Comunicação Social

Previsão de pautas: sábado, 2, e domingo, 3 de fevereiro

02/02/2019 07:20

PASSE LIVRE - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que neste sábado, 2, feriado de Nossa Senhora de Navegantes, a frota de ônibus da Capital circula com passe livre. A EPTC também fará o monitoramento com bloqueios e desvios de trânsito momentâneos, inclusive das linhas de transporte urbano e metropolitano. A tradicional procissão sairá entre 7h e 8h da Igreja do Rosário. A organização prevê público de 100 mil pessoas. Informações serão atualizadas pelo twitter @EPTC_POA.   

 

NAVEGANTES - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) preparou as ruas do entorno da igreja Navegantes para a 144ª Festa de Nossa Sra. dos Navegantes que ocorre neste sábado, 2 de fevereiro. O serviço de capina, limpeza e roçada foram realizados na praça Navegantes e nas avenidas Sertório, Presidente Franklin Roosevelt, Farrapos e ruas Conceição e Voluntários da Pátria. A Festa dos Navegantes é a maior manifestação cultural e religiosa da Região Sul do Brasil em devoção à Nossa Senhora dos Navegantes. Celebrada anualmente desde 1875, no dia 2 de fevereiro, em Porto Alegre, reúne mais de 300 mil pessoas em todos os cultos e procissões. Neste sábado acontece a missa no Santuário do Rosário (rua Vigário José Inácio, 402 - Centro Histórico), às 7h. Após, procissão de retorno da imagem ao Santuário dos Navegantes, com chegada prevista para as 10h30.


HANDEBOL DE AREIA - O Parque Marinha do Brasil (avenida Borges de Medeiros, s/nº, Praia de Belas) recebe neste sábado, 2, e domingo, 3, das 8h às 17h, o tricampeão mundial de Handebol, Marcio Magliano. Ele vai ministrar uma capacitação de Handebol de areia Handbeach, esporte que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Os atletas participantes serão indicados por equipes do Estado, com um investimento de R$ 35. No sábado, a atividade será para o naipe masculino e no domingo, ocorrerá para o feminino. A capacitação é para professores de educação física, treinadores, atletas dos dois naipes (masculino e feminino) e também estará aberta ao público que tiver interesse em acompanhar as atividades. O atual técnico da seleção brasileira de Handebol de Areia terá como foco o desenvolvimento e a qualificação dos aspectos técnicos, táticos e físicos que a modalidade exige. O evento, é uma realização do BUD’S Handbeach com parceria da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.
 


VÔLEI DE PRAIA - Neste sábado, 2, será realizada a terceira etapa do Circuito Porto Alegre de Vôlei de Praia. A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Sesc-RS. Os jogos ocorrem, a partir das 14h30, nas canchas de areia do Parque Marinha do Brasil. As duplas interessadas em competir devem realizar a inscrição sempre no dia dos jogos, entre 13h30 e 14h, com a presença de pelo menos um representante. O limite de inscrições é de 40 duplas por etapa, sendo garantidas por ordem de inscrição. 
 


CARNAVAL DE RUA - O Carnaval de Rua de Porto Alegre terá 26 blocos habilitados a desfilar neste ano. O  Diário Oficial (Dopa) publicou a relação das entidades carnavalescas. Os recursos referentes à habilitação dos blocos poderão ser interpostos no prazo de dois dias úteis contados do dia subsequente à publicação deste aviso. A petição deverá ser dirigida à Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda na rua Siqueira Campos, nº 1.300, 3º andar, Centro Histórico. A programação do Carnaval de Rua 2019 começa no dia 16 de fevereiro e segue até o dia 24 de março, todos os desfiles devem acontecer entre 8h e 21h. O calendário a ser divulgado posteriormente pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), inclui também os circuitos centralizados e os eventos do carnaval do circuito comunitário-descentralizado.

 

ÁREA AZUL - Após implantação no Centro Histórico e, mais recentemente, no Menino Deus, a Prefeitura de Porto Alegre, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que entrou em funcionamento o novo sistema de estacionamento rotativo no bairro Azenha. Ao todo são 170 vagas e sete novos terminais de mobilidade, com possibilidades de receber pagamentos por cartão de crédito, débito e aplicativo, além das tradicionais moedas. Na quinta-feira, 31, foi a vez do Fórum Central (rua Márcio L. Veras Vidor, 10 - Praia de Belas, Porto Alegre), com implantação de sete terminais, para 195 vagas. Com a entrega das duas novas áreas azuis, já são 2.310 vagas e 109 novos terminais de mobilidade disponíveis para os usuários na cidade.

 

BAIRRO BOM JESUS - A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) começou as obras de pavimentação na rua São Benedito, bairro Bom Jesus, zona Leste. A via terá bloqueio total de trânsito no trecho entre a av. Jordão e a rua Luiz Carlos Correa, em uma extensão de 420 metros. A estimativa da secretaria é que as obras sejam concluídas em 30 dias. Devido às obras, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que acontece desvio de trânsito na área, de acordo com sinalização local. O transporte coletivo segue nas seguintes rotas: T1/T1D (NS) - São Benedito, Jordão, São Lucas, Abílio Azambuja e retorno para a rua São Benedito;  Linha 470 Bom Jesus (CB) – São Lucas até Abílio Azambuja. Agentes de fiscalização de trânsito e transporte monitoram a circulação na região. 
 


LIVRO E LEITURA - A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre prazo de cadastramento de associações, entidades de classe e pessoas físicas, que tenham atividade cultural ligada ao livro e à leitura em Porto Alegre. Esse cadastramento tem como objetivo a indicação de componentes do Conselho Municipal do Livro e da Leitura para o biênio 2018/2020. O cadastramento será realizado a partir desta quarta-feira, 30, até 15 de março. As entidades interessadas no cadastramento ou na renovação do cadastro deverão entregar documentação no Protocolo Central da Prefeitura de Porto Alegre, na rua Sete de Setembro, 1123, no horário de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações: 3289.8050 e 3289-8052 e e-mail: cmllpoa@gmail.com.

 
TRÂNSITO - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que haverá bloqueio de trânsito pelo período de 40 dias no cruzamento da rua Dona Malvina com a rua Cruzeiro do Sul (av. Tronco), a contar de 29 de janeiro, para continuidade das obras de duplicação da av. Tronco. Na área das obras serão implantadas duas novas sinaleiras nos seguintes cruzamentos: Dona Otília x Orfanatrófio e Dona Otília x Cruzeiro do Sul. A EPTC comunica, também, que os veículos com circulação pela rua Dona Malvina poderão utilizar as seguintes rotas alternativas para transpor a rua Cruzeiro do Sul, auxiliados pelas novas sinaleiras.
 
 
NILO PEÇANHA - Em razão das obras de requalificação funcional do asfalto da avenida Nilo Peçanha, iniciadas em 21 de janeiro, serviço executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), trecho entre a rua Carazinho e avenida Carlos Gomes, nos dois sentidos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforça a necessidade de continuidade de bloqueios, em meia pista, resultando em trânsito lento durante quatro semanas, tempo previsto para execução do serviço. Como rotas alternativas de deslocamento naquela região, a EPTC sugere aos condutores opções pela Protásio Alves ou Plínio Brasil Milano e 24 de Outubro.  
 
 
IDOSOS - Já está valendo a nova regra para a isenção de pagamento da tarifa de transporte coletivo do município para idosos. Após aprovação na Câmara de Vereadores, no final do ano passado, a prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre a Lei nº 12.503, revogando a Lei nº 5.624, que estabelecia a isenção de pagamento para as pessoas com idade entre 60 e 64 anos, estabelecendo regra de transição para as pessoas que já possuem o benefício. Os usuários que já possuem o Cartão TRI para idosos na data da publicação desta lei permanecerão com o direito à isenção tarifária, desde que efetuem o recadastramento na EPTC e comprovem, anualmente, residência na Capital, além de renda mensal não superior a três salários mínimos regionais. Os idosos com 65 anos têm isenção da tarifa.

 
PRÉ-ESCOLA - Está aberto o novo período de cadastramento para busca de vagas de pré-escola (4 até 5 anos e 11 meses), para alunos que não participaram do processo de inscrição em outubro e novembro do ano passado. O cadastramento será feito na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed), na rua dos Andradas, 680, no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. O cadastramento segue aberto até 15 de fevereiro.O atendimento será feito no setor de Atendimento ao Público da Smed, no andar térreo, mediante a apresentação da certidão de nascimento original da criança. A partir de 11 de fevereiro, estará aberta a busca de vagas para berçários e maternais para crianças de até 3 anos e 11 meses que não foram chamadas ou que perderam o processo de inscrição. A busca de vagas deverá ser feita diretamente nas escolas ou no setor de Atendimento ao Público da Smed, também mediante apresentação da certidão de nascimento original. No ano letivo de 2019, as aulas da educação infantil começam em 18 de fevereiro.

 
FILMES B - A Cinematerca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1085 ) apresenta de 31 de janeiro a 10 de fevereiro a 8ª Edição da Mostra A vingança dos filmes B. A produção e a curadoria é de Cristian Verardi. Os ingressos terão preço único no valor de R$5.  A programação completa está no site da Cinemateca. O diretor cearense Guto Parente é um dos convidados especiais da mostra, que apresenta uma retrospectiva de sua obra. O filme de abertura será O Clube dos Canibais, seu mais recente trabalho, que teve estreia em 2018 no importante Festival de Rotterdam.
 
 
FAZENDA - A Secretaria Municipal da Fazenda informa que os serviços prestados pelos auditores-fiscais, especialmente esclarecimento de dúvidas sobre a correta aplicação da legislação municipal do ISS, serão realizados mediante agendamento e em novo endereço. Para agendar, é necessário entrar em contato com a Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) neste e-mail  ou telefone 156 (para chamadas locais) e 51 3289-0156 (para chamadas de outras cidades), das 9h às 17h. A Loja de Atendimento vai analisar a demanda e, quando necessário, efetuar o agendamento para o Plantão Fiscal do ISS. Os atendimentos serão realizados em dias úteis, no horário das 13h30 às 17h, na rua Uruguai, 277, 8º andar. 
 
PARQUE DA HARMONIA - O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), localizado na avenida Loureiro da Silva, começa a receber estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica com o objetivo de transformar o local em um centro permanente da cultura gauchesca em Porto Alegre. Foi lançado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para revitalização, manutenção, operação, administração, conservação, implantação, reforma e melhoramento da área em aproximadamente 17,5 hectares. Os interessados em apresentar estudos têm 20 dias, a contar de 14 de janeiro, para manifestar interesse e mais 60 para desenvolver projetos que visem transformar a área em um novo destino turístico, com geração de emprego e renda, estimulando os aspectos sociais e econômicos, além de possibilitar atrativos que gerem a frequência do parque ao longo de todo o ano. O PMI do Parque da Harmonia foi publicado no Diário Oficial.

 
AUDIOVISUAL - Estão abertas as inscrições para o 7º Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa). Considerado o maior evento voltado ao roteiro de cinema e TV da América Latina, o festival acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras. Tradicionalmente,o festival promove rodadas de negócio, mesas de debate, workshops, master class, estudos de caso e pitchings, além de um concurso de roteiro de longa, piloto de TV e de uma mostra competitiva de curtas-metragens. Realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, tem direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller. Inscrições, valores e maiores informações estão no site do Frapa. Preços promocionais até o dia 15 de março. Vagas limitadas.


 

AVENIDA IPIRANGA - Entrou em operação a faixa preferencial para o deslocamento de ônibus na avenida Ipiranga, no trecho de 900 metros, sentido Centro / bairro, entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho. A medida faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que identificou os principais gargalos do trânsito da Capital. Nesses locais, foram desenvolvidos estudos para melhorar a mobilidade, sendo o da avenida Ipiranga o primeiro a ser concluído e, agora, implementado. A redução prevista no tempo do deslocamento dos ônibus no trecho será de 70%.No trecho, que recebeu demarcação com uma sinalização azul contínua, será preferencial a circulação de ônibus das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, incluindo o trânsito dos lotações. A circulação dos demais veículos somente será permitida para acessos e conversões ou fora do horário regulamentado.

 
EDUCAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação (Smed) iniciou uma intervenção de 30 dias na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Grande Oriente, no bairro Rubem Berta, a contar de 14 de janeiro. O objetivo é a garantia da execução do calendário escolar de 2018, conforme publicado no Diário Oficial (Dopa) e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê 800 horas e 200 dias letivos. A medida foi tomada após visita técnica que identificou irregularidades e adulteração de documentos públicos que ameaçam a conclusão do ano letivo para os 1.161 alunos da escola.


PISCINAS - Estão abertas as cinco piscinas municipais: Cecoflor (Centro de Comunidade Vila Floresta) - rua Irene Caponi Santiago, 290, bairro Vila Floresta; Cecopam (Centro de Comunidade Parque Madepinho) - rua Arroio Grande, 50, Cavalhada);  Ceprima (Centro de Comunidade Primeiro de Maio) - rua Comoati, 64, bairro Santa Maria Goretti; Cevi (Centro Comunitário Vila Ingá) - rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras; e Restinga - Cecores (Centro de Comunidade Restinga), na rua Economista Nilo Wulff, 50. O horário de funcionamento das piscinas é de terça a domingo, das 9h às 11h30 para natação e hidroginástica, com inscrição prévia, e das 14h30 às 17h30 para banhos livres. Para acesso as piscinas é necessária a confecção das carteirinhas de acesso com apresentação de uma foto 3x4 e carteira de identidade. Menores de 14 anos devem estar acompanhados pelos pais. 


IPTU - Estão disponíveis, no site da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), as guias para pagamento à vista em uma parcela, sem desconto, do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2019.  Para acessá-las basta informar a inscrição do imóvel. Já as guias com parcelamento em até dez vezes, sem desconto, serão enviadas às residências dos contribuintes a partir de 19 de fevereiro. O pagamento com desconto de 10% foi aproveitado por 47,7% dos contribuintes, até o dia 3 de janeiro. A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) contabilizou o ingresso de R$ 383,6 milhões, representando um acréscimo de 7,26% ao apurado no mesmo período de 2018 (R$ 357,6 milhões).
 

FUMPROARTE - Até 7 de março, a Secretaria Municipal da Cultura recebe propostas de projetos artísticos para investimento de recursos do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Podem concorrer propostas de associações sem fins lucrativos e de natureza artística, com domicílio ou sede em Porto Alegre há, no mínimo, dois anos. Podem ser incluídas despesas com participação em seminários, cursos de qualificação, iniciativas de treinamento, cachês artísticos, despesas administrativas, locação de espaços e de equipamentos e demais custos da realização do projeto. Os projetos contemplados receberão um valor total de R$ 10 mil. Outras informações e demais esclarecimentos sobre o edital podem ser obtidos junto à Gerência do Fumproarte, pelos telefones 51 32898171 e 51 32898170, ou e-mail fumproarte@smc.prefpoa.com.br.

 
ALUGUEL SOLIDÁRIO - Começou a circular em Porto Alegre o ônibus da campanha “Aluguel Solidário - A Vida de Casa Nova”. O veículo da Carris foi envelopado com informações sobre a campanha que pretende diminuir o preconceito e melhorar a oferta de imóveis para o Plano Municipal de Superação da Situação de Rua. O veículo vai realizar um rodízio por diferentes linhas da empresa, com o objetivo de dar mais visibilidade à iniciativa. A ação idealizada pelo Clube de Criação RS e Associação Riograndense de Propaganda (ARP) foi viabilizada por meio de parceria, sem qualquer custo para a Companhia ou para a Prefeitura de Porto Alegre. Também já estão circulando 20 veículos com busdoor (peças publicitárias instaladas na traseira do veículo). Nos próximos dias, mais veículos ganharão a adesivagem traseira.

 
ESPORTE VERÃO - Até 1º de março, a edição de 2019 do Projeto Esporte Verão da Prefeitura de Porto Alegre  oferece  atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, de forma gratuita, em diferentes parques, centros esportivos e piscinas comunitárias. A programação inclui aulas de ginástica, yoga, futsal, caminhada orientada e musculação, ofertadas durante a semana no Parque Ararigbóia (rua Saicã, 6, bairro Jardim Botânico). Também durante a semana, no Ginásio Tesourinha (avenida Erico Verissimo, s/n, bairro Menino Deus), é possível praticar modalidades como vôlei, basquete, tai chi, ginástica chinesa, judô, musculação, alongamento, câmbio e dança. Nas cinco piscinas comunitárias do município, serão ofertadas atividades como natação, hidroginástica, funcional aquático e oficinas de saúde, divididas por faixa etária. Nos fins de semana, a Orla Moacyr Scliar e o Parque Marinha do Brasil recebem diversas atividades e eventos esportivos. Saiba mais.


AEDES - As características do verão, com calor e chuvas, somadas ao hábito de milhares de famílias de viajar neste período do ano, em especial janeiro e fevereiro, constituem motivos de preocupação para a proliferação de insetos como o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya e potencial transmissor do ciclo urbano da febre amarela. Para diminuir o risco de transmissão dos vírus dessas doenças, é essencial que os moradores de Porto Alegre adotem medidas preventivas para evitar o desenvolvimento do mosquito. Além disso, é essencial que os viajantes para locais com transmissão viral adotem medidas preventivas individuais, como uso de repelentes corporais e elétricos, e, em caso de observação de sintomas compatíveis com as doenças, procurem atendimento médico e informem histórico de viagem a local com transmissão viral. Saiba mais.

 

ÔNIBUS - Até 6 de março, estará em funcionamento a Tabela de Verão no sistema de ônibus da Capital. A redução de viagens nesta época de férias será de apenas 7%, bem menor do que a diminuição de passageiros no sistema de transporte coletivo, que chega a 14%. Não haverá redução de horários em algumas linhas mais carregadas. Os primeiros e últimos horários de todas as linhas de ônibus não sofrerão qualquer tipo de alteração. Veja horários e itinerários do transporte coletivo no site da EPTC.

 

ESCOLA DO TRABALHADOR - O Sine Municipal disponibiliza, em 2019, uma sala para cursos do projeto Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. A estrutura física, com equipamentos de informática e mobiliário, foi montada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sem custos para a prefeitura. O Sine cederá profissionais para monitoria, acompanhamento, organização e execução do projeto. A sala fica na sede da unidade da esquina da avenida Sepúlveda com a Mauá. Os alunos poderão usar o espaço das 8h às 17h.

 

POA.HUB - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do poa.hub, órgão vinculado à Coordenação de Inovação (CI), está disponibilizando no site oficial vagas para quem quer trabalhar em startups, empresas novas, com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. A iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre já apoiou mais de cem projetos empreendedores desde a sua criação, em abril de 2017.Localizado na avenida Azenha, 295, bairro de mesmo nome, o espaço poa.hub faz parte do Sistema de Inovação e Empreendedorismo implementado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Para a inscrição de projetos, é necessário preencher o formulário clicando aqui

 
ME ADOTA - Os animais albergados chegam à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) da prefeitura vítimas de maus tratos, alguns abandonados pelos próprios tutores que os deixaram para tratamento. Antes de serem liberados para adoção, são vacinados, desverminados, castrados e microchipados. A Smams ainda assegura atendimento gratuito vitalício. Aqueles mais idosos, ou com deficiências físicas, além das consultas clínicas e vacinas anuais, terão direito à cirurgia caso necessário. Quem quiser adotar pode dirigir-se  à Usav, na Estrada Bérico José Bernardes, 3489, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. A Smams disponibiliza um álbum com fotos e dados dos animais disponíveis na página dos Direitos Animais no Facebook.

 
SERVIÇOS - Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média três minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano. 

 

OP DIGITAL - A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

 

BANCO DE LEITE - O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.


 
ALUGUEL SOLIDÁRIO - Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.  

 
ATELIER LIVRE - O Atelier Livre Xico Stockinger, equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, vinculado à Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura, informa o cronograma de inscrições e entrevistas para cursos no primeiro semestre de 2019. Serão oferecidas mais de 30 turmas de cursos ministrados pelos docentes da própria instituição e pelos proponentes de projetos selecionados no primeiro edital desta natureza, promovido pela Coordenação de Artes Plásticas/Atelier Livre. As inscrições, rematrículas e matrículas para 2019 devem ser feitas através deste formulário on-line

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes