Previsão de pautas: sábado, 1º, e domingo, 2 de outubro

30/09/2022 16:05

ELEIÇÕES - A prefeitura mobiliza serviços de transporte, limpeza e segurança neste domingo, 2, primeiro turno das eleições. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) amplia a oferta de ônibus em 40% em relação à tabela de domingo. A eleição terá passe livre na Capital, com as catracas liberadas. Além da autuação rotineira, os agentes da Guarda Municipal estarão mobilizados para auxiliar os agentes de trânsito. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana, DMLU, estará nas ruas com 361 trabalhadores entre garis, motoristas e fiscais com o auxílio de 27 caminhões que farão a limpeza e varrição em todas as seções eleitorais das 17h às 23h.

MÊS DO IDOSO -  Neste sábado, 1º de outubro, quando se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vai realizar a solenidade de abertura das comemorações do Outubro Prata, em parceria com o Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e o Conselho Municipal do Idoso (Comui). A cerimônia começa às 14h30, no Plenário Ana Terra (av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico) e é aberta ao público.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Santos, que ocorre neste sábado 1º, às 15h, no Estádio Beira-Rio. A abertura dos portões está marcada para as 13h. Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 13h. Ao final do jogo haverá inversão de sentido na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

JOGOS DA TERCEIRA IDADE - Neste sábado, 1º, ocorre a 19ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade de Porto Alegre. As atividades começarão a partir das 9h, nas quadras do Parque Poliesportivo da Pucrs (avenida Ipiranga, 6690), com entrada franca. A iniciativa integra as comemorações do Outubro Cinza. A competição é promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e contará com 32 equipes (cerca de 380 atletas) que competirão nas modalidades de câmbio (vôlei adaptado para terceira idade), basquete reloginho e jogos de tabuleiro. O dia 1º de outubro é celebrado como o Dia Internacional da Terceira Idade e Nacional do Idoso.

MÚSICA - A série Concertos Capitólio recebe neste sábado, 1º, às 11h, a apresentação de obras do compositor Arthur Barbosa, que serão tocadas pelo quinteto Armonial Ensemble (violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo). Arthur nasceu em 1965, em Fortaleza, é violinista da Ospa desde 1998 e regente da Ospa Jovem desde 2014, além de manter uma carreira como compositor. Suas obras têm sido estreadas e executadas no Brasil e em vários outros países. O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) no Centro Histórico.

CINEMA - A próxima edição da Sessão Vagalume irá exibir a produção da Disney A Princesa e o Sapo. As sessões na versão dublada serão realizadas neste fim de semana, 1º e 2 de outubro, às 15h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). Antes, a partir das 14h30, o público poderá conhecer os bastidores do prédio histórico erguido em 1928, incluindo a área do acervo e a sala de projeção nas visitas guiadas. Os ingressos populares custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada).

PLANO DIRETOR - A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano. Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados. Para responder o questionário é necessário acessar o link.

PRÊMIO INOVAÇÃO - A prefeitura está com inscrições abertas até 31 de outubro para o Prêmio Inovação Porto Alegre 2022. No ano em que a Capital completa 250 anos, a premiação tem como objetivo reconhecer pessoas e instituições - públicas e privadas - que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. Também busca destacar ações que promovam avanços na agenda de inovação e melhorias na articulação do ecossistema da cidade. .As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do formulário on-line. As premiações serão entregues no mês de dezembro, em Porto Alegre.

 

Gilmar Martins