler, com sede em Berlim, e resultados parciais de pesquisas recentes desenvolvidas por professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, totalizando 26 participantes. 

DANÇA 1 - As inscrições para Mostra de Dança Inverno estarão abertas até 8 de julho. Para efetivar a inscrição os interessados deverão preencher e enviar a ficha de inscrição neste link . As coreografias a serem inscritas devem ter no máximo cinco minutos. A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não adequação às exigências do evento implicam a automática eliminação da seleção.  As coreografias selecionadas serão divulgadas no dia 12 de julho no blog do Centro de Dança. A Mostra de Dança Inverno 2019, promovida pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura está programada para o período de 25 a 27 de julho, no Teatro Renascença, às 20h.

DANÇA 2 - A 2ª Mostra de Dança da EPD Pasqualini será realizada em 9 de julho, às 20h, no Teatro Renascença numa parceria entre o Centro de Dança da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e a Escola Preparatória de Dança (EPD) da EMEF Senador Alberto Pasqualini. O evento tem como objetivo difundir a dança na cidade e também levantar recursos para que os alunos da EPD Senador Alberto Pasqualini participem do Festival de Dança de Joinville que acontece de 16 a 27 de julho. As inscrições para participar da 2ª Mostra de Dança EPD Pasqualini são gratuitas e acontecem até dia 1º de julho às 23h59 por meio deste link .

SEMÁFOROS INTELIGENTES - A prefeitura faz chamamento público para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca aferir e especificar a tecnologia para posterior compra por meio de licitação. A divulgação ocorreu no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.  O sistema adaptativo de controle semafórico altera automaticamente os tempos dos semáforos. Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC. 

RESTAURANTE - A estrutura temporária do restaurante no Ginásio Tesourinha para atender a população de rua será mantida por, aproximadamente, 60 dias, até a conclusão do chamamento público que irá implantar os restaurantes gratuitos nas cinco regiões de Porto Alegre. A estrutura é oferecida pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). Os almoços serão servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 até 14h30, no Ginásio Tesourinha. O funcionamento inicia-se por um cadastramento, onde é comprovada a vulnerabilidade de cada um, que recebe uma ficha para acessar a sala em que o almoço está sendo serviço.

PRÊMIO EPTC - A prefeitura, pela Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que já estão abertas as inscrições para o 12º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Moradores, estudantes e trabalhadores do município de Porto Alegre podem obter mais informações sobre o concurso neste link até o dia 16 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na av. Erico Verissimo, nº 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e público em geral, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano para todos nas relações do dia a dia da circulação.

MARQUISES - Com o objetivo de evitar acidentes com marquises e sacadas projetadas sobre logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) alerta síndicos e proprietários sobre a importância da apresentação do Laudo de Estabilidade Estrutural em dia. A legislação atual estipula que o laudo deve ser apresentado a cada três anos, cabendo aos proprietários a manutenção e a conservação de fachadas, sacadas e marquises. O valor da multa é R$ 2.083,87. O laudo assinado por um responsável técnico deve ser protocolado na sede do Escritório de Licenciamento (rua Júlio de Castilhos, 505). Mais informações podem ser acessadas neste link. A Unidade de Manutenção Predial pode ser contatada pelo telefone (051) 3289-8827.  

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017. Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger lança processo seletivo de projetos na área de artes gráficas para cursos teóricos e práticos, presenciais e de curta duração, para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas até 12 de agosto e envolvem gravura, papel, pôster, livro, zine, livro de artista, carimbos, clichês, serigrafia, tipografia, seus híbridos e similares. O regulamento completo está disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), neste link. As atividades desverão ser desenvolvidas no Atelier Livre Xico Stockinger (av. Erico Verissimo, 307), que disponibilizará ateliês equipados nas áreas de litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura, bem como o espaço da Usina do Papel.

 

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes