Previsão de pautas: quinta-feira, 8 de dezembro

08/12/2022 08:33

COVID-19 - A Secretaria Municipal de Saúde prossegue, nesta quinta-feira, 8, com a vacinação contra Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível em dez unidades de saúde. A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades. Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde. A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais. A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

ARBORIZAÇÃO - O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, realizam na tarde desta quinta-feira, 8, às 17h30, plantio de mudas de árvore na praça Recanto do Sabiá (próximo à rua Onze, bairro Mário Quintana). O plantio marca o início das ações do contrato para qualificar paisagística e ambientalmente a arborização urbana.

SAMU - A prefeitura adquiriu dispositivos de alta tecnologia com sistema de compressão torácica automático para atender casos de parada cardiorrespiratória. A entrega para equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que irão utilizar o equipamento, será realizada nesta quinta-feira, 8, às 14h, na sede da avenida Ipiranga, 3501. São 12 unidades compradas com recursos próprios e uma com verba de emenda parlamentar. Cada item custou R$ 97 mil, totalizando R$ 1,2 milhão em investimentos.

ÁGUA - Parte dos bairros Petrópolis e Bela Vista terá o abastecimento interrompido nesta quinta-feira, 8, a partir das 8h30, em função do serviço de remanejamento da rede de água na rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. A rede localizada na calçada será desviada para a empresa poder escavar o solo e implantar rampa de acesso ao empreendimento. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é normalizar à noite.

ABANDONO DE ANIMAIS - O Gabinete da Causa Animal (GCA) realiza nesta quinta-feira, 8, uma blitz educativa no Mercado Público, a partir das 14h30. A ação faz parte do Dezembro Verde, que visa conscientizar a população quanto ao combate aos maus-tratos e ao abandono de animais. Serão distribuídos folders sobre o tema. O abandono de animais é crime, além de ser um ato cruel. A campanha também pretende dar maior visibilidade ao tema e contribuir para reduzir os indicadores relativos à prática.

CASTRAÇÃO - A prefeitura, por meio do Gabinete da Causa Animal, segue realizando cadastro para castração de cães (machos e fêmeas) nos bairros Teresópolis e Cascata, zona Leste de Porto Alegre. O serviço é gratuito e prossegue até sexta-feira, 9, a partir das 9h30. Interessados devem comparecer munidos de comprovante de residência na EMEF Gabriel Obino (rua Eng. Ludolfo Bohel, 1402, bairro Teresópolis). A castração previne muitas doenças e aumenta a expectativa de vida dos animais.

CORRUPÇÃO - O seminário “Compliance e Combate à Corrupção” ocorre nesta quinta-feira, 8, das 13h30 às 17h30, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Iniciativa da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), por meio da Coordenadoria de Compliance e Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre (CGM), a ação tem como público-alvo servidores públicos e sociedade civil. As inscrições para o evento podem ser realizadas neste link.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Montepio (Alto Petrópolis) nesta quinta-feira, 8, a partir das 8h. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

IPTU DIGITAL - Além de contar com um desconto fixo de 5% para pagamento em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 também oferece descontos adicionais de 3% para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas que estiverem em dia com o fisco municipal e de mais até 3% para as pessoas físicas que solicitaram a inclusão do seu CPF em notas fiscais de serviço na Capital. O IPTU agora é 100% digital, com as guias sendo disponibilizadas no site prefeitura.poa.br/iptu e não mais enviadas pelos Correios. As guias também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site. Outra novidade é que a data de pagamento com desconto passou para 8 de fevereiro, dando mais prazo para os contribuintes aproveitarem o abatimento. As guias do IPTU 2023 estarão disponíveis no site a partir de 2 de janeiro.

NATAL DOS ENCANTOS - A Prefeitura de Porto Alegre promove a programação do Natal dos Encantos 2022, com 40 atrações gratuitas espalhadas pela Capital até 25 de dezembro. Neste ano, são parceiros da prefeitura na programação natalina 27 empresas e entidades de diversos setores. Acesse aqui a agenda completa.

CAMPANHA DO BRINQUEDO - Porto Alegre está com uma campanha de doação de brinquedos para atender crianças de comunidades carentes neste Natal. Os pontos de coleta são os seguintes: Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157 – Centro Histórico), Trensurb (prédio administrativo: avenida Ernesto Neugebauer, 1985 - Humaitá /
Estação Mercado: Centro Histórico), Rede Zaffari (Zaffari Otto: avenida Otto Niemeyer, 601 - Tristeza / Zaffari Hípica: avenida Juca Batista, 4255 - Hípica /Zaffari Centerlar: avenida Sertório, 8000 - Sarandi / Zaffari Fernando Machado: rua Cel. Fernando Machado, 860 - Centro Histórico / Bourbon Ipiranga: avenida Ipiranga, 5200 - Jardim Botânico), Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta) e Palácio do Comércio - Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde do Cairu, 17 – Centro Histórico).

POLIOMIELITE - Porto Alegre mantém a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A vacina seguirá disponível em todas as unidades de saúde para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. Confira os locais

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes