Previsão de pautas: sábado, 14, e domingo, 15 de maio

14/05/2022 08:24

VACINAÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado, 14, em três locais: unidades de saúde Primeiro de Maio e Vila Safira, para crianças, e Shopping João Pessoa, para adultos. O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. No domingo, 15, não haverá vacinação. Saiba mais

TRANSPORTE COLETIVO - A prefeitura amplia a partir deste sábado, 14, a oferta do transporte coletivo à noite e aos finais de semana. Também reativa quatro linhas, sendo três alimentadoras, além do serviço da madrugada aos sábados e domingos. A segunda etapa do Programa de Reestruturação do Transporte: o Mais Transporte terá um incremento de 425 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi). Saiba mais

TABAGISMO - Orientações de saúde e de tratamento ao tabagismo integram a ação social Trilha da Saúde, que será realizada neste domingo, 15, no Parque Farroupilha (Redenção). A programação ocorre das 9h às 17h, em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Fumo, lembrado em 31 de maio. O público que circular pelo parque terá à disposição testes de perfil lipídico, com dosagem de colesterol e triglicerídeos, além de aferição de pressão arterial, escore de risco cardiovascular, exames de espirometria, orientações com médicos pneumologistas e farmacêuticos e prática de yoga. Profissionais da SMS estarão no local para divulgar o acesso à avaliação e tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), relacionando o fumo como fator de risco para o câncer de boca.

FUTEBOL  - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Corinthians, que acontece neste sábado, 14, às 19h, no Estádio Beira-Rio, válida pelo Campeonato Brasileiro. A abertura dos portões está marcada para as 17h. Para o traslado dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotações começam a circular a partir das 17h. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pelo corredor da av. Padre Cacique. Para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio, a partir das 16h, a área de lazer da av. Edvaldo Pereira Paiva, junto ao trecho 3 da Orla do Guaíba, se necessário, poderá ser liberada para o fluxo de veículos, no sentido Centro/Zona Sul. Ao final do jogo, haverá inversão de sentido na av. Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

TRENZINHO - O famoso trenzinho do Parque Farroupilha (Redenção) volta a funcionar neste sábado, 14. O retorno da atividade está previsto para as 9h, se não chover, e se soma às outras atrações que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) vem trabalhando para devolver ao parque.

FESTIVAL ESPORTIVO - O 28º Festival Olímpico e Paralímpico, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj), ocorre neste sábado, 14, no Parque Alim Pedro, na avenida dos Industriários, s/nº, Vila do IAPI. Na programação, atletismo, vôlei, futebol, basquete, bocha argentina e atividades recreativas para as crianças, com cama elástica e piscina de bolinhas.

LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará mutirão de limpeza neste domingo, 15, na estrada Jacques da Rosa, bairro Lageado. O local é alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe de 14 garis e cinco fiscais, com o auxílio de seis caçambas, um coletor e uma máquina retroescavadeira, fará a limpeza do espaço.

EXPOSIÇÕES - A Coordenação de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura inaugura neste sábado, 14, das 11h às  14h, duas novas exposições na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal - Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). A programação dá prosseguimento à série de comemorações alusivas aos 250 anos de Porto Alegre. A mostra Francis Pelichek – Um boêmio moderno em Porto Alegre assinala o centenário da chegada em Porto Alegre do artista tcheco que teve destacada atuação e influência como professor no Instituto de Belas Artes, além de uma produção como ilustrador na imprensa local. Portoalegrismo: a soma de todos os bairrismos é uma exposição composta por 12 peças elaboradas por tapeceiras que trazem um olhar singular sobre a Capital, focado na ideia de pertencimento. As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

BRECHOCÃO - O Brechocão extra do mês de maio será neste domingo, 15, no Parque Farroupilha, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna, das 9h às 15h. A tradicional feira pet é promovida pelo Gabinete da Causa Animal e comercializa objetos de decoração, roupas, sapatos e artigos pet usados. Os recursos arrecadados pelos protetores de animais cadastrados pela prefeitura são destinados aos gastos com alimentação, albergagem e atendimento clínico-veterinário.

DANÇA - O quanto a dança pode transformar a realidade de jovens e famílias nas comunidades da periferia? Essa é uma das questões que serão abordadas no evento Arte e Educação transformando realidades: experiências de dança no município de Porto Alegre, que ocorre neste sábado, 14, a partir das 9h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085- Centro Histórico). A programação inclui a exibição do documentário O que a dança te faz sentir, da premiada diretora Thaís Fernandes. O documentário relata as experiências do projeto das Escolas Preparatórias de Dança de Porto Alegre, criado em 2014 em parceria inédita entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal de Educação. Com cenas das aulas desenvolvidas e depoimentos de alunos e alunas professoras e familiares, faz um painel do quanto a dança transformou essas realidades. 

ANIMAIS COMUNITÁRIOS - O Gabinete da Causa Animal recebe até esta segunda-feira, 16, sugestões e considerações da sociedade civil para regulamentação dos animais comunitários no município. O material enviado irá contribuir com um estudo da prefeitura sobre o assunto. São considerados animais comunitários aqueles que estabelecem com a comunidade em que vivem laços de dependência e manutenção e que não possuam um responsável único e definido. Cães e gatos comunitários poderão, a partir da regulamentação, ser mantidos no local em que se encontram sob a responsabilidade de um tutor. As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail gp.causaanimal@portoalegre.rs.gov.br.

SOCIAL CLUBE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com vagas abertas para prática de esporte em diversas modalidades. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre seis e 17 anos, e bolsista (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. São oferecidas às modalidades de atletismo, judô, ginástica rítmica, ginástica artística, hipismo, voleibol, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo, basquetebol, natação, esgrima, equitação, remo, entre outras. Mais informações pelos fones (51) 3289-4854 e (51) 3289-4852.

DMAE - Os consumidores inadimplentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) têm uma oportunidade única para parcelamento de débitos com desconto de até 99% sobre a correção monetária, juros e multas. O Programa Refis 2022 oferece a possibilidade de regularizar a situação em até 120 vezes e evitar a suspensão do abastecimento. O atendimento para negociação está disponível por meio de agendamento no link, pelo telefone 156, opção 2, WhatsApp (51) 9332-8170 ou nos postos de atendimento presencial.

FUMPROARTE - A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui

DOAÇÕES PARA O ESPORTE - A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) lança a campanha Doar pode ser o melhor esporte. A iniciativa busca contribuir na formação de atletas. Podem ser doados tênis, calções, camisas, abrigos, entre outros artigos de esporte em bom estado até o dia 29 de julho. Serão beneficiadas crianças dos 18 centros esportivos da Capital. As doações serão recebidas na sede da Smelj (rua dos Andradas, 680, 5⁰ andar), de segunda a sexta-feira, das 8h30  às 18h. Mais informações pelo fone (51) 3289.4850.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes